Buscar

(Aula 2) Filosofia - Origem, Conceito e objetivo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
*
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
Filosofia: Origem, conceito e objeto.  
O que é Filosofia Jurídica? 
Que significa incluí-la no curso de Direito?  
Que conexão existe entre Filosofia e Direito?  
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
 
Cretella Jr.( 2006, p. 4) afirma que  Gustavo Hugo, um dos fundadores da Escola Histórica, teria usado a expressão “filosofia do direito” pela primeira vez, quando elaborou a obra editada em 1797, denominada de Tratado do direito natural ou Filosofia do direito positivo. 
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
Cretella Jr. ( 2006, p. 4) observa que:
O estudo do direito, em qualquer dos aspectos em que se desdobra, não pode desvincular-se do estudo da filosofia, a não ser que se pretenda ter do mundo jurídico apenas uma visão técnica e prática, imediatista e utilitária. Na realidade pode-se advogar mediocremente (e até razoavelmente) sem conhecer filosofia do direito, mas não  pode haver jamais um expoente, na arte de advogar, que não conheça lógica, filosofia e filosofia do direito, porque é impossível versar  grandes questões de direito com o emprego tão-só da técnica de advogar.
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
No caso particular da Filosofia Jurídica, percebemos  que em todas as épocas se meditou sobre o problema dos fundamentos do Direito e da Justiça.
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
Um pouquinho de história...
Segundo Herkenhoff ( 2010, p. 19), por ocasião da fundação dos cursos jurídicos em Olinda e São Paulo, em 11 de agosto de 1827, o currículo apresentava a disciplina ‘Direito Natural” no sentido de uma disciplina propedêutica.
Assim permaneceu até 1891, até a reforma de Benjamim Constant.
Com a reforma a disciplina passou a ser designada como “Filosofia e História do Direito”, ministrada do primeiro ano do curso.
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
Um pouquinho de história...
Em 1895, a disciplina foi desdobrada e passou a ser “Filosofia do Direito”. Todavia em 1931, ocasião da organização da Universidade do Rio de Janeiro, a disciplina foi substituída pela “Introdução à Ciência do Direito” e passou a integrar o currículo do Doutorado em Direito.
Atualmente, a “Filosofia” e a “Filosofia do Direito” são disciplinas obrigatórias.
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
Metodologia do Caso Concreto
Caso 1 – A filosofia jurídica e a busca pelo fundamento de legitimação da norma jurídica - Antígona
Diante da síntese acima apresentada, responda as perguntas abaixo:
 
Podemos considerar  que o caso concreto apresenta a célebre discussão acerca da legitimidade das normas? Justifique. 
Por que o acaso narrado revela uma das preocupações da filosofia Jurídica? 
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
Caso 2 – Sobre os fundamentos da Justiça
 Diante do texto  apresentado, responda as perguntas abaixo:
1 – É possível dizer que o texto apresenta uma reflexão filosófica sobre o Direito?
2 – Destaque uma parte do texto que justifica sua resposta anterior.
 
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
Vamos começar?
 
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
O que é Filosofia Jurídica?
Podemos dizer que a Filosofia Jurídica (BITTAR; ALMEIDA, 2004, p. 50-54):
É um saber crítico a respeito das construções jurídicas e práticas do Direito; 
Apresenta como tarefa buscar os fundamentos do Direito;
É uma reflexão atenta às modificações no mundo jurídico e seus institutos;
Oferece suporte reflexivo ao legislador;
Desvela as ideologias que fundam certas práticas jurídicas.
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
O termo Filosofia Jurídica:
Considerando tais afirmações podemos dizer que uma filosofia jurídica é o campo de investigação da Filosofia  que tem por objeto o Direito. 
Esta área de saber pode ser estudada do ponto de vista filosófico, por filósofos de formação ou por juristas, focalizando temas como Justiça, Propriedade, Liberdade, Igualdade, o conceito de Direito, Legitimidade das normas e o papel do Direito nas sociedades. 
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
Para uma definição...
Uma definição relevante que precisamos considerar é a oferecida por Paulo Nader (2003, p. 11) segundo a qual “a Filosofia Jurídica consiste na pesquisa conceitual do Direito e implicações lógicas, por seus princípios e razões mais elevados, e na reflexão crítico-valorativa das instiuições jurídicas.” 
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
Para uma definição...
João Baptista Herkenhoff:
“A Filosofia do Direito procura captar a realidade jurídica por meio de sua relação com as causas primeiras e os princípios fundamentais. Debruça-se sobre o estudo da natureza do Direito e de sua significação essencial” (2010, p. 16).
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
Para uma definição...
2. António Braz Teixeira (Portugal)
“a Filosofia do Direito é uma parte da Filosofia, é reflexão filosófica sobre o Direito ou consideração do Direito sob o ponto de vista filosófico” (TEIXEIRA apud HERKENHOFF, 2010, p. 16).
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
Para uma definição...
3. Miguel Reale
“a Filosofia do Direito, esclareça-se desde logo, não é disciplina jurídica, mas é a própria Filosofia enquanto voltada para uma ordem de realidade, que a ‘realidade jurídica’. Nem mesmo se pode afirmar que seja Filosofia especial, porque é a Filosofia, na sua totalidade, na medida em que se preocupa com algo que possui valor universal, a experiência histórica e social do direito” (REALE, 2002, p. 9).
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
É importante observar, ainda, a advertência que Paulo Nader (2003, p. 3)  faz, a saber: “Se é verdade que a condição de filósofo não se adquire por título universitário, senão pela constância do pensamento dialético, também é certo que somente atinge a situação de  jurisfilósofo o jurista que exercita, como  hábito, a atitude filosófica”. 
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
Quem é o jurisfilósofo?
Deve-se destacar neste ponto a figura do jurisfilósofo. Trata-se daquele que conhece as correntes filosóficas, bem como as categorias lógicas do Direito, com o objetivo de avaliar o rigor lógico dos conceitos jurídicos e a adequação do Direito Positivo às necessidades sociais atuais.
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
Relembrando...
Nas reflexões de Miguel Reale (1998, p. 9),  a Filosofia Jurídica é a própria Filosofia voltada para a realidade jurídica, porque o Direito é um fenômeno universal que decorre da existência humana e o jurisfilósofo problematiza o que para o operador do Direito se configura como seguro. 
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
Como os jurisfilósofos problematizam o Direito?
Reale nos sugere algumas indagações típicas dos jurisfilósofos: 
“Por que o Juiz deve apoiar-se na lei? Quais as razões lógicas e morais que levam o juiz a não se revoltar contra a lei, e a não criar solução sua para o caso que está apreciando, uma vez convencido da inutilidade, da inadequação ou da injustiça da lei vigente? Por que a lei obriga? Como obriga? Quais os limites lógicos da obrigatoriedade legal?” (1998, p. 10).
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
Reflexão epistemológica e axiológica:
A Filosofia Jurídica é um estudo reflexivo sobre o Direito e se divide em dois planos de reflexão: o plano da reflexão epistemológica em que  se observa o conceito de direito. 
Entendendo epistemologia como  uma teoria da ciência, logo um estudo da ciência do Direito e, por outro,  um plano axiológico que promove uma reflexão valorativa. Sendo o termo axiológico entendido como estudos dos valores. 
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
Vamos ver um exemplo?
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
O que é o Direito?
Indagar “O que é o Direito?” é uma preocupação do jurisfilósofo e provoca outras pesquisas importantes sobre norma jurídica como expressão do Estado; sobre coação como essência
do Direito; se o Direito é justo e se sua efetividade é essencial à validade (NADER, 2003).
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
Trata-se de uma investigação norteada pelos princípios éticos, mormente pelo valor Justiça. Um bom exemplo está nos debates contemporâneos sobre eutanásia, aborto de anencéfalos, tortura etc que extrapolam os limites da ciência jurídica em direção aos postulados éticos. 
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
Os dois planos da reflexão jusfilosófica:
Na esfera epistemológica o debate se limita ao âmbito do Direito  sob o ponto de vista conceitual. 
Na esfera axiológica, se pretende uma reflexão valorativa que se preocupa com os fundamentos do agir correto. 
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
Qual a sua utilidade?
Embora desinteressada, a Filosofia é útil ao Direito quando, na busca da verdade, fertiliza a compreensão da experiência jurídica e possibilita novos caminhos. Quando transcende o mundo fático e promove discussões éticas, porque a atividade jurídica exige a sensibilidade ética (NADER, 2011, p. 19).
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
Que papel a Filosofia Jurídica possui no universo jurídico?
Segundo Herkenhoff (2011, p. 20), a Filosofia possui um duplo papel: na universidade, lugar da pesquisa, se afigura como elemento provocador de novas pesquisas; na vida profissional, preside o pensamento e a prática jurídica.
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
O Direito sob o olhar de múltiplos saberes!!
O Direito como fenômeno cultural está sujeito a diversos olhares. Pode ser estudado sob a ótica da História, da Antropologia, da Psicologia, da Filosofia, da Economia e, também, da arte.
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
Resumindo...
Nesta aula conhecemos o conceito de Filosofia jurídica ou Filosofia do Direito. Estudamos os objetos de investigação da  Filosofia Jurídica. E compreendemos  o valor da Filosofia para uma leitura crítica das doutrinas jurídicas.
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
Na próxima aula estudaremos os seguintes pontos:
A importância de Platão para tradição Filosófica; 
A dualidade na Alegoria da Caverna;
O papel do filósofo na República  e a relação entre justiça e lei;
A ideia de justiça retributiva apresentada no mito de Er.
*
*
AULA 1
NOME DA DISCIPLINA
Referências:
BITTAR, E. C. B.; ALMEIDA, G. A. A. Curso de filosofia do direito. 3. ed., São Paulo: Atlas, 2004.
CRETELLA JÚNIOR, J. Curso de filosofia do direito. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2006.
HERKENHOFF, J. B. Filosofia do Direito. Rio de Janeiro: GZ, 2010.
NADER, P. Filosofia do direito. 20. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2011.
REALE, M. Filosofia do direito. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes