Buscar

Resumo - Metalurgia do Pó

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Metalurgia do pó consiste na manufatura de produtos a partir de metais e compostos metálicos finamente divididos (pó). 
Características: Há ausência de fase líquida ou presença apenas parcial dela no processo. Na maioria dos casos não necessita de usinagem. Produção de peças com características estruturais (impossíveis de se obter em outros processos). Obtenção de peças em grandes séries.
Vantagens:temperaturas de sinterização baixa em relação a outros processos; O produto final possui estreita tolerância dimensional e excelente acabamento superficial; Há perfeito controle de composição química do material; Alta produtividade. Desvantagens: Forma geométrica da peça é limitada; Processo produz uma porosidade residual que deve ser eliminada em alguns casos.
Estágios: Produção do pó, caracterização do pó, mistura, compactação (enchimento, prensagem e extração) e sinterização (800 a 1150ºC). 
Produção de pós: Para partículas grandes 1) Fundido: Atomização 2) Sólido: Cominuição / Gás: Micronização 3)Processos químicos: Método de redução de óxidos (forma pó pela remoção do oxigênio do óxido metálico), de decomposição térmica, de precipitação a partir de uma solução.
Cominuição (moagem): Método mecânico para obtenção de pós através de operações de esmagamento e/ou moagem realizada em metais mais duros ou menos dúcteis. Pós obtidos de materiais quebradiços possuem formatos angulares enquanto que os feito de metais menos dúcteis tendem a formar flocos (podendo ser inapropriado). Micronização é um processo de transformação, no qual as partículas são submetidas ao atrito intenso entre si, através do ar comprimido (ultrapuro) à alta pressão, produzindo assim micropartículas de tamanho reduzido. Atomização: O metal fundido é vazado por um orifício formando um filete líquido que é bombardeado por jatos de gás inerte, ar, ou água para formar partículas metálicas. O tamanho e formato das partículas serão influenciados pela temperatura do metal a velocidade do fluxo do metal pelo orifício, o tamanho do bico e as características do jato de fluido.
Propriedades e parâmetros que caracterizam os pós: Grau de Pureza (Número de inclusões não metálicas na matriz metálica); Forma e dimensão das Partículas; Distribuição de Tamanho das Partículas; Superfície Específica; Densidade Aparente; Composição Química e Microestrutura.
Compressibilidade: Capacidade de densificação / Compactação: estabilidade estrutural do prensado.
Compactação Isostática: Consiste na aplicação de uma pressão isostática através de um fluido a um molde flexível de borracha de forma a densificar a massa de pós que se encontra no seu interior. Vantagens: Promove distribuição mais homogênea de densidade nas peças compactadas. Possibilidade de obter formas geométricas não permitidas através do processo de compactação axial normal. Desvant.:Taxa de produção relativamente baixa. Toler. adm.
Sinterização: Consiste na compactação final da peça verde em alta temperatura. Ocorre no estado sólido, embora possa ocorrer na fase líquida. A presença de defeitos cristalinos facilita esse processo, pois fornece “caminhos” favorável à difusão. Tipos: Na fase sólida (o pó compactado é densificado completamente em um sólido. A temperatura de sinterização é inferior ao ponto de fusão dos metais presentes.) Na fase líquida: Ocorre quando uma fase líquida está presente no compactado de pó durante a sinterização.
Os mecanismos de transporte de massa são: 1) escoamento viscoso: A superfície ou toda a partícula encontra-se num estado de líquido de alta viscosidade. Líquido porque o transporte de massa é macroscópico, resultado do escoamento de material para o pescoço. Muitas vezes este estado é chamado de plástico; 2) Difusão atômica: i - difusão volumétrica a partir da região de contato entre partículas para o pescoço; e ii - difusão no contorno de grão entre as partículas. 
Cuidados com alumínio: Contaminação com o ambiente, que pode causar uma oxidação rápida por uma baixa densidade aparente

Outros materiais