Buscar

ATIVIDADE PEDAGOGICA NR 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

APOL 2 SUSTENTABILIDADE URBANA E GESTÃO DO MEIO URBANO
Questão 1/5 - Gestão do Meio Urbano
Escolha a alternativa abaixo que corresponde ao seguinte conceito: “O conjunto de órgãos e entidades da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios que têm por finalidade o exercício das atividades de planejamento, administração, normatização, pesquisa, registro e licenciamento de veículos, formação, habilitação e reciclagem de condutores, educação, engenharia, operação do sistema viário, policiamento, fiscalização, julgamento de infrações e de recursos e aplicação de penalidades”.
	
	A
	Conselho Nacional de Trânsito.
	
	B
	Código Brasileiro de Transito.
	
	C
	Sistema Nacional de Trânsito. 
	
	D
	Secretaria Nacional de Transporte.
	
	E
	Secretaria Nacional de Infraestrutura.
Questão 2/5 - Gestão do Meio Urbano
Escolha a alternativa abaixo que corresponde a seguinte responsabilidade na área de segurança pública: “Responsável pela aplicação das normas municipais vigentes e apoio aos órgãos de fiscalização, como vigilância sanitária, meio ambiente, obras, trânsito, tributos, entre outros”.
	
	A
	Polícia Civil.
	
	B
	Polícia Militar.
	
	C
	Polícia Comunitária.
	
	D
	Guarda municipal.
	
	E
	Polícia Rodoviária Federal
Questão 3/5 - Sustentabilidade Urbana
Diante do texto apresentado pelo autor, Nigro, 2012, “Vivemos diante do enfrentamento dos desafios impostos pelas questões socioambientais, o que implica em ações (e não omissões) voltadas ao desenvolvimento nacional. No entanto, agindo na escala local do espaço territorial (município ou região), o que a gestão pública garante?  Assinale a alternativa correta:
	
	A
	a insustentabilidade do sistema ambiental urbano e rural alicerçada em fatores mensuráveis e possíveis de serem materializados muito mais próximos da realidade social e cultural, pois cada município brasileiro tem características e problemas únicos.
	
	B
	a insustentabilidade do ambiental cultural se alicerça em fatores possíveis de serem materializados, próximos da realidade rural.
	
	C
	a sustentabilidade do sistema ambiental rural alicerçada em fatores mensuráveis e possíveis de serem materializados muito mais próximos da realidade social, empresarial e ambiental, pois cada município brasileiro tem características e problemas diversos.
	
	D
	a sustentabilidade do sistema ambiental urbano alicerçada em fatores mensuráveis e possíveis de serem materializados muito mais próximos da realidade social e cultural, pois cada município brasileiro tem características e problemas únicos.
	
	E
	a gestão do meio urbano se alicerça em fatores impossíveis de serem materializados, próximos da realidade urbana.
Questão 4/5 - Sustentabilidade Urbana
Abordou-se na disciplina de Sustentabilidade Urbana que os números revelados pela pobreza, pela criminalidade, pela insuficiência escolar (analfabetos e alfabetizados funcionais), pela falta de segurança e saúde pública, que para tomarmos conhecimento basta acompanharmos as notícias ou lançarmos nosso olhar sobre o ambiente urbano, principalmente sobre os grandes aglomerados, justificam a revisão de uma ética social em prol de um ajuste econômico capaz de acabar com a desigualdade reinante em nossas cidades. (NIGRO, Carlos Domingos, Curitiba: Editora InterSaberes 1ª. edição 2012 - (In)sustentabilidade urbana)
Com base no texto acima e nos estudos feitos na disciplina, responda: em vez de socialização, o que trouxe inúmeras consequências nocivas, seja em relação às questões socioambientais, como em relação às questões jurídicas, econômicas, políticas e culturais? 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Exclusão territorial
	
	B
	Exportação de empresas
	
	C
	Urbanização excludente
	
	D
	Inclusão da urbanização
	
	E
	Urbanização territorial
Questão 5/5 - Sustentabilidade Urbana
Com relação ao desenvolvimento sustentável, há um teor de texto com as seguintes exigências: comprometimento com políticas econômicas saudáveis, um gerenciamento saudável, uma administração pública eficaz e previsível, preocupações ambientais integradas ao processo de tomada de decisões e um governo democrático, onde a participação dos envolvidos é fundamental...  (NIGRO, Carlos Domingos, Curitiba: Editora InterSaberes 1ª. edição 2012 - (In)sustentabilidade urbana)
Com base no texto acima e nos estudos feitos na disciplina de Sustentabilidade Urbana, o texto se refere a qual instrumento?
	
	A
	Plano Plurianual
	
	B
	Agenda 21
	
	C
	Constituição Federal de 1988
	
	D
	Sociedade Civil
	
	E
	ONGs
RESPOSTAS: A: C PAG 123 2: D PAG 137 3: D PAG 55 4: C PAG 54 5: B PAG 55

Outros materiais