Buscar

Apol1 sistemas de avaliaçao da qualidade 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 4/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
É impressionante a força da cultura de uma empresa, quando ela tem seus atributos bem claros e é praticada pelos seus funcionários. Um exemplo admirável desta situação é o da Apple. Na história da Apple, em um de seus vários retornos à empresa, Steve Jobs encontrou a Apple perdida em um grande número de projetos que competiam entre si. “Toneladas de produtos, a maioria de má qualidade”, em suas próprias palavras. Ele definiu que a empresa teria apenas quatro produtos: um computador de mesa e um laptop de uso profissional e o mesmo par para uso pessoal. Assim acabou com a dispersão de energia. O resultado foi aumento de eficiência e de qualidade. Steve Jobs disse que não gostava de colocar botões de liga/desliga em seus equipamentos, pois achava que eles não deveriam ser desligados nunca. Ele não está mais aqui, mas nenhum botão será capaz de desligar a cultura que ele criou para a Apple. Essa continua, pois é maior que o homem que a criou. Adaptado de http://exame.abril.com.br/carreira/a-forca-de-uma-cultura/ para fins acadêmicos. Neste sentido a Apple trabalha a questão da qualidade como:
I. Uma estratégia capaz de trazer vantagem competitiva para a organização
II. O modo de pensar, de ser e de fazer das pessoas da organização, ou seja, a qualidade integrada à cultura da empresa
III. Um erro metrológico, gerando grandes gastos com refugos ou retrabalhos desnecessários
Agora assinale a opção correta:
	
	A
	Somente a afirmação I é correta
	
	B
	Somente a afirmação III é correta
	
	C
	Somente as afirmações I e II são corretas
	
	D
	As afirmações I, II e III são corretas
 
uestão 5/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
O que é qualidade? O estatístico William Deming dizia que é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente. Já o empresário Philip Crosby defendia que é a conformidade do produto com as suas especificações, enquanto o engenheiro químico Kaoru Ishikawa garantia que é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que seja mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor. Adaptado de https://www.campograndenews.com.br/artigos/qualidade-esta-na-percepcao-do-usuario para fins acadêmicos. Estes estudiosos da qualidade tem uma denominação peculiar. Assinale a opção correta quanto a esta denominação:
	
	A
	Mestres da qualidade
	
	B
	Gurus da qualidade
	
	C
	Facilitadores da qualidade
	
	D
	Ninjas da qualidade
Questão 1/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Inicialmente vendido no exterior como um produto terapêutico para reduzir a ansiedade, no Brasil o hand spinner ganhou status de brinquedo, sendo amplamente vendido do comércio de todas as cidades. O hand spinner está indicado para crianças com mais de 6 anos e, mesmo assim, com supervisão de um adulto. Ele oferece riscos relacionados ao engasgamento com a ingestão de partes pequenas. Nos modelos que são movidos a motor, a preocupação é ainda maior, com o risco adicional de ingestão das baterias botão. Para ser fabricado, importado ou comercializado, o produto precisa cumprir com os requisitos técnicos definidos nas portarias vigentes sobre o tema e deve ser submetido aos ensaios previstos pelo processo de certificação, e, consequentemente, ostentar o Selo do Inmetro. Adaptado de  https://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/fiscalizacao-apreende-mais-de-1-mil-hand-spinner-irregulares-na-capital para fins acadêmicos. Nesta situação, em que a normalização do hand spinner passa pela necessidade de certificação do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, assinale a opção correta:
	
	A
	A normalização do hand spinner está no nível individual
	
	B
	A normalização do hand spinner está no nível empresarial
	
	C
	A normalização do hand spinner está no nível nacional
	
	D
	A normalização do hand spinner está no nível internacional
Questão 2/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Enquanto muitos empresários falam em crise e fecham as portas, há quem venda milhares de peças de roupas em um fim de semana. O feito parece mentira, mas acontece em algumas empresas de preço único, em que cada peça, seja calça, shorts, vestido, bolsa ou blusa tem o preço de R$ 13. Sucesso na década de 90, as lojas de preço único viram na crise econômica a chance de voltar ao mercado. E voltaram. Elas investem em produtos com boa qualidade e atingem um grande público. Para vender a um preço tão baixo compra-se pacotes de roupas fechadas. Mas se verifica cada roupa, observando sua qualidade, buscando, por exemplo, pontas de estoque de lojas como Marisa, Riachuelo, Renner e C&A, que deixam os clientes satisfeitos quanto à qualidade e ao preço de cada peça. Adaptado de https://www.campograndenews.com.br/economia/com-preco-de-rs-13-lojas-vendem-ate-3-mil-pecas-no-fim-de-semana para fins acadêmicos. Assinale a opção que mais se adequa ao princípio de gestão da qualidade que pode ser observado nesta situação:
	
	A
	Foco no cliente - organizações dependem de seus clientes e, portanto, é recomendável que atendam às suas necessidades atuais e futuras, além de seus requisitos, e procurem exceder suas expectativas.
	
	B
	Liderança - Os líderes devem criar e manter um ambiente interno no qual as pessoas possam ficar totalmente envolvidas no propósito de alcançar os objetivos da organização.
	
	C
	Envolvimento de pessoas - pessoas de todos os níveis são a essência de uma organização. Seu total envolvimento possibilita que suas habilidades sejam utilizadas para o benefício da organização.
	
	D
	Melhoria contínua - a melhoria contínua do desempenho global da organização deve ser um objetivo permanente.
Questão 3/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Existem dois tipos de problema: o ruim e o bom. O problema ruim de uma organização é aquele que decorre do desvio das operações de rotina. Pode ser a matéria-prima fora de especificação, o defeito numa máquina, a queima de um transformador, o acidente com o caminhão da empresa, e por aí vai. Ele deve ser evitado. Esse tipo de problema sempre existirá, mas podemos minimizá-lo por meio de um gerenciamento de rotina exemplar. Adaptado de http://exame.abril.com.br/revista-exame/o-que-importa-mais-saber-resolver-os-problemas-ou-evita-lo/ para fins acadêmicos. Neste sentido, é importante observar um dos princípios do TQC. Assinale a opção correta quanto a este princípio:
	
	A
	Orientação para as necessidades dos clientes
	
	B
	Ação orientada para os problemas vitais com alta prioridade
	
	C
	Comprometimento da alta administração com a sobrevivência da empresa
	
	D
	Conscientização de que não há qualidade sem a participação das pessoas

Outros materiais