Buscar

Portifolio da Aluna Maianne do Socorro Miranda Amador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Impressora 3D
	Uma evolução tecnológica utilizada em prol da medicina
Maianne do Socorro Miranda Amador – RU: 1703081
Polo: Belém/PA
A impressora 3D, criada na década de 80, é uma tecnologia que vem conquistando um lugar de destaque no mercado. O equipamento é capaz de criar objetos em três dimensões, a partir de um arquivo digital.
Impressora 3D: Tecnologia que produz
Fonte: Google 2017
O aparelho foi comercializado pela primeira vez, pela empresa 3D Systems, que até hoje exerce liderança no comércio da produção de impressoras com tecnologias 3D.
Segundo Baião (2012, p.19) a impressora 3D diferentemente da impressora convencional, que apenas adiciona tinta sobre a folha de papel formando textos e imagens, foi projetada para imprimir objetos em formatos tridimensionais.
De acordo com Monteiro (2015, p.14) a tecnologia tem ocupado espaço em múltiplos seguimentos, sua aplicabilidade pode ser vista em diversos meios de produção, tais como: calçados, instrumentos musicais, brinquedos, construção e restauração de materiais, próteses, joias, etc.
Para imprimir um item por meio desta tecnologia, é necessário com que haja um modelo do objeto que se pretende obter, este molde pode ser criado através de um software computacional especifico com a finalidade de transformar a imagem em 3 dimensões ou também pode-se baixar e adaptar modelos já existentes.
Antes de imprimir é necessário definir as dimensões que o objeto deverá possuir, após o comando imprimir ter sido executado, o software instalado no computador enviará as informações para a impressora, que dependendo do modelo, executará a função.
No mercado tem sido comercializado diferentes tipos de modelo, dentre os quais destacam-se: as impressoras que trabalham com modelagens por fusão. Neste equipamento utiliza-se como matéria prima o filamento de plástico, que através de um injetor, aquece e puxa a matéria-prima, em seguida o material derretido é depositado em camadas na base, até a finalização do objeto. 
Há, também, impressoras 3D que trabalham por Sinterização Seletiva a Laser, na qual utiliza-se como matéria-prima partículas de plástico ou metal, a câmara da impressão é preenchida com pó, através do seu bombardeamento por raios laser, este chega a seu ponto de fusão e derrete, e inicia-se a formação de camadas até que o objeto seja concluído.
O que irar determinar o tempo estimado para a finalização da impressão será o tamanho e a forma em que o objeto será impresso.
Essa tecnologia tem sido muito empregada, na área da medicina, estudiosos estão analisando a possibilidade de se produzir órgãos com (bio-materiais). Atualmente essas impressoras estão sendo utilizadas na produção de próteses. Por meio de imagens captadas em exames de tomografia e ressonância magnética, estão sendo criadas próteses de titânio capazes de reconstruírem partes do crânio, costela, pernas, braços, mãos e dedos de pessoas acidentadas ou com alguma deformidade física.
Molde feito em titânio 
Fonte: Google 2017
Através do equipamento é possível médicos fazerem um planejamento da cirurgia, antes mesmo desta acontecer, com a modelagem de parte do corpo de uma pessoa afetada por um tumor, por exemplo, há a possibilidade destes profissionais planejarem a operação visando em que parte do corpo do paciente deverá ser a abordagem, quais as áreas mais afetadas, como prevenir um possível erro, como agir diante da situação e quais procedimentos deverão ser tomados para que a cirurgia seja bem sucedida.
Impressora 3D, sendo utilizada por profissionais da medicina
Fonte: Google 2017
Um outro benefício que a tecnologia traz a medicina é na formação de futuros profissionais da área, em algumas faculdades, inclusive aqui no Brasil, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) estão sendo criados protótipos de órgãos humanos, por meio de impressoras 3D, onde os futuros médicos podem aprofundar seus estudos, planejar, e executar operações em moldes, essa prática tem como intuito preparar os acadêmicos para alguns desafios que enfrentarão ao atuarem na profissão.
Ainda estão sendo realizados inúmeros estudos em relação a possibilidade da implantação de órgãos feitos a partir de bio-materiais em tecnologia 3D, em seres humanos, estudiosos, hoje, acreditam que futuramente está tecnologia irá revolucionar a medicina.
Referencias
BAIÃO, Francisco José. Funcionalidades e Tecnologias Da Impressora 3D. Itaituba 2012. 
Como a impressão 3D está ajudando a salvar vidas. Disponível em: https://tecnoblog.net/196512/impressoras-3d-salvando-vidas/. Acesso em: 24 de maio de 2017. 
Como funciona: Impressora 3D. Disponível em: http://energiainte ligenteufjf.com/ como-funciona/como-funciona-impressora-3d/. Acesso em: 23 de maio de 2017.
Impressoras 3D cada vez mais ao lado da medicina. Disponível em: https://pplware.sapo. pt/informação/ impressoras-3d-cada-vez-mais-ao-lado -da-medicina/. Acesso em: 22 de maio de 2017.
MONTEIRO, MARCO Túlio Ferreira. A Impressão 3D No Meio Produtivo e o Design: um estudo na fabricação de joias. Belo Horizonte. 2015.
Tecnologia 3D ajuda a medicina com próteses e exames de imagem. Disponível em: http://
g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/01/tecnologia-3d-ajuda-medicina-com-proteses-e-exames-de-imagem.html. Acesso em: 23 de maio de 2017.

Outros materiais