Buscar

Ficha de leitura da Cartografia.docx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA
FACULDADE DE CIÊNCIAS DE TERRA E AMBIENTE
Departamento de Geografia
Fundamentos da Cartografia
	
	Tipo de obra: Livro
Classif:____________
	Nome: Olter Alexandre Ouana
Bibliografia usada. 
	
	Conteúdo
	Observações
	A cartografia é considerada como a ciência e a arte de expressar (representar), por meio de mapas e cartas, o conhecimento da superfície terrestre. É ciência porque, para alcançar exatidão, depende basicamente da astronomia, geodesia e matemática. É arte porque é subordinada as leis da estética, simplicidade, clareza e harmonia.
Conceitos usados na Cartografia
Globo - representação cartográfica sobre uma superfície esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade cultural e ilustrativa.
Mapa - representação no plano, geralmente em escala pequena, dos aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de uma área tomada na superfície de uma figura planetária, delimitada por elementos físicos, político-administrativos, destinada aos mais variados usos, temáticos, culturais e ilustrativos.
Carta - representação no plano, em escala média ou grande, dos aspectos artificiais e naturais de uma área tomada de uma superfície planetária, subdividida em folhas delimitadas por linhas convencionais (paralelos e meridianos) com a finalidade de possibilitar a avaliação de pormenores, com grau de precisão compatível com a escala.
Planta - é um caso particular de carta. A representação se restringe a uma área muito limitada e a escala é grande, consequentemente o número de detalhes é bem maior.
Mosaico - é o conjunto de fotos de uma determinada área, recortadas e montadas técnica e artisticamente, de forma a dar a impressão que todo o conjunto é uma única fotografia. Ortofotocarta - é uma fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é uma perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano, complementada por símbolos, linhas e quadriculagem, com ou sem legenda, podendo conter informações planimétricas. 
Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. Normalmente a escala do fotoíndice é reduzida de 3 a 4 vezes em relação a escala de vôo. Imagem de Satélite - são produtos obtidos ao nível orbital, muito utilizados para elaboração e ou atualização de documentos cartográficos em escalas variadas. Carta-
Imagem - são imagens de satélite montadas no formato de folhas de carta, onde informações de coordenadas e toponímia é acrescentada sobre a imagem. Atlas - Uma coleção de mapas comumente publicados em uma linguagem com as mesmas convenções e projeções, mas não necessariamente na mesma escala é chamada de "atlas". Um tipo de atlas que merece destaque é o escolar. Estes atlas apresentam uma grande diversidade de mapas; aspectos geológicos, geomorfológicos, solos, climáticos, políticos, estrutura viária e econômicos, etc. Este tipo de atlas tem três funções básicas: fonte de informação, fornecer as configurações geográficas e estimular o interesse dos alunos.
O
Fotografia Aérea - são produtos obtidos ao nível suborbital, muito utilizados para a elaboração e ou atualização de documentos cartográficos de média a grande escala
Nó campo das múltiplas dimensões da prática pedagógica a relação professor e alunos, concepção de educação e de escola, às características conjunturais da sociedade São fundamentais para o entendimento da escola e da acção do professor. A gestão democrática da escola e os processos participativos São elementos fundantes para o repensar da prática pedagógica. Nas relações direção, supervisão, professores, comunidade local e comunidade escolar, haverá uma gestão mais propícia ou menos ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e neles a reflexão sobre o projecto político pedagógico da escola. A pesquisa é elemento essencial para uma prática pedagógica que possibilite a superação da alienação e da relação de subalternidade cultural, política e social.
A prática pedagógica social é orientada por objectivos, finalidades e conhecimentos, e inserida nó contexto da prática social. A prática pedagógica é uma dimensão da prática social. Desenvolver o exercício da participação é um desafio para os próprios professores e pesquisadores envolvidos nó projecto. É um exercício de aprendizagem constante, do saber falar, ouvir, propor, contrariar e complementar. A informação é o desenvolvimento de conhecimentos científicos são factores impulsionadores da participação nas actividades escolares – no campo da prática pedagógica e da gestao escolar.
A prática pedagógica é influenciada conjunturais e estruturais da sociedade. A conjuntura pode ser vista nos aspectos da gestao educacional, nó desenvolvimento das propostas curriculares, dos programas sociais – a exemplo da bolsa escola – políticas de cotas. A estrutura é marcada pelas relações sociais de classe, de desigualdades e de concentração de renda, da dominação do campo da política internacional e dos processos decisorios que geram impactos na esfera escolar.
Grupos de práticas pedagógicas, a saber: praticas eminentemente reprodutivas em relação às propostas municipais de educação e práticas que geram inquietaçoes, inovações e projetos escolares originais.
Às práticas reprodutivas expressam a necessidade de controle dos alunos na sala de aula. Estes apresentam resistências ao processo educativo, caracterizado como cansativo e sem sentido para a vida pratica. Os professores se perguntam a respeito de qual é o caminho mais adequado para a educação. São professores que aprimoram o sentido da busca do objectivo educacional, que não é meramente a reprodução de conteúdos, mas sim provacacao da indagação entre os alunos de forma que a apropriação dos conhecimentos ocorram via problematização.
Deve se focalizar os aspectos que são relevantes e que precisam de serem modificados. Deve se destacar temas que podem ser pesquisados na instituição escolar. 
Os professores devem abordar temas de saúde, meio ambiente, sexualidade, água e outros. Nas escolas do campo, percebe se que os temas comunifafe, trajetória de vida, luta pela terra, movimento social e reforma agrária tem destaque. Há predomínio de uma cultura que impede o professor de enxergar além do seu trabalho pedagógico; que impede de realizar questionamentos de cunho científico, uma vez que participam de um contexto cultural, nó qual não foram incentivados a participar, questionar e conhecer. O professor deve ver a sua aula também como um encontro de gente com gente, é preciso proteger essa ideia de reducionismo.
O que tem possibilitado o transporte para além da sala de aula é a diversidade cultural dos educandos, quando a característica dialógica predomina nas relações sócias: a valorização da trajetória de vida dos educandos; a existência de projetos escolares, com diferentes títulos. Destacar a disposição dos professores para o enfrentamento de novos processos educativos, nós quais a incerteza pode ter um lugar especial, juntamente com a valorização dos conteúdos e dos saberes que os alunos trazem da sua prática social.
Delineia-se prática pedagógica que evidência rotinas escolares, mas que faz emergir às intenções e possibilidade pedagógicas. Cultura escolar : inquietaçoes e satisfações manifestas nas falas dos professores.
Cultura escolar: entre às inquietaçoes e às satisfações dos professores
A cultura escolar e permeada pelo ideariobde sociedadr, construidobpelo Estado e difundido pelas instituições, a título de exemplo: Escola. O conhecimento profissional docente enfatiza três enfoques. O primeiro é o prático artesanal que um profissional docente é um especialista nó conteúdo do ensino e um artesão nós modos da transmissão. O segundo é o tecnico-academicista nó sentido a aprendizagem acadêmica das técnicas pedagógicas é essencial para o desenvolvimento posterior de intervenções eficazes e fies ao modelo científico técnico planejado. O terceiro é o reflexivo do tipo
investigação na acção, para qual o conhecimento pedagógico fo professor é uma construção subjectiva e idiossincratica, nós sucessivos intercâmbios com o meio.
A realidade escolar está permeada pelas características do enfoque prático artesanal e do enfoque técnico-academicista.
Ao se falar de escola e de educação escolarizada situmno-nos diante de fenômenos que ultrapassam o âmbito da transmissão da cultura como conjunto de signficados desinteressados que nutrem os currículos escolares. Às características da sociedade influenciam nó tipo de escola. A escola é uma instituição que atende a um determinado tipo de sociedade, modelo de vida e hierarquia de valores. 
Os professores embora actuantes na mesma escola, são seres singulares e com interesses nem sempre convergentes, portanto, neste caso, tambem, um dos desafios relacionase com construção de relações democráticas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais