Buscar

PROVA DISCURSIVA adm estrategica e analise

Prévia do material em texto

PROVA DISCURSIVA
Queståo 4/4 - Análise Econômica 
Os Instrumentos básicos da política monetária são oferta de moeda, taxa de juros, deposíto compulsório, operações de redesconto e operações de open market.
Fonte Rota5.pg 11 
Sobre o deposito compulsório, explique como este instrumento visa reduzir o multiplicador monetário. Além disso, cite os motivos que levam o Banco Central a reduzlr o multiplicador monetário.
depósitos compulsórios ou reservas obrigatórias: os bancos comerciais são obrigados 
a depositar no Banco Central um percentual determinado por esse sobre os depósitos à 
vista. Basta o Banco Central aumentar ou diminuir o percentual do depósito compulsório 
para influir no volume ofertado de empréstimos bancários 
Questão 3/4 - Administração Estratégica 
Organização estratégica trata da forma como a empresa deve ser estruturada para colocar em prática sua estratégia e de que modo variáveis como liderança, poder e cultura devem ser administradas para possibilltar que os funcionários da organização trabalhem juntos e com sinergia para realizar os planos estratégicos da empresa.
Partindo do texto acima. defina estrutura organizacional. 
Estrutura orgamzaclonal e a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Num enfoque amplo inclui a descrição dos aspectos fisicos (ex: instalações), humanos,financeiros,jurídicos, administrativos e econômicos.
Questão 2/4 - Administração Estratégica 
No que se retere à mentalidade estratégica, Costa (2007) coloca que conforme a extensão do tempo futuro e o espectro da abrangência a ser alcançada a 
mentalidade em relação ao futuro pode ser classificada em três níveis.
De acordo com o que estudamos, temos três níveis de mentalidade estratégica, o IMEDIATISTA, o OPERACIONAL e a ESTRATÉGICA, escolha dois deles e o explique: 
Imediatista — O profissional consegue visualizar somente o que vai acontecer no próximo mês dentro do seu setor de atuação na organização. Não tem a menor idéia do que pode acontecer a médio e longo prazo. 
Operacional — O profissional baseia-se nos fatos do cotidiano e nas demandas do que pode acontecer no prazo de 12 meses futuros. 
Estratégica — O profissional baseia-se em projetar e construir a visäo do futuro, abstraindo-se mentalmente do presente, a fim de se colocar em uma posiqäo adequada, transportando a visäo para cinco, dez ou mais anos å frente e posicionando-se em uma perspectiva global a partir do futuro desejado. 
A elasticidade preço cruzada da demanda (EPD ) é maior quezero quando os bens são substitutos porque um aumento no preço de um bem aumenta a quantidade demandada do outrobem, por exemplo, caneta vermelha e caneta azul. A EPD dos bens complementares é menor que zero porque o aumento nopreço de um bem, reduz a quantidade demanda do bem complementar como, por exemplo, o pão e a manteiga. Já aindependência dos bens significa que o aumento no preço de um não afeta a quantidade demandada do outro. A EPD é igual azero, por exemplo, o aumento do preço de portas não afeta a demanda por alimentos.
Questão 4 
De acordo com a posição que um administrador ocupa na hierarquia organizacional precisará desenvolver um qrupo de competências distintas mas todo administrador precisa ter bem desenvolvida suas competências gerenciais 
Explique o que são competências gerenciais: 
As competências gerenciais são um conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e atitudes que uma pessoa necessita para ser eficaz no campo de atividades administrativas. O desenvolvimento das competências é proveniente da Aprendizagem Organizacional, voltada para as competências humanas e organizacionais.
Questão 1 
As flutuações na produção e no emprego são recorrentes nos assuntos econômicos nos dias atuas, mas também desde a crise de 1929 quando surgiu os princípios da macroeconomia 
Fonte: TEBCHLARINI. F R Pnnciptoscmxx)nonua nucro e macro Cuntlba, Editora Intersaberes. 2012
Cite as principais diterenças entre a economia clássica do pleno emprego e a macroeconomia keynesiana na análise de equilíbrio do mercado.
 
A principal é que os Classicos (Adam Smith, David Ricardo, Malthus e Stuart Mil) acreditavam no liberalismo economico e que o estado não deveria intervir na economia pois ela se auto-ajustava, e a intervenção estatal poderia "bloquear" a mão invisivel. Também os classicos acreditavam na lei de Say, que dizia que a oferta gerava demanda, segundo essa lei o produtor não devia se preocupar com a demanda porque toda a produção seria absolvida pelo mercado, isso foi um dos fatores que levou o mundo a crise de 29. 
Já Keynes (revolução keynesiana) defendia o estado interventor, que regulava a economia, e defendia o "welfare state" ou estado de bem estar social, onde o estado era encarregado de garantir condiçoes dignas para as pessoas como saúde, educação e talz, keynes não acreditava na lei de say, e através da ideologia keynesiana que o mundo se recuperou da crise de 1929. 
eles são meio que opostos.
Questão 3/4 — Administração Estratégica 
O processo estratégico culmina, invariavelmente, em uma mudança organizacional. Nesse sentido,podemos dizer a estratégia organizacional visa provocar uma mudanqa na Organização.
Nesse contexto, explique o que e mudança organizacional. 
A mudança organizacional é entendida como uma adequação às exigências do mercado, causada pela influência do ambiente externo ou do ambiente interno. Pode ser uma mudança planejada ou não, e vai buscar sempre a satisfação do cliente, a superioridade competitiva e a geração de lucros e perduração da empresa ao longo do tempo.
Questão 
Leia o caso a seguir.
Veidt Inc. é uma fabricante de dispositivo elétricos para lampada que está considerando uma estratégia de entrada na industria de fabricação de mobilíário doméstico. Neste setor, existem atualmente 2.500 empresas de mobiliário doméstico e apenas 600 delas têm mais de 15 empregados o lucro liquido médio após impostos está entre 4 e 5%. O segmento é composto por empresas familiares, que fabricam móveis para o mercado intern, as importações estão aumentando em um ritmo bastante rápido. Grandes empresas estabelecidas também estão diversificando para a indústria de mobiliário doméstico via aquisição.Os intermediários e fornecedores desse mercado são muito fragmentados.O cliente final tem muitas opções de escolha e podem alternar facilmente entre os móveis de alto e de baixo preço. 
Com base no modelo das Cinco forças de porter, elenque 3 (três) oportunidades e 3 (três) ameaças que a empresa irá enfrentar. 
Ameacas mais significativas:
 Poder dos consumidores; Falta de poder econômico dos fornecedores. Aumento das importações; Baixa lucratividade do setor; Necessidade de economia de escala; Natureza fragmentada do setor. Rivalidade é elevada. Empresas maiores são mais suscetiveis a ter barreiras de saída significativos; Custos fixos elevados; Baixa diferenciação.
Oportunidades:Explorar nichos especificos; Facilidade de uma grande empresa se consolidar no segmento. Poder da marca.Integrar verticalmente a cadeia de fornecimento; Mercado formado essencialmente por pequenas empresas familares.
 
Questão
Leia o texto a seguir: 
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos(ECT)afirmou, em nota, que “a proteÇÃo dos serviços sujeitos priviléqio postal se constitui obrigação legal imposta aos Correios, procedimento que a empresa vem realizando nos estritos termos da legislação vigente.”
A afirmação é uma resposta a decisão do Conselho Administrativo de defesa Economica(Cade),que instaurou nesta quarta-feira, 6, processo administrativo contra os Correios para investigar suposta conduta anticompetitiva nos mercados nacionais de recebimento, transporte e entrega de correspondências e encomendas expressas. 
Entre as práticas anticoncorrenciais supostamente cometidas pelos Correios que serão investigadas pelo Cade estão litigância unilateral abusiva, restriçã pura à concorrênclae discriminação de preços e condições de contratação. 
Ao final da instrução, a Superintendência emitirá parecer opinando pela condenação ou pelo arquivamento do processo,e enviará o caso para julgamento final pelo Tribunal do Cade. 
Fonte: http://exameabril Acesso em 16 abr. 2016 
Caso o monopólio dos correios deixe de existir, esta medida será benéfica ou maléfica aos consumidores? 
Essa media será benéfica aso consumidores, pois deixando de existir o monopólio há possibilidade de ter uma concorrência para os usuários e assim tem mais alternativas de escolhas, e o preço não fica tabelado pelo monopólio como era antes existindo os correios.
Questão discursiva
O programa Bolsa Família foi mencionado nosta terça-feira(13)pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) como um exemplo de sucesso, entre varias iniciativas de proteção social de todo o mundo para reduzir pobreza e a fome. Em relatório anual, divulgado em Roma, a FAO ressaltou a amplitude do programa brasileiro,que contemplou 24.5% da população do País em 2015, o correspondente a cerca de 14 milhões de familias. Além disso, FAO destacou as politicas afirmativas de combate á discriminação por motivo de gênero em áreas rurais do Pais. O texto defende que o aumento na renda proporcionado por politicas públicas contribui para a elevação do consumo das famílias e também para o aumento da capacidade de produção de alimentos. Estima-se que um terço da população mundial receba alguma forma de proteção social, com notáveis discrepâncias entre regiões. 
Fonte:<http:/.'www.brasilgov_br/cidadania-e-justica/2015/10/fao-eloqa-bolsa-tamilia> Acesso em 20 abr 2016 
O texto trata do bolsa familia. um programa social vastamente utilizado no pais para reduzir a pobreza e a fome. Explique qual função do governo(dentre as três que o governo possui) esta inserido o bolsa familia e os beneficios ou malefícios desse tipo de programa social .
As vantagens do programa residem justamente nas suas intençöes primordiais: 
transterir renda das regiöes mais ricas para as regiöes mais pobres, tazendo com que tamilias salam da linna da poöreza e consgam tazer girar a economia dessas regiões.
Há a exigência de que a família cadastrada para receöer o beneficio do Bolsa Familia informe os registros de presenca dos tilhos na escola, para garantir que as criancas estäo estudando, do contrário, o beneficio é suspenso. 
Desvantagens do Bolsa Família:
Para quem critica o programa bolsa Família, as principais desvantagens dele residem no tato de que em longo prazo, se cria uma espécie de dependéncia da populaçäo carente em relação ao governo, o que não é benéfico para nennuma das partes.
O ideal, segundo essas pessoas que criticam o programa, seria que ele tivesse prazo de validade, durando apenas alguns anos, no mäximo uma década, servindo de impulso para que as tamilias carentes conseguissem "caminnar com as propnas pernas"

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes