Buscar

A MEMBRANA PLASMÁTICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Prof. Paulo Bregolin ULBRA
xx/xx
*
xx/xx
*
As estruturas celulares
A membrana plasmática
A membrana plasmática e as demais membranas internas da célula são lipo-protéicas. 
Ao modelo proposto para a estrutura da membrana deu-se o nome de Modelo do Mosaico Fluido, proposto em 1972 por Singer e Nicolson.
São principalmente constituídas de fosfolipídios e proteínas, mas podem conter outros lipídios como é o caso do colesterol.
Tem função variável de acordo com o tipo e da quantidade de proteína constituinte. 
Permeabilidade Seletiva
*
*
3
*
Ultraestrutura:
Consistem de dupla camada de lipídeos com a qual proteínas e carboidratos interagem de diversas maneiras. 
Os lipídios confere estabilidade e flexibilidade (fluidez adequada da membrana) e compõem a estrutura básica da membrana. Existem 3 grandes classes de lipídeos: fosfolipídios (mais abundantes), esteróis e glicolípidios.
Bicamada de fosfolipídios e colesterol, participa da manutenção da
3
*
*
4
*
Por exemplo, a inibição do crescimento celular por contato depende de glicoproteínas do glicocálice. Se tais proteínas forem perdidas ou modificadas, como acontece em alguns tumores malignos, esta função será comprometida. 
O glicocálice é importante: na adesão  e reconhecimento celular, na determinação de grupos sanguíneos, entre outras funções. 
Os carboidratos, encontrados na camada externa de membranas plasmáticas, interagem com proteínas (glicoproteínas), ou lipídeos (glicolípidios), formando o glicocálice com inúmeras funções e elas refletem, funções desempenhadas por seus componentes.
4
*
*
xx/xx
*
5
As proteínas apresentam maior variabilidade de funções. 
Considerando-se a interação com os lipídeos, as proteínas se classificam: ancoradas, periféricas ou transmembrana (integrais). 
Possuem características estruturais que as permitem interagir com a bicamada lipídica. 
As proteínas associadas à membrana têm função de: 
1. Transporte de substâncias para dentro ou para fora da célula (ex. canais iônicos);
2. Reconhecimento celular (antígenos de superfície);
3. Comunicação célula a célula (receptores para neurotransmissores) e hormônios;
4. Organização tecidual (ex. moléculas de aderências).
xx/xx
*
*
xx/xx
*
A membrana plasmática cumpre MUITAS funções. 
1º dá individualidade a cada célula. Meios intra e extra celular. 
2º Forma ambientes únicos e especializados, cuja composição e concentração molecular são conseqüência de sua permeabilidade seletiva e dos meios de comunicação com o meio extracelular. 
3º Compartimentaliza moléculas, elo entre os meios intra e extracelular,
4º  Transduzir informações para o interior da célula, responda a estímulos externos que podem, inclusive, influenciar no cumprimento de suas funções biológicas.
5º Nas interações célula-célula e célula-matriz extracelular a membrana plasmática participa de forma decisiva, através de componentes da membrana que células semelhantes podem se reconhecer para, agrupando-se e formar os tecidos.
A manutenção da individualidade celular, e o bom desempenho das outras funções da membrana, requerem uma combinação de características estruturais da mp: ao mesmo tempo que a membrana precisa formar um limite “estável”, ela precisa também ser dinâmica e flexível. A combinação destas características é possível devido à sua composição química.
xx/xx
*
*
xx/xx
*
Há cerca de 3,5 bilhões de anos, a formação de moléculas capazes de servir de molde, com capacidade enzimática para efetuar cópias fiéis de si mesmas, possibilitou a origem dos organismos. O ácido ribonucléico (RNA) é uma delas. O DNA possui uma estrutura mais estável, em dupla fita, capaz de servir de molde para sua duplicação, mas sem capacidade enzimática.
 Importância das proteínas:
A função enzimática necessária para duplicação, transcrição e reparo é exercida por proteínas. A vida e a reprodução dependem da manutenção desses processos e da disponibilidade de energia e dos componentes necessários para isso.
xx/xx
*
*
xx/xx
*
A célula é a unidade fundamental da vida e seu estudo revela que a vida é um processo de auto-manutenção, onde a estrutura pode ser modificada, componentes podem ser substituídos, desde que sua organização seja mantida. Uma célula só sabe fazer-se a si mesma e, acoplada estruturalmente ao seu meio, pode sobreviver, se dividir e se diferenciar.
Apesar da importância do genoma para a produção de proteínas estruturais e funcionais, vários componentes celulares são herdados a partir do citoplasma do óvulo, por exemplo, as mitocôndrias e a própria maquinaria enzimática para a transcrição e tradução. A organização das membranas também é herdada de forma não genética. 
xx/xx
*
*
Mitocôndrias
São organelas responsáveis pela respiração celular;
Apresenta um sistema duplo de membranas com a presença de DNA 
( autoduplicação)
Forma de bastonetes;
É o motor da célula, muito ativa nas cél. Musculares;
Seu conjunto é denominado de CONDRIOMA
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais