Buscar

libras apol objetiva discursiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10
Quando uma língua é constituída, ela se torna um sistema dotado de necessidade interna, passando a funcionar como se fosse algo natural. Quanto à definição do que é uma língua natural, dois pontos devem ser considerados. De acordo com Baggio e Nova (ULBRA, 2009), quais são eles? Analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeiro) para as sentenças verdadeiras e F (falso) para as sentenças falsas.
(   ) A definição está condicionada às construções teóricas diversas.(   ) A definição liga-se a investigação das propriedades inerentes a uma língua natural.(   ) A definição está condicionada à área do conhecimento científico-cultural.
(   ) A definição está condicionada à união entre as propriedades de uma língua natural com as de uma língua artificial. 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – F
Você acertou!
A definição está condicionada às construções teóricas diversas e à área do conhecimento a qual está ancorado o estudo da língua. A definição liga-se a investigação das propriedades inerentes a uma língua natural, propriedades essas que vão torná-la distinta de uma língua não-natural. (p. 17)
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	V – F – F – V
�
Questão 2/10
Não se pode encarar a educação a não ser como um quefazer humano. Quefazer, portanto, que ocorre no tempo e no espaço, entre os homens, uns com os outros.Disso resulta que a consideração acerca da educação como um fenômeno humano nos envia a uma análise, ainda que sumária, do homem.
FREIRE, Paulo. O papel da educação na humanização. Disponível em: <http://drb-assessoria.com.br/7PAPELDAEDUCACAONAHUMANIZACAO.pdf>. Acesso em: 12/02/2015. 
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-texto, relacione as diferentes abordagens do processo didático à suas concepções de homem. 
Aprender a aprender
Transmissão-assimilação
Aprender a fazer
Sistematização coletiva do conhecimento
(  ) Compreende o homem como sujeito histórico, homem concreto, que se afirma na ação-reflexão-ação.
(  ) Vê o homem como animal social e o mundo como um meio rico em transformações a ser descoberto pelo indivíduo.
(  ) O homem nesta abordagem é considerado ser produtivo e eficiente, produto do processo evolutivo.
(  ) Nesta abordagem o homem é visto como um sistema aberto que se desenvolve em etapas.
(  ) Baseia-se na visão essencialista, vendo o homem como constituído por uma essência imutável. 
Marque a sequência correta:
	
	A
	4, 1, 3, 1, 2
Você acertou!
Aprender a aprender -  Vê o homem como animal social e o mundo como um meio rico em transformações a ser descoberto pelo individuo; Nesta abordagem o homem é visto como um sistema aberto que se desenvolve em etapas.
Transmissão-assimilação - baseia-se na visão essencialista, vendo o homem como constituído por uma essência imutável
Aprender a fazer -  O homem nesta abordagem é considerado ser produtivo e eficiente, produto do processo evolutivo.
Sistematização coletiva do conhecimento - Compreende o homem como sujeito histórico, homem concreto, que se afirma na ação-reflexão-ação.
(LIVRO-BASE, p.37-45)
	
	B
	1, 3, 4, 3, 2
	
	C
	2, 1, 3, 4, 2
	
	D
	4, 3, 2, 1, 4
	
	E
	3, 2, 1, 2, 3
�
Questão 3/10
Definidos os objetivos da disciplina, a etapa seguinte será a seleção dos melhores conteúdos, para atingir os objetivos, porque os conteúdos são meios e não fins. O plano de disciplina deve expressar, em termos gerais, os conteúdos básicos a serem trabalhados na sala de aula. Porem estes conteúdos devem ser significativos e realistas, isto é, conteúdos que tenham conteúdo e não simplesmente conteúdos pelo conteúdo.
SANTANA, Ilza. Por que Planejar? Como Planejar? p. 84
 
A seleção de conteúdos deve seguir uma organização sequencial a fim de que estes sejam significativos no processo de ensino-aprendizagem. Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro, analise as afirmativas a seguir:
I. A sequência lógica é um dos critérios a serem observados pelo professor, sendo esta coerente com os objetivos da disciplina.
II. O professor deve estar atento a uma certa gradualidade na distribuição dos conteúdos, fazendo-a em etapas considerando as experiências anteriores dos alunos.
III. Na seleção dos conteúdos para serem trabalhados é de pouca importância pensar na articulação entre as diferentes disciplinas curriculares, já que cada disciplina independe da outra.
IV. Deve-se buscar uma continuidade entre os conteúdos, articulando-os.
 
São corretas as afirmativas:
 
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa I, II e IV, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV estão corretas. A sequencia logica é um dos critérios a serem observados pelo professor, sendo esta coerente com os objetivos da disciplina; deve haver uma certa gradualidade na distribuição dos conteúdos, fazendo-a em etapas considerando as experiências anteriores dos alunos; deve-se estar buscar uma continuidade entre os conteúdos, articulando-os. A afirmativa III está incorreta, pois se deve sim buscar a integração entre as diversas disciplinas do currículo.
(LIVRO-BASE, p.60)
	
	C
	Afirmativas II e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa I e IV, apenas.
�
Questão 4/10
No Brasil, de acordo com Baggio e Nova (ULBRA, 2009), firmou-se o bimodalismo – método que combina sinais e fala, mas muitos teóricos o consideram inadequado. Quais argumentos são usados por esses teóricos para criticar esse método?Analise as proposições a seguir:
I. Desconsidera a riqueza estrutural da língua de sinais.
II. Reestrutura o português.
III. Artificializa a comunicação.
IV. Considera as implicações sociais da surdez. Estão corretos os itens:
	
	A
	II e III
	
	B
	I e II
	
	C
	I e III
Você acertou!
Desconsidera a riqueza estrutural da língua de sinais e também o português. Isso faz com que a interação de reconhecimento das línguas de sinais seja eliminada tanto em termos de filosofia como de implementação, pois além de artificializar a comunicação, desconsidera as implicações da surdez. (p. 54)
	
	D
	II e IV
	
	E
	III e IV
�
Questão 5/10
As culturas guiam os seres humanos pelos caminhos considerados corretos dentro de uma determinada sociedade. Nesse sentido, o que Baggio e Nova (ULBRA, 2009) afirmam sobre a cultura surda? Analise as proposições a seguir:
I. A cultura surda se constrói em um contexto de pluralismo.
II. Sua base conceitual se estabelece na uniformidade.
III. Sua base conceitual se estabelece na diversidade.
IV. Concebe a cultura de forma única e hegemônica. 
Estão corretos somente os itens:
	
	A
	I e II
	
	B
	I e III
Você acertou!
A cultura surda se constrói e se define em um contexto de pluralismo que se distancia de uma maneira única e hegemônica de conceber cultura, estabelecendo na diversidade sua base conceitual. (p. 67)
 
	
	C
	II e III
	
	D
	II e IV
	
	E
	III e IV
�
Questão 6/10
De acordo com o livro sobre Libras (ULBRA, 2009), a preocupação com a linguagem não se restringe a limitar um objeto de estudo para a linguística, mas implica em algumas reflexões. Que reflexões são essas? Analise as proposições a seguir:
I. Sobre os aparatos técnico-científicos do homem.
II. Sobre a base biológica da própria linguagem humana.
III. Sobre apenas sua função dentro do corpo social.
IV. Sobre a delimitação do papel da linguagem como distintiva da natureza humana.
Estão corretos somente os itens:
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III
	
	C
	I e IV
	
	D
	III e IV
	
	E
	II e IV
Você acertou!
É importante conhecer a diferenciação entre língua e linguagem, ou seja, seus objetos de estudo. Entre eles estão os aparatos biológicos dos homens, a base biológica da própria linguagem humana, a delimitação do papel da linguagem como distintiva
da natureza humana bem como sua função dentro do corpo social. (p. 16)
�
Questão 7/10
A aplicação do método de estudo de casos pode ser diversificada e depende da forma como o professor espera que os alunos trabalhem na solução do problema proposto.
BROIETTI, Fabiele. Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível Médio. Disponível em:< https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/viewFile/882/913>. Acesso em: 11/02/2015. 
Com base nas aulas e nos conteúdos abordados no livro-base, Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas Falsas: 
I. ( ) A prática de discussão para o estudo de caso é uma prática recorrente na abordagem didática de transmissão-assimilação.
II. ( ) A proposta de atividades em pequenos grupos, na qual se trabalha com o contexto social em que alunos e o educador estejam imersos é com certeza uma estratégia ser utilizada por adeptos da abordagem sistematização coletiva do conhecimento.
III. (   ) A técnica da aula expositiva da analise de caso se encaixa com a ideia da abordagem do aprender a fazer quando se transmite aos alunos um caso para que respondam à sua solução de uma maneira previamente já transmitida pelo professor.
IV. ( ) A prática da discussão de um estudo de caso encontra espaço na abordagem do “aprender a aprender” proposto por Dewey, pois na sua proposta o aluno também é impelido, a partir de uma situação problema, à coletar dados e debater com seus colegas. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	F, V, V, V
Você acertou!
As afirmativas II, III e IV estão corretas. A afirmativa II está correta pois a proposta de atividades em pequenos grupos, na qual se trabalha com o contexto social em que alunos e o educador estejam imersos é com certeza uma estratégia ser utilizada por adeptos da abordagem  sistematização coletiva do conhecimento. A afirmativa III estão correta pois a técnica da aula expositiva da analise de caso se encaixa com a ideia da abordagem do aprender a fazer quando se transmite aos alunos um caso para que respondam à sua solução de uma maneira previamente já transmitida pelo professor. A afirmativa IV esta correta pois a prática da discussão de um estudo de caso encontra espaço na abordagem do “aprender a aprender” proposto por Dewey, pois na sua proposta o aluno também é impelido, a partir de uma situação problema, à coletar dados e debater com seus colegas. A afirmativa I está incorreta pois a prática de discussão para o estudo de caso não é uma prática recorrente na abordagem didática de transmissão-assimilação, que apenas ambiciona que o aluno ouça e assimile o conhecimento, assim pode-se dizer que o estudo de caso não se encaixaria como estratégia metodológica desta abordagem, porque requer algum nível de interação do aluno com o conhecimento, para além da simples assimilação.(LIVRO-BASE, p.35-49)
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	V, V, V, F
�
Questão 8/10
O planejamento não é neutro. O processo de planejamento não pode ser encarado como uma técnica desvinculada da competência e do compromisso político do educador. O bom plano é aquele que conta com respaldo da competência do sujeito que o desenvolve. O bom plano é aquele que se amolda dialeticamente ao real, transformando-o.
HAIDT, Regina. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2006, p.109.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas a seguir:
I. Apesar de o planejamento não ser neutro, a ação docente o é, pois o planejamento é feito de acordo com as concepções teóricas adotadas pela escola, sem a participação do professor.
II. As concepções de homem, mundo e sociedade que o corpo docente possui não influencia na escolha das concepções teóricas e nas abordagens didáticas a serem adotadas pela escola.
III. Não se pode desvincular a prática educativa de um planejamento elaborado pelo professor em parceria com a escola, o planejamento é o norte do processo educativo.
IV. Há inúmeras concepções de educação porque esta está diretamente relacionada ao contexto histórico na qual seus pensadores estão inseridos, bem como depende de suas concepções de mundo, homem, educação, escola. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativa I e II, apenas.
	
	B
	Afirmativas III e IV, apenas.
Você acertou!
As afirmativas III e IV estão corretas. Não se pode desvincular a pratica educativa de um planejamento elaborado pelo professor em parceria com a escola, o planejamento é o norte do processo educativo (p.56). Há inúmeras concepções de educação porque esta está diretamente relacionada ao contexto histórico na qual seus pensadores estão inseridos, bem como depende de suas concepções de mundo, homem, educação, escola (p. 34-35). As afirmativas I e II estão incorretas, pois a ação docente não é neutra, porque o professor se orienta por uma teoria a sua escolha, que pode ser a mesma da escola onde leciona ou outrem (p. 63).
 (LIVRO-BASE, p.63; Aula 1 – slide 12 - vídeo 3 aos 8’ 39’’)
	
	C
	Afirmativa III, apenas.
	
	D
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa II, apenas.
�
Questão 9/10
Há 355 anos, Comênio convidava os educadores a pensar na questão educacional, propondo a utopia da criação de um método que fosse capaz de ensinar tudo a todos, especialmente o domínio da leitura e da escrita, base para a compreensão e interpretação dos textos bíblicos.
PIMENTA, Selma G. Pimenta et all. A construção da didática no GT Didática – análise de seus referenciais. Revista Brasileira de Educação v. 18 n. 52 jan.-mar. 2013. p. 143-144. Disponível em: < www.scielo.br/pdf/rbedu/v18n52/09.pdf >. Acesso em: 08/02/2015. 
Com base nas aulas da Professora Jussara Finatti, analise as afirmativas a seguir sobre as diferenças entre o ensino de didática tradicional e o ensino de didática atualmente.
I. A didática desde seu principio dedicou-se a pensar a formação do aluno e a sua relação com o professor, sendo que sua concepção técnica de organização da sala e dos alunos surge na modernidade.
II. A didática tradicional ressaltava aspectos práticos: como elaborar cartazes, escrever no quadro, ordenar uma turma. E isso se deve pelo interesse em que o professor dominasse a técnica, que ele fosse neutro, sem participação política, afastado das questões políticas e da realidade do aluno.
III. A didática atualmente se dedica a elaboração das melhores técnicas de ensino e transmissão de conhecimento, não considerando o contexto histórico em que está inserida, mas analisando seu processo de desenvolvimento e pensando apenas neste.
IV. A didática moderna compreende a impossibilidade de neutralidade do professor, assim seu foco está na pratica mais critica do professor, em pensar a importnaacua de sua formação didática, pensar em como organizar os conhecimentos e como pode levar os alunos a organizarem-se em sala de aula.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa I, apenas.
	
	C
	Afirmativas II e IV, apenas.
As afirmativas II e IV estão corretas. A afirmativa I está incorreta pois a didática tradicional ressaltava aspectos práticos: como elaborar cartazes, escrever no quadro, ordenar uma turma. E isso se deve pelo interesse em que o professor dominasse a técnica, que ele fosse neutro, sem participação política, afastado das questões políticas e da realidade do aluno. A didática era compreendida também como uma técnica de manejo de classe e como um curso de ensino ao professor de técnicas de ensino e por isso a Afirmativa II está correta. A afirmativa III está incorreta pois a os aspectos elencados como pertencentes a didática moderna pertencem na verdade as características da didática tradicional, sendo que a didática moderna compreende a impossibilidade de neutralidade do professor, assim seu foco está na pratica mais critica do professor, em pensar a importância de sua formação
didática, pensar em como organizar os conhecimentos e como pode levar os alunos a organizarem-se em sala de aula, o que faz a Afirmativa IV correta.
 (LIVRO-BASE, p.15 – 29 e Aula 1 – vídeo 3)
	
	D
	Afirmativa IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa I, II e IV, apenas.
�
Questão 10/10
Baggio e Nova (ULBRA, 2009) apontam o linguista Stokoe e suas obras como um marco de transição nos estudos das línguas de sinais. Quais foram as constatações principais desse teórico?
Analise as proposições abaixo, assinalando V quando a sentença for para verdadeira e  F quando a sentença for falsa. 
 (   ) Percebeu e comprovou que a língua de sinais atendia a todos os critérios linguísticos de uma língua genuína.(   ) Observou que os sinais não tinham uma estrutura completa.(   ) Observou que os sinais eram imagens simples e desestruturados.(   ) Observou que os sinais tinham uma estrutura completa.  Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – F – V
Você acertou!
A partir dos estudos de Stokoe, foi atribuído o estatuto de línguas naturais para as línguas de sinais. Percebeu e comprovou que a língua de sinais atendia a todos os critérios linguísticos de uma língua genuína, observou que os sinais não eram imagens, mas símbolos complexos e tinham uma estrutura completa. (p. 53)
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	V – F – V – F
Questão 1/10
Em relação às unidades mínimas apresentadas por Baggio e Nova (ULBRA, 2009) ao discutir fonologia da língua de sinais, leia a descrição a seguir:  
“São as expressões faciais e corporais. Referem-se ao movimento dos olhos, da face, da cabeça, do tronco, do corpo em geral.”
Essa descrição faz menção a qual aspecto citado?
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Orientação de mão.
	
	B
	Configuração da mão.
	
	C
	Orientação do rosto.
	
	D
	Aspectos não-manuais
Você acertou!
As expressões não-manuais podem ser utilizadas para marcar sentenças interrogativas, de concordância, de tópico, entre outras. (p. 36)
 
	
	E
	Ponto de articulação.
�
Questão 2/10
Segundo Baggio e Nova (ULBRA, 2009), o termo diversidade abriga uma variedade de conceitos que se estendem pelos mais diversos campos do conhecimento. Na área de relações internacionais, podemos dizer que a diversidade está representada pelo...
	
	A
	multiculturalismo.
Você acertou!
Na área das relações internacionais, a manifestação da diversidade está imbricada na concepção de multiculturalismo. (p. 74)
	
	B
	uniculturalismo.
	
	C
	monoculturalismo.
	
	D
	unilateralismo.
	
	E
	exoculturalismo.
�
Questão 3/10
Segundo Baggio e Nova (ULBRA, 2009), por que as línguas de sinais se apresentam em uma modalidade diferente das línguas orais?  Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Porque são visoespaciais.
Você acertou!
As línguas de sinais são visoespaciais, ou seja, não utilizam o canal oral-auditivo. Dizer que são mímicas ou incapazes de expressar conceitos abstratos são concepções equivocadas. (p. 18)
	
	B
	Porque são incapazes de expressar conceitos abstratos.
	
	C
	Porque são somente uma mímica.
	
	D
	Porque utilizam o canal oral-auditivo.
	
	E
	Porque existe uma língua de sinais universal.
�
Questão 4/10
Em relação às unidades mínimas apresentadas por Baggio e Nova (ULBRA, 2009) ao discutir fonologia da língua de sinais, leia a descrição a seguir:
“É o lugar, tomando como ponto de partida no próprio corpo, onde é realizado o sinal, podendo haver ou não contato com o corpo.”
Com base nisso, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Configuração de mão
	
	B
	Movimento de mão
	
	C
	Ponto de articulação
Você acertou!
O texto descreve o ponto de articulação, que é o local em que, tomando como ponto de partida o próprio corpo, realiza-se o sinal, podendo, ou não, ter contato com o corpo. (p.36)
	
	D
	Aspectos não-manuais
	
	E
	 Prestidigitação 
�
Questão 5/10
Em 1987, a Federação Mundial do Surdo rompe com a tradição oralista ao emitir a primeira resolução sobre a Língua de Sinais. Qual dos itens a seguir representa uma das recomendações?
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Os surdos não devem ser reconhecidos como minoria linguística.
	
	B
	Não devem aprender a se comunicar.
	
	C
	Têm o direto de ter a Língua de Sinais aceita como 1ª língua.
Você acertou!
Pessoas surdas e com grave impedimento auditivo devem ser reconhecidas como minoria linguística, com o direito específico de terem a Língua de Sinais nativa como 1ª língua e como meio de comunicação e instrução, tendo serviços de interpretes. (p. 43)
	
	D
	Não necessitam de serviço de interpretes.
	
	E
	Criou-se uma língua de sinais universais.
�
Questão 6/10
Inclusão-exclusão é um binômio que nos remete a ideia de um espaço, um lugar onde se pode estar dentro, ou fora. Segundo Baggio e Nova (ULBRA, 2009), que relações podemos estabelecer entre inclusão e exclusão?
	
	A
	As relações de inclusão e exclusão são marcadas pela coletividade.
	
	B
	Os limites entre elas é de fácil entendimento.
	
	C
	Se há exclusão é porque não existe mais espaço suficiente.
	
	D
	Se existe a necessidade de incluir é porque alguém se encontra fora.
Você acertou!
Se existe a necessidade de incluir, é porque alguém se encontra fora. Se alguém se encontra fora, é porque existe um espaço que deve ser ocupado e que é regulado por critérios. (p. 84)
 
	
	E
	Não existem critérios para dizer que está incluído ou não.
�
Questão 7/10
Leia o trecho do minidicionário  dos intérpretes  de língua de sinais :
Intérprete - Pessoa que interpreta uma língua (língua fonte) para outra (língua alvo) o que foi dito.
Intérprete de língua de sinais - Pessoa que interpreta uma dada língua de sinais para outra língua, ou desta outra língua para uma determinada língua de sinais. 
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/tradutorlibras.pdf
Acesso em 07/07/2015
 
Com relação à atitude do profissional intérprete de Libras, segundo Baggio e Nova (ULBRA, 2009), assinale a alternativa correta:
	
	A
	O intérprete deve manter uma atitude parcial.
	
	B
	O intérprete deve manter uma atitude imparcial.
O intérprete deve manter uma atitude IMPARCIAL durante o transcurso da interpretação, evitando interferências e opiniões próprias, a menos que seja convocado pelo grupo a fazê-lo. (p. 103)
 
	
	C
	O intérprete deve manter uma atitude injusta.
	
	D
	O intérprete deve manter uma atitude inconstitucional.
	
	E
	O intérprete deve manter uma atitude autônoma.
�
Questão 8/10
Quando surgira, as línguas de sinais não foram bem entendidas. Várias concepções equivocadas foram tidas como verdades até que pesquisas no campo da linguística passaram a desconstruir esses erros. Com base em Baggio e Nova (ULBRA, 2009), podemos dizer que as línguas de sinais...
 
	
	A
	são sistemas linguísticos transmitidos de geração para geração de pessoas surdas.
Você acertou!
As línguas de sinais não têm origem nas línguas orais. Surgem como uma necessidade de comunicação entre pessoas que não utilizam o canal oral-auditivo. Cada país tem sua própria língua de sinais com léxico e estrutura próprias. (p. 19)
	
	B
	têm sua origem nas línguas orais.
	
	C
	são universais, isto é, iguais em todos os países.
	
	D
	não possuem um léxico ou estrutura definida.
	
	E
	estruturam-se no uso do canal oral-auditivo.
 
 
�
Questão 9/10
Analise a seguinte situação:
“Sua professora de Libras inicia a aula fazendo a seguinte afirmação: A identidade não é algo pronto, dado. A identidade é uma construção que se desenvolve na dinâmica da relação com o outro. É na alteridade que se constrói a identidade [...]. E, após, pergunta para a turma: O que é determinante para a construção da identidade surda?”
Com base nas aulas desta disciplina e no livro da disciplina, o que
você responderia? Analise as proposições a seguir:
I. O poder ouvintista ajuda na construção da identidade surda.
II. Os fatores sociais e familiares são determinantes na construção da identidade do sujeito surdo.
III. Ser filho de surdos não ajuda nessa construção da identidade.
IV. Consciência surda em nada tem a ver com ser mais politizado.
Estão corretas somente as proposições:
	
	A
	II e III.
	
	B
	 I e II.
Você acertou!
É a relação com o outro que estabelece os critérios de semelhança e diferença que permitem a cada um encontrar seu lugar no mundo e o seu modo de ser nesse mundo. (p. 64)
	
	C
	III e IV.
	
	D
	I e III.
	
	E
	II e IV.
�
Questão 10/10
O sinal pessoal é um dos itens discutidos em Baggio e Nova (ULBRA, 2009). O ato de “dar um sinal” a uma pessoa é chamado de batismo. Sobre esse assunto, com base nas autoras, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Esse sinal não pode representar uma característica pessoal.
	
	B
	Há somente um sinal para todos os surdos.
	
	C
	Esse ato serve apenas para surdos, pois ouvintes não tem um sinal pessoal.
	
	D
	Cada pessoa pode ter o seu sinal em Libras.
Você acertou!
Cada pessoa pode ter o seu sinal em Libras. Ao se apresentar para outro surdo, a pessoa utiliza o sinal pessoal e soletra seu nome com o auxílio da datilologia. Pode representar uma característica pessoal, acrescido ou não da letra inicial do seu nome. (p. 23 - 25)
 
	
	E
	A datilologia não auxilia um surdo ao apresentar seu sinal para outro surdo, pois ele é sempre o mesmo.
Questão 1/5
Leia o fragmento de texto:
     As pesquisas sobre a aquisição da linguagem passaram a buscar explicações para o processo de aquisição. Isso começou acontecer depois dos conflitos entre abordagem comportamentalista (behaviorista) e a abordagem linguística (representada por Chomsky). O objetivo deixou de ser descritivo e passou a ser explicativo. Os problemas clássicos que passaram a nortear as investigações no modelo gerativista (Chomsky e Lasnik, 1991) foram os seguintes:
(a) O que se conhece quando se tem uma língua?
(b) Como se adquire esse conhecimento?
(c) Como esse conhecimento é usado? 
(d) Como essas propriedades realizam-se neurologicamente? 
A primeira questão é central para a linguística. A questão (b) envolve os estudos de aquisição da linguagem. A terceira é estudada pelas teorias da performance. As duas últimas são consideradas mistérios.
QUADROS, Ronice Mueller de. Educação de surdos: A aquisição da linguagem. – Porto Alegre: Artmed, 1997. p. 69.
Baseando-se nas concepções apresentadas no texto acima sabemos que o conhecimento se adquire nas relações sociais e é usado na expressividade humana. Ao fazer uso da língua de sinais o surdo constrói sua própria identidade. De acordo com os conhecimentos adquiridos nas aulas e no livro- base, defina a identidade cultural do surdo:
Nota: 20.0
	A identidade cultural pode ser definida como “um sistema de representação das relações entre indivíduos e grupos, que envolve o compartilhamento de patrimônios comuns como a língua, a religião, as artes, o trabalho, os esportes, as festas, entre outros”. Livro-base p. 65
 
Resposta:A identidade se dá pela escolha de algum movimento escolhido por ele , para se identificar perante a sociedade , é fundamental olharmos para a identidade multicultural surda ,eles são seres humanos com necessidades especiais e precisam ser inseridos no nosso contexto , tem grandes contribuições para a sociedade no mercado de trabalho .esse conhecimento só se dá pela inclusão deles na educação .
�
Questão 2/5
Leia o texto a seguir:
No século XVIII, Charles – Michel de I´Épée (1712-1789), um padre francês, reconheceu a existência da língua de sinais (antiga Língua Gestual Francesa) e que seu desenvolvimento servia como base de comunicação entre os surdos que se comunicavam nas ruas de Paris, utilizando a datilologia/alfabeto manual.
RODRIGUES, Cristiane Seimetz; VALENTE, Flávia/ Aspectos Linguísticos das Libras – Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2002. p. 32.
Mesmo com o crescimento quantitativo e qualitativo da educação de surdos a ênfase ainda era a aprendizagem da fala. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, para qual finalidade o surdo precisava adquirir a fala? Explique.
Nota: 10.0
	Espera-se que o aluno considere as exigências sociais da época (século XVIII).
A preocupação era no sentido de ensinar o surdo, para que pudesse trabalhar e exercer sua cidadania. A ênfase do ensino destacou-se, assim, da busca do desenvolvimento da fala para a formação. Livro-base p. 42
Resposta:Ele precisava adquirir a fala para se comunicarem uns com os outros ,até mesmo com familiares ,e entrarem no mercado de trabalho , para se sentir úteis na sociedade .
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto:
A proposta de Stokoe de que CM, M e L são fonêmicos na ASL é uma ideia atrativa e antiga. Entretanto, o segmento em si, mais do que os aspectos de um segmento, é a unidade da ASL que carrega a função contrastiva de um fonema. Uma olhada preliminar no número de possíveis segmentos contrastivos na ASL sugere que o número será consideravelmente maior do que aqueles encontrados nas línguas orais. Se este for o resultado depois de uma análise detalhada, então isto representa uma diferença muito interessante de modalidade. (Liddel, 1984)
 
QUADROS, Ronice Muller de. KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: Estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. p.63.
 
Os fonemas na língua portuguesa classificam-se em vogais, semi-vogais e consoantes totalizando 31 unidades mínimas. Como se organizam os fonemas na Libras?
Nota: 10.0
	Em Libras a configuração de mãos constitui unidades mínimas sem significação, os chamados fonemas. A partir da configuração de mão partem, o “Movimento da mão (M)” e a “Locação (L)” [...] livro-base p. 35.
Resposta:Constituem-se a partir de parâmetros que combinam , possui uma gramática própria ela também tem sua fonética , sintaxe , morfologia etc. fonológica própria da LP, domesticando a ideia de que a libras tem características próprias .
_1553511266.unknown
_1553511282.unknown
_1553511290.unknown
_1553511294.unknown
_1553511296.unknown
_1553511297.unknown
_1553511295.unknown
_1553511292.unknown
_1553511293.unknown
_1553511291.unknown
_1553511286.unknown
_1553511288.unknown
_1553511289.unknown
_1553511287.unknown
_1553511284.unknown
_1553511285.unknown
_1553511283.unknown
_1553511274.unknown
_1553511278.unknown
_1553511280.unknown
_1553511281.unknown
_1553511279.unknown
_1553511276.unknown
_1553511277.unknown
_1553511275.unknown
_1553511270.unknown
_1553511272.unknown
_1553511273.unknown
_1553511271.unknown
_1553511268.unknown
_1553511269.unknown
_1553511267.unknown
_1553511234.unknown
_1553511250.unknown
_1553511258.unknown
_1553511262.unknown
_1553511264.unknown
_1553511265.unknown
_1553511263.unknown
_1553511260.unknown
_1553511261.unknown
_1553511259.unknown
_1553511254.unknown
_1553511256.unknown
_1553511257.unknown
_1553511255.unknown
_1553511252.unknown
_1553511253.unknown
_1553511251.unknown
_1553511242.unknown
_1553511246.unknown
_1553511248.unknown
_1553511249.unknown
_1553511247.unknown
_1553511244.unknown
_1553511245.unknown
_1553511243.unknown
_1553511238.unknown
_1553511240.unknown
_1553511241.unknown
_1553511239.unknown
_1553511236.unknown
_1553511237.unknown
_1553511235.unknown
_1553511218.unknown
_1553511226.unknown
_1553511230.unknown
_1553511232.unknown
_1553511233.unknown
_1553511231.unknown
_1553511228.unknown
_1553511229.unknown
_1553511227.unknown
_1553511222.unknown
_1553511224.unknown
_1553511225.unknown
_1553511223.unknown
_1553511220.unknown
_1553511221.unknown
_1553511219.unknown
_1553511210.unknown
_1553511214.unknown
_1553511216.unknown
_1553511217.unknown
_1553511215.unknown
_1553511212.unknown
_1553511213.unknown
_1553511211.unknown
_1553511206.unknown
_1553511208.unknown
_1553511209.unknown
_1553511207.unknown
_1553511202.unknown
_1553511204.unknown
_1553511205.unknown
_1553511203.unknown
_1553511200.unknown
_1553511201.unknown
_1553511199.unknown
_1553511198.unknown

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais