Apol 3 ADM ESTRATÉGICA E ANÁLISE ECONÔMICA
3 pág.

Apol 3 ADM ESTRATÉGICA E ANÁLISE ECONÔMICA

Disciplina:Administração Estratégica e Análise Econômica224 materiais401 seguidores
Pré-visualização1 página
Questão 1/5 - Administração Estratégica

A empresa precisa olhar para dentro de si mesma e de lá buscar vantagens competitivas, ou seja, a empresa precisa buscar conhecer e se ater ao uso dos recursos organizacionais que irão sustentar o desempenho.
 Considerando a busca de sustentação do desempenho, avalie as afirmações seguintes. 
(I) A empresa deve se concentrar nas ameaças à sustentabilidade; na construção de posicionamento; e em desenvolver capacidades.
(II) A empresa deve se concentrar nas ameaças à sustentabilidade; na construção de vantagens competitivas sustentáveis; e em desenvolver capacidades.
(III) A empresa deve se concentrar nas ameaças as estratégias; na construção de vantagens competitivas sustentáveis; e em desenvolver capacidades. 
É correto o que se afirma em:
	
	A
	Nas duas primeiras.

	
	B
	Nas duas últimas.

	
	C
	Nas de números par.

	
	D
	Nas de número ímpar.

	
	E
	Todas são corretas.

Questão 2/5 - Análise Econômica
A análise macroeconômica e a formulação de políticas utilizam dados necessários para monitorar a economia como um todo. Os sistemas de contabilidade nacional (ou contabilidade social) avaliam os dados macroeconômicos agregados (nível de produção, emprego, renda etc.), registrando de forma sistemática as transações realizadas no país. Enquanto a teoria macroeconômica estabelece relações funcionais para valores teóricos e planejados, antecipando o que pode ocorrer (I), o sistema de contas nacionais procura medir os principais agregados, com base em valores já realizados.
 Assinale a alternativa que indica, corretamente, a expressão (I) que caracteriza as relações funcionais estabelecidas pela teoria macroeconômica.
	
	A
	Ante post

	
	B
	Post ante

	
	C
	Ex ante

	
	D
	Ex post

Questão 3/5 - Administração Estratégica
Quando se trata de estratégias genéricas, Mintzberg et al. (2006) apresentam através do estudo Michael Porter, que estas são três: liderança em custo, diferenciação e foco, onde o autor afirma que o posicionamento da empresa no seu setor irá determinar sua rentabilidade está abaixo ou acima da média da indústria.
MINTZBERG et al. O processo de estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
 Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação às estratégias genéricas:
 
( ) Na estratégia Liderança em custo não se considera grandes volumes e preço baixo. Ao contrário, ela busca atender um número menor de clientes.
( ) Na estratégia de diferenciação se procura diferenciar a oferta da empresa das ofertas dos concorrentes através da criação de um diferencial competitivo.
( )Na estratégia de foco se busca centrar as forças em um grupo específico de compradores, ou em uma determinada área geográfica, e assim, o enfoque.
( ) Na estratégia Liderança em custo, procura-se atingir o menor custo possível através da utilização de políticas e processos que orientem a empresa para suas atividades fins.
( ) Na estratégia de diferenciação se procura atender a um alvo específico com alta eficiência e, para que se atinja este objetivo, todos os processos são definidos em conformidade com este tipo de estratégia.
 Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, V, V, V, V.

	
	B
	V, F, V, V, V

	
	C
	F, V, V, V, F

	
	D
	F, F, V, V, F

	
	E
	F, F, F, F, V

Questão 4/5 - Análise Econômica

Cabe à análise macroeconômica estabelecer relações de causa e efeito, assim como estimar custos e benefícios de cada alternativa de política econômica. Entretanto, a decisão final sobre o curso de ação a ser seguido, diante de várias prioridades, é uma questão política. Analise as alternativas a seguir como possíveis objetivos da política macroeconômica.

I. Alto nível de emprego
II. Estabilidade dos preços
III. Crescimento da produção
IV. Distribuição diferenciada da renda

Assinale a alternativa que indica corretamente quais opções a seguir apresentadas são verdadeiras enquanto objetivos da política macroeconômica.
	
	A
	Apenas I e II

	
	B
	Apenas I, II e III

	
	C
	Apenas I e IV

	
	D
	Apenas II, III e IV

Questão 5/5 - Análise Econômica
As principais variáveis macroeconômicas são determinadas nos quatro principais mercados – o de bens e serviços, o de trabalho, o financeiro e o de câmbio – dependendo das forças de oferta e demanda, cujos fatores estão indicados no quadro a seguir.

Assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de mercado quatro.
	
	A
	Mercado monetário

	
	B
	Mercado cambial

	
	C
	Mercado de bens e serviços

	
	D
	Mercado de trabalho