Buscar

APOL 2 ESTRATÉGIA CORE COMPETENCE.doc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estratégia, Core Competence e Mudança�
Análise de Vantagem Competitiva
NOTA 100 APOL2�
Questão 1/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Após um longo período de crise, o gerente de marketing da Hammer Industrial propôs uma série de medidas que visavam a criação de um sistema de mensuração de marketing. Sua ideia era avaliar com maior precisão o nível de relacionamento entre a empresa e sua carteira de clientes para melhorar a proposição de valor para esses clientes.
Mas ele cometeu um erro quando propôs a mensuração de:
	
	A
	Participação de mercado
	
	B
	Captação de clientes
	
	C
	Satisfação dos clientes
	
	D
	Retenção de clientes
	
	E
	Eficiência da linha de produção
Resposta= E
Questão 2/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Kaplan e Norton (1997) criaram uma forma de transformarmos estratégias complexas em ações objetivas. Os autores propuseram a utilização de documentos gráficos que permitissem a visualização de todo processo estratégico em um único documento sob a forma de um mapa estratégico.
Quais as perspectivas apontadas pelos autores para a elaboração de um mapa estratégico?
	
	A
	Ambientais, internas, sociais e humanas.
	
	B
	Marketing, finanças, produção e pessoas.
	
	C
	Planejamento, organização, direção e controle.
	
	D
	Financeira, do cliente, interna e do aprendizado e conhecimento.
	
	E
	Ambientais, planejamento, produção e pessoas
Resposta= D
Questão 3/5 - Análise de Vantagem Competitiva 
A matriz GE, assim como a matriz BCG tem utilização bastante disseminada em algumas empresas que estão preocupadas com suas ações e funções estratégicas para avaliar as suas unidades de negócios, separadamente, afim de tomar decisões estratégicas sobre seus posicionamentos corporativos e que permite promover reestruturação ou rearranjos organizacionais nestas unidades de forma a permitir que estas continuem contribuindo de forma efetiva para os objetivos empresariais.
A respeito da análise da matriz GE é correto afirmar a respeito dos quadrantes estabelecidos na matriz:
	
	A
	em relação ao investimento Seguro e Crescimento - Caso as unidades de negócio estejam presentes no canto superior direito desta matriz (espaço verde) significa que devemos priorizar essas unidades de negócio e investir nas mesmas com o objetivo de as fazer crescer ao máximo possível. Devido à grande ambiguidade existente quanto à tomada de decisão desta categoria apenas se deverá investir na mesma se sobrar dinheiro após os investimentos seguros e de crescimento (da zona verde).
	
	B
	em relação ao Investimento Seletivo/Cauteloso - Neste caso, as unidades encontram-se na zona amarela da matriz, ou seja, existe um risco inerente moderado quanto ao sucesso destes negócios. Desta forma a empresa deverá colher o máximo de benefícios restantes do negócio tendo em vista o desinvestimento do mesmo.
	
	C
	em relação a Zona de Perigo – Colher e/ou Desinvestimentos - Tal como o título indica, estamos perante uma situação em que nem as unidades de negócio nem o mercado em questão têm qualquer tipo de sucesso (zona vermelha). Devido à grande ambiguidade existente quanto à tomada de decisão desta categoria apenas se deverá investir na mesma se sobrar dinheiro após os investimentos seguros e de crescimento (da zona verde)
	
	D
	em relação à zona de perigo - Neste caso, as unidades encontram-se na zona amarela da matriz, ou seja, existe um risco inerente moderado quanto ao sucesso destes negócios. Devido à grande ambiguidade existente quanto à tomada de decisão desta categoria apenas se deverá investir na mesma se sobrar dinheiro após os investimentos seguros e de crescimento (da zona verde).
	
	E
	em relação ao investimento Seguro e Crescimento - Caso as unidades de negócio estejam presentes no canto superior direito desta matriz (espaço verde) significa que devemos priorizar essas unidades de negócio e investir nas mesmas com o objetivo de as fazer crescer ao máximo possível.
 
Resposta= E
Questão 4/5 - Análise de Vantagem Competitiva 
A respeito das estratégias de prolongamento do ciclo de vida do produto, leia as asserções abaixo descritas e indique, dentre as alternativas apresentadas, qual é a única opção correta.
Segundo o autor Marcos Cobra (1992) dentre os objetivos das ações visando proporcionar o prolongamento do ciclo de vida de um produto, tem-se:  
(I) Promover o uso mais frequente do produto entre consumidores habituais; o obsoletismo das meias de náilon, por exemplo, por desfiar muito facilmente ou por novos modelos surgidos, leva as mulheres ao consumo prolongado e repetitivo do produto;
(II) Desenvolver um uso mais variado do produto entre consumidores habituais; citamos atrás o uso dos fornos de micro ondas, ou mesmo o exemplo da mortadela acima;
(III) Criar novos utilizadores do produto pela expansão do mercado; o autor exemplifica o caso da Johnson & Johnson cuja linha de xampus infantis passou a Ter apelo publicitário e mercado também para adultos, com o slogan “o que é bom para as crianças, e bom também para os adultos “citamos novamente o caso das mortadelas Ceratti que acima narramos e suas variações com diversos padrões de sabor;
(IV) Descobrir novos usos para o produto através de identificação de novas satisfações que o produto pode gerar no consumidor; o autor cita exemplo dos relógios de pulso, que já contém, alarme, calculadoras, jogos, mini - rádios e até mini - televisões. Os telefones celulares são outro exemplo; com eles já é possível acessar Internet, ou tê-lo funcionando como pager, etc.
 
É correto o que se afirma em
	
	A
	As asserções I e II estão corretas e as III e IV estão incorretas
	
	B
	As asserções I, II e IV estão corretas e a asserção III está incorreta
	
	C
	As asserções II, III estão corretas e as asserções I e IV estão incorretas
	
	D
	Todas as asserções estão corretas
	
	E
	Todas as asserções estão incorretas
Resposta= D
Questão 5/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Quando pensamos em melhorar os processos internos de uma organização as ferramentas da Qualidade e a análise de OSM podem nos ser muito úteis.
Considerando a melhoria de processos internos, quais alternativas representam possíveis objetivos de melhoria de processos internos em uma organização:
	
	A
	Aumento da eficiência operacional;
	
	B
	Melhoria de fluxos;
	
	C
	Eficiência na comunicação;
	
	D
	Rapidez na execução;
	
	E
	Todas as alternativas 
Resposta= E

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes