Buscar

ANOTAÇÕES PARA AV 1 DE F.C.S

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANOTAÇÕES PARA AV 1 DE F.C.S
CONCEITOS BÁSICOS (Cap 2)
Alteridade - é o estudo da das diferenças e do outro, valoriza a diversidade cultural. Dessa forma não hierarquizamos forma e estilos de vida, mas reconhecemos que é na variedade das formas de viver que está a riqueza da vida humana. 
OBS: Alteridade também é a capacidade de se colocar na no lugar dos outros. “A partir do outro que eu me reconheço. ”
Etnocentrismo – é quando o indivíduo coloca a sua cultura ou grupo étnico no centro de tudo, essa diferença ameaça nossos valores culturais. Portanto considerando seus valores e modo de viver como verdade absoluta e melhor que do que outra cultura. É possível afirmar que toda sociedade é etnocêntrica. 
Relativismo cultural / Diversidade cultural – é compreender as diferenças culturais que existem entre os seres humanos, à variedade e convício de ideias, características ou elementos entre si. 
C.H: Esse processo de compreensão social veio do fenômeno da globalização, com a forte influência ocidental no mundo marcado pelos EUA. 
Endoculturação – é a aprendizagem baseada na cultura em que o indivíduo vive, que vai desde a infância até a morte. Ele vai se desenvolver de acordo com os valores que lhe fora ensinado. 
EX: Ao nascer a primeira cultura do indivíduo começa no ambiente familiar, depois se estende aos demais grupos: escola, amigos, trabalho, atividades esportivas, etc. 
Etnografia – é o estudo da cultura de um povo (raça, língua, religião, costumes, atividades, formas de expressão, etc.)
OBS: Essa ferramenta antropológica inaugurou as aplicações dos métodos antropológicos. 
ILUMINISMO (Cap 3)
	C.H: O iluminismo teve como referência o racionalismo onde os pensadores criticavam severamente o formato de organização dos estados europeus, principalmente a França, que era regido por uma monarquia absolutista, a interferência do Estado na economia (mercantilismo) e a influência da Igreja Católica. 
Os pensadores iluministas estavam de acordo com as ideias burguesas, que seria mudar a estrutura econômica e social para poder tirar proveito disso, se favorecer. 
O iluminismo para Kant é a saída do homem do estado de tutela, pelo qual ele é o próprio responsável, onde a única condição é a liberdade e de exercer publicamente a razão sobre os aspectos. 
Tinha como característica: a razão para o alcance do conhecimento, crença nas leis naturais para regulamentar a sociedade, crítica ao absolutismo, defesa da liberdade política, econômica e expressão, defesa da ideia jurídica, critica a igreja católica. 
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (Cap 3)
Os efeitos da Revolução 
° Marca o início de uma sociedade capitalista. 
° Proletário e proletariado são as novas classes sociais básicas, construindo uma relação de exploração do operário. 
° A utilização de maquinas que trouxe um aumento considerável a produção até então nunca visto.
° Responsável pelo desaparecimento do artesão e das corporações de oficio. 
° A sociedade passou a ser mais urbana, a procura de mercado externo cresceu progressivamente. 
° As pessoas condições de trabalho fez com que nascesse ideologias que defendesse os trabalhadores (início dos movimentos operários). 
AGUSTO COMTE (Cap 4)
Criador do positivismo, onde enfatizava que a ciência é o único meio de conhecimento possível e que o método (a presença de uma metodologia era importante para a concretização e comprovação de uma ciência) das ciências da natureza o único válido. Seu objeto de estudo era a Sociedade, onde é titulado fundador da sociologia. 
Comte acreditava que o amor e a ordem chegariam ao progresso. 
Para Comte o positivismo era uma evolução inevitável da natureza humana, e passa isso teria que passar pelas fases da Lei dos 3 Estados; 
° Teológico – se baseia na explicação sintetizada na figura de um Deus ou deuses. 
° Metafísico – se baseia na explicação sintetizada agora por uma reflexão sobre a essência e o significado abstrato das coisas (mito, magia). 
° Positivo – baseia-se nas explicações cientificas, utilizando métodos científicos. 
Para Comte a dinâmica social é subordinada da estática social onde o progresso provem da ordem e do aperfeiçoamento dos elementos permanentes de qualquer sociedade como: religião, família, acordo entre o poder temporal e espiritual etc. 
EMILE DURKHEIM (Cap 4)
Para Durkheim a sociedade é um corpo humano onde o cérebro é o Estado e outros órgãos os componentes da sociedade, se o Estado para ou tem mau funcionamento os outros órgãos da sociedade serão prejudicados. 
O objeto de estudo é o fato social que é toda maneira de agir ou pensar, fixa ou não, que é capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção externa. O indivíduo se molda nas regras e hábitos do ambiente onde vive, é importo a esse modo de vida pela sociedade. 
Ele pode ser: 
° COERCITIVO (sanções legais a quem tenta se rebelar ao molde da sociedade. Ex: Multa de transito)
° EXTERIOR (são fatos coletivos, existes independentemente dos indivíduos, já está pronto ao nascer e são internalizados pelos processos de socialização. Ex: religião, sistema econômico.)
° GERAL / COLETIVO (é todo fato social que é geral, se repete em todos os indivíduos, ocorre em distintas sociedades e por um determinado ou por longe tempo. “Ser coletivo por ser geral. ” Ex: Costumes, hábitos, sistema de comunicação, valores. 
Consciência social são costumes herdados de uma geração para outra, ela não se baseia na consciência do indivíduo, mas está espalhada por toda sociedade. É representado pela moral vigente na sociedade, como um conjunto de regras fortes que atribuem valores e delimitam os atos do indivíduo. 
Tipos de solidariedade
° Mecânica – direito regressivo (punir aquele que não cumpre a normal social importa, através de punição) sociedade simples.
° Orgânica – direito restitutivo (fazer com que a situação perturbada seja reparada, ao infrator cabe somente reparar o dano causado a sociedade que não é afetada como um todo) sociedade complexa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes