Buscar

apol 1 analise de vantagem competitiva e estratégia, core competence e mudança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

120:15:20
Questão 1/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
De acordo com o modelo das Cinco Forças de Porter, podemos dizer, corretamente, que a estratégia de enfoque é utilizada quando:
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	as empresas planejam usar suas competências essenciais para atender às necessidades de um determinado segmento ou nicho da indústria, em detrimento de outros;
	
	B
	as empresas planejam atender a maior gama de mercados possível;
	
	C
	as empresas perderam uma fatia considerável de mercado e pretende explorar mercados novos;
	
	D
	as empresas decidem investir e novos produtos e novos mercados;
	
	E
	todas as alternativas estão erradas.
Questão 2/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Segundo o modelo de Porter, temos cinco forças atuando em uma indústria. São elas: 
I. ameaça de produtos substitutos;
II. novos entrantes;
III. poder de negociação dos clientes;
IV. poder de negociação dos fornecedores;
V. rivalidade entre empresas existentes.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas I, II e III estão corretas;
	
	B
	Apenas II, III e IV estão corretas;
	
	C
	Apenas III, IV e V estão corretas.
	
	D
	Apenas IV, V e I estão corretas;
	
	E
	Todas as alternativas estão corretas.
Questão 3/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Sobre a estratégia de liderança e custos, podemos afirmar corretamente que:
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	A colocação em prática da estratégia de baixo custo pode exigir investimento pesado de capital em equipamento atualizado, fixação de preço agressiva e prejuízos iniciais para consolidar a parcela de mercado.
	
	B
	Basta haver uma estrutura de preços baixos para que a empresa se posicione bem em uma indústria, seja ela de que segmento for, pois clientes e consumidores valorizam custos acima de tudo.
	
	C
	Consumidores valorizam custos iniciais, mas tendem a se adequar às exigências de qualidade no decorre do relacionamento com as empresas. Assim, a estratégia de custos nunca deveria ser adotada em um segmento competitivo.
	
	D
	Da estratégia de baixo custo não se pode esperar uma estratégia seguinte de expansão, pois sempre haverá poder de barganha dos clientes;
	
	E
	Em todas as estratégias que envolvem baixos custos o poder de barganha dos clientes é decisivo para a não entrada de empresas concorrentes.
Questão 4/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Baseado nos estudos realizados, e reportando-se aos fundamentos pertinente aos valores organizacionais escolha, leia as asserções abaixo indicadas e, em seguida, indique dentre as alternativas apresentadas a única correta:
Asserção A-) Os valores organizacionais constituem de um conjunto de crenças e atitudes que imprimem à organização uma personalidade e determinam um padrão de comportamento a ser adotado em todos os níveis de suas operações, sejam elas no âmbito administrativo, ou operacional, ou financeiro, ou de suas relações com seus diversos stakeholders)
Asserção B-)  Negócios mais sustentáveis normalmente estão ancorados em valores como honestidade, transparência, qualidade, valorização das pessoas e da sua qualidade de vida, espírito de equipe, política do ganha-ganha, respeito ao cliente e responsabilidade social e ambiental.
Asserção C-) Os princípios de conduta pessoal dos colaboradores, sejam eles da alta administração, ou das áreas de gestão, ou das esferas operacionais, devem sempre ser executadas preferencialmente em detrimento aos princípios organizacionais; assim se evitarão os erros cometidos individualmente e o estabelecimento da “miopia” organizacional.
	
	A
	a asserção A é a única correta
	
	B
	a asserção B é a única correta
	
	C
	a asserção C é a única correta
	
	D
	as asserções A e B são as únicas corretas
	
	E
	a asserções B e C são as únicas corretas
Questão 5/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Baseado no material disponível na Rota de Aprendizagem e no livro, e reportando-se aos fundamentos da análise de Swot, escolha, dentre as alternativas a seguir apresentadas, a única alternativa correta.
	
	A
	A análise do ambiente interno é composta pelo monitoramento de forças macro ambientais (exemplos são o cenário econômico-demográfico, o contexto sociocultural e as modificações tecnológicas) e de agentes econômicos importantes para a organização (como os clientes, competidores, fornecedores e distribuidores).
	
	B
	Na análise do ambiente externo, destacam-se como principais pontos fortes os recursos empresariais utilizados no seu dia a dia organizacional, tais como seus recursos tecnológicos, suas patentes, sua estrutura de colaboradores, seus recursos financeiros, seus acessos aos mercados, sua estrutura e ação administrativa, seus valores e propósitos de eficácia operacional, as competências operacionais e de produção.
	
	C
	A análise do ambiente externo é composta pelo monitoramento de forças macro ambientais (exemplos são o cenário econômico-demográfico, o contexto sociocultural e as modificações tecnológicas) e de agentes econômicos importantes para a organização (como os clientes, competidores, fornecedores e distribuidores).
	
	D
	A matriz SWOT que sua principal contribuição e conceito advém da ideia que a empresa deve ter um quadro equilibrado de negócios, de forma que se possa identificar os produtos que tem capacidade maior para gerar rentabilidade e desta forma contribuindo para dar melhor suporte aos negócios realizados com produtos que precisam de caixa para poder se desenvolver e outrora tornarem-se lucrativos.
	
	E
	A matriz SWOT trabalha com aspectos relacionados as forças da competição e concorrência empresarial, aos aspectos do poder de negociação de compradores e de fornecedores e, também em relação a ameaça de novos entrantes e do poder de ação dos produtos substitutos.

Outros materiais