Buscar

portifolio reportagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INOVAÇÃO E TECNOLIGIAS 
	Realidade Aumentada
JAQUELINE KOSLINSKI MARTINELLO RU: 1059763
MARCIA DE FATIMA CARVALHO RU: 1170729
Polo: Pato Branco
O avanço tecnológico vem produzindo transformações em diferentes segmentos da educação, auxiliando no planejamento e execução de ações pedagógicas que atendam às demandas da sociedade contemporânea por intermédio dos instrumentos e/ou recursos tecnológicos. No espaço escolar, o recurso “realidade aumentada” é considerado por alguns estudiosos como uma possibilidade de estratégia de ensino que visa motivar e despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos escolares ministrados em sala de aula. 
A Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite que o mundo virtual seja misturado ao real, possibilitando maior interação e abrindo uma nova dimensão na maneira como nós executamos tarefas, ou mesmo as que nós incumbimos às máquinas. Assim, se você pensava que objetos pulando para fora da tela eram elementos de filmes de ficção científica, está na hora de mudar seus conceitos. Aliás, o que acontece com a Realidade Aumentada é o contrário: você pulará para dentro do mundo virtual para interagir com objetos que só estão limitados à sua imaginação.
É uma técnica utilizada para unir o mundo real com o virtual, através da utilização de um marcador, webcam ou de um smartphone (IOS ou Android), ou seja, é a inserção de objetos virtuais no ambiente físico, mostrada ao usuário em tempo real com o apoio de algum dispositivo tecnológico, usando a interface do ambiente real, adaptada para visualizar e manipular os objetos reais e virtuais.
Tema: inovações e tecnologias da realidade aumentada.
A realidade aumentada funciona de diversas formas, uma delas, a mais usada, funciona através do reconhecimento de um símbolo que chamamos de marcador.
O software processa a imagem captada por uma câmera ligada ao computador e identifica o posicionamento do símbolo, em seguida, o software disponibiliza um objeto virtual, que é a realidade aumentada, com base neste posicionamento.
O mundo acadêmico não está à margem destas iniciativas e também começou a introduzir a realidade aumentada em algumas disciplinas. Contudo, o conhecimento e a aplicabilidade  desta tecnologia na docência são mínimos. O desenvolvimento de iniciativas na utilização desta tecnologia na educação e sua divulgação contribuirão para a sua extensão na comunidade docente.
Resumidamente, a Realidade Aumentada teve sua origem em algo muito simples: etiquetas. Os códigos de barras não estavam mais cumprindo com perfeição a tarefa de carregar todas as informações que se queria obter através de sua leitura. Por isso, foram criados os códigos 2D (duas dimensões), que permitiam o armazenamento de muito mais informação do que os códigos de barras.
 
Tema: inovações e tecnologias da realidade aumentada (código 2D)
Os códigos bidimensionais são justamente os responsáveis pela possibilidade de projetar objetos virtuais em uma filmagem do mundo real, melhorando as informações exibidas, expandindo as fronteiras da interatividade e até possibilitando que novas tecnologias sejam utilizadas, bem como as atuais se tornem mais precisas, é utilizada combinando-se um código de duas dimensões com um programa de computador.
Vantagens:
Utilização em campanhas impressas, como revistas e embalagens de produtos, e principalmente em campanhas digitais.
Acessível para qualquer público;
É uma novidade criativa que todo mundo gosta;
Tem a função de interagir e divertir o público-alvo.
Aplicações:
A Realidade Aumentada não está restrita a uma única forma de realização. É possível utilizá-la tanto com imagens impressas, para geração de objetos — interativos ou não —, bem como sem qualquer tipo de objeto pré-definido, como você verá nos exemplos de aplicação que daremos em seguida.
Não tem limite de aplicações. Ela pode ser usada no entretenimento, para criação de jogos muito mais interativos do que os já existentes; melhoria de processos da medicina, como cirurgias remotas, nas quais o médico pode estar a quilômetros de distância do paciente; indústria automobilística, facilitando a manutenção do carro pelo próprio dono, através de manuais de instrução interativos; além de milhares de alternativas que provavelmente ainda veremos serem criadas.
A realidade virtual e a realidade aumentada apresentam-se com um papel importante, pois é considerada uma nova geração de interface (KIRNER; SISCOUTTO, 2007). Na medida em que usa representações 3D mais próximas da realidade do usuário permite romper a barreira da tela e possibilitar interações naturais entre o sistema e o usuário. A RV e a RA trazem uma importante vantagem sobre outras formas de interação humano-computador, pois o ambiente pode ser visualizado a partir de qualquer ponto de vista que vão sendo feitas alterações em tempo real (SALVADOR; KIRNER, 2007).
Pesquisadores notáveis
Steven Feiner é tido como um pioneiro das pesquisas em RA e autor do primeiro artigo sobre o tema.
Bruce H. Thomas é atualmente o diretor do Wearable Computer Laboratory na Universidade da Austrália do Sul, membro do time Hxl e participa no Human Interaction Technology Laboratory. Ele é o inventor do primeiro jogo de RA em ambientes amplos e abertos, conhecido como ARQuake. Suas pesquisas atuais estão no incluem os campos dos “computadores trajáveis”, interfaces de usuário, RA, realidade virtual, Trabalho Cooperativo Suportado por Computadores e interfaces expostas sobre superfícies, tais como mesas.
Wayne Piekarski foi o inventor do Sistema Tinmith
 Referências
http://www.agenciadda.com.br/realidade-aumentada-ra
https://www.tecmundo.com.br/realidade-aumentada/2124-como-funciona-a-realidade-aumentada.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_aumentada 
KIRNER, C; SISCOUTTO, R.A: Fundamentos de realidade virtual e aumentada. IX Simposium on Virtual and Augmented Reality, Petrópolis – RJ, 2007.
SALVADOR, V. F. M; KIRNER, T.G: Desenvolvimento de ambientes virtuais. IX Simposium on Virtual and Augmented Reality, Petrópolis – RJ, 2007.

Outros materiais