Buscar

anotaçao. cult material. pesez .docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História da Cultura Material
- A cultura material se desenvolveu no século XIX, juntamente com uma corrente evolucionista a qual pertencia também "uma nova arqueologia cujo desenvolvimento para muitos na tomada de consciência da cultura material". 
- Foi necessário que a cultura material se desprendesse dos conceitos de cultura e de civilização para encontrar uma teoria fundada numa análise materialista. O que acontece quando Marx lança o "materialismo histórico" na segunda metade do século XIX.
- A cultura material encontrou seu "lar" na história, e embora ela possa ser usada em outras áreas das humanidades como a etnologia, a etnologia não a usa mais do que como um apoio para suas teses. 
- Ainda que a cultura seja ponto de debate na história, quem domina a área da nova matéria são os arqueólogos que usam as fontes materiais para abordar as sociedades do passado e através de suas reconstituições, os aspectos materiais prevalecem naturalmente.
O que é cultura material?
- Buscar a definição da cultura material é complexo pois, os historiadores e arqueólogos, quando perguntados, deixam que o termo se explique por si só. 
- Mas não é seguro que a ideia de cultura material seja óbvia. " A noção de cultura material não tem valor em si; só o tem se se revelar útil." p. 180
* Cultura ou civilização material?
- "A cultura material faz parte das infra-estruturas, mas não as recobre; ela só se exprime no concreto, nos e pelos objetos. Em suma, a relação entre o homem e os objetos (sendo aliás o próprio homem, em seu corpo físico, um objeto material), pois o homem não pode estar ausente quando se trata da cultura.
Cultura material e história
- Os livros de história não abordam a história das sociedades utilizando a cultura material a não ser no caso da História da Antiguidade que é posta como algo tão remoto devido à grande diferença de tempo, que a antiguidade usufrui da arqueologia para contar um pouco sobre a cultura dos povos. Contudo, a cultura material só é contada quando acontece junto à algum grande acontece como a invenção de Gutenberg. 
Um estudo abandonado aos eruditos de província
- Apesar de haver alguns estudos de cultura material consagrados como Jules Quicherat, historiador do vestuário e Léopold Delisle, historiador da agricultura, a cultura material ainda está às margens da erudição, não sendo reconhecida ou tratada com desdém.
A escola dos Annales
- Os Annales como grandes precursores da cultura material, principalmente com Lucien Febvre e Fernand Braudel. 
As massas silenciosas são colocadas em primeiro plano 
- Para Fernand Braudel, em seu livro "Civilização material e capitalismo", "a vida material é como o andar térreo de uma construção cujo andar de cima é constituído pelo econômico." 
- "Assim, Fernand Braudel afirma, através de seu livro, a dignidade do estudo da vida material, proclama majoritária a história das massas e inverte os esquemas habituais, colocando 'prioritariamente essas próprias massas em primeiro plano', abrindo primeiramente suas páginas 'aos gestos repetidos, às histórias silenciosas e como que esquecidas dos homens, a realidades de longa duração, cujo peso foi imenso e o barulho apenas perceptível" - p. 184
- Vida material e vida econômica estão intimamente ligadas mas são muito distintas.
Os temas: pão, moradia, vestuário...
- A cultura material vai além de números de listas econômicas, através de talvez o pão que se compra diariamente, se pode observar os regimes calóricos, a mesa e seu bem-viver, os cardápios, o supérfluo e o ordinário. Fernand Braudel, através das relações entre pão e vinho, criou a história das associações alimentares.
Muito mais do que a história das técnicas
- Fernand Braudel coloca em seu livro também a habitação e o vestuário, mas ocupam menor espaço do que a alimentação devido ao pouco apoio recebido da arqueologia e à pequena quantidade de fontes. Braudel analisa a habitação colocadas sob o ângulo do que seria ordinário e o que seria supérfluo e se fixa na diferença entre a casa do camponês e a residência burguesa, entre civilizações ricas e civilizações pobres.
- Fernand Braudel implanta a cultura material a partir das hesitações da história.

Outros materiais