Buscar

Atividade 9

Prévia do material em texto

1.
		A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem está alinhada com a Política Nacional de Atenção Básica, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde, e com as estratégias de humanização em saúde, em consonância com os princípios do SUS, fortalecendo ações e serviços em redes e cuidados da saúde. O Ministério da Saúde vem cumprir seu papel ao formular a Política que deve nortear as ações de atenção integral à saúde do homem, visando estimular o autocuidado e, sobretudo, o reconhecimento que a saúde é um direito social básico e de cidadania de todos os homens brasileiros (disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2008/PT-09-CONS.pdf). Nesse contexto, a Saúde do Homem é um dos objetivos e metas prioritárias do:
		
	
	
	
	
	Modelo médico-assistencial privatista.
	
	
	Pacto de Defesa do SUS.
	
	 
	Pacto pela Vida.
	
	
	PlanejaSUS.
	
	
	Pacto de Gestão do SUS.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		O Pacto que estabeleceu o processo de definição de responsabilidades e competências específicas de cada esfera do governo é chamado de:
		
	
	
	
	
	Pacto pela Saúde.
	
	 
	Pacto de Gestão do SUS.
	
	
	Pacto pela Vida.
	
	
	Pacto de Defesa do SUS.
	
	
	Pacto pelo modelo assistencial privatista.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		O Pacto de Defesa do SUS foi criado com o objetivo de despertar a compreensão dos gestores da saúde para o fato de que a implantação efetiva do SUS depende de decisões que vão além dos limites setoriais exigindo a mobilização da sociedade na luta para a garantia da saúde como direito de todos. PORQUE Expressa os compromissos entre os gestores do SUS com a consolidação do processo da Reforma Sanitária Brasileira e articula ações que visam qualificar e assegurar os SUS como política pública, com uma clara estratégia de mobilização social. Analisando a relação proposta entre as duas asserções assinale a opção correta:
		
	
	
	
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	 
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	As duas asserções são falsas.
	
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		As Leis Orgânicas da Saúde (Leis 8.080/90 e 8.142/90) definem as atribuições da União, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, tanto as que são comuns às três esferas do governo, quanto às específicas de cada esfera. Com o avanço na descentralização surgiram novos desafios, principalmente relacionados à distribuição das responsabilidades entre as três esferas da gestão, em particular entre estados e municípios. Para enfrentar esse desafio, em janeiro de 2001, o Ministério da Saúde, apoiado pela Comissão Intergestores Tripartite, tomou a decisão de instituir a Norma Operacional à Saúde (NOAS-SUS). A publicação da NOAS-SUS 01/2001 foi instituída pela Portaria MS/GM número 95, de 26 de janeiro de 2001 e reeditada em 2002. De uma forma geral, as NOAS 01/2001 e 01/2002 objetivaram:
		
	
	
	
	
	Orientar o processo de regionalização e hierarquização dos serviços de saúde resolvendo todos os problemas de saúde de abrangência nacional.
	
	 
	Orientar o processo de regionalização e hierarquização dos serviços de saúde, de modo a não apenas ampliar o acesso da população às ações e serviços de saúde em todos os níveis de atenção assegurando, dessa forma, a equidade, mas também definir as responsabilidades operacionais de cada esfera.
	
	
	Orientar o processo de regionalização e hierarquização dos serviços de saúde com foco único em uma assistência qualificada e de melhor resolutividade na atenção básica.
	
	
	Orientar o processo de regionalização e hierarquização dos serviços de saúde basicamente através da ampliação do acesso da população às ações e serviços de saúde em todos os níveis de atenção.
	
	
	Orientar o processo de regionalização e hierarquização dos serviços de saúde apenas definindo as responsabilidades operacionais de cada esfera.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		São peculiaridades na área da saúde que tornam mais complexa sua gestão, com exceção de:
		
	
	
	
	
	Variabilidade do trabalho em organizações sanitárias.
	
	
	Situações emergenciais frequentes na área da saúde.
	
	 
	Fácil padronização do trabalho em organizações sanitárias.
	
	
	Pressão social sobre o gestor da saúde.
	
	
	Imensa variedade de problemas de saúde.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		O Pacto pela Saúde, formalizado em 2006 pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT), divide-se em três partes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e o Pacto de Gestão. São alguns objetivos e metas do Pacto pela Vida (Portaria GM/MS nº 325, de 21 de fevereiro de 2008):
		
	
	
	
	
	Saúde do homem, Educação na Saúde e Assistência farmacêutica.
	
	 
	Atenção à saúde do idoso, Controle do câncer de colo de útero e de mama e Redução da mortalidade infantil e materna.
	
	
	Saúde do trabalhador, Vigilância em saúde e Assistência Farmacêutica.
	
	
	Fortalecimento da capacidade de resposta do sistema de saúde às pessoas com deficiência, Atenção integral às pessoas em situação ou risco de violência e Educação na Saúde.
	
	
	Saúde do trabalhador, Saúde mental e Vigilância em saúde.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		O artigo 37 da Constituição Federal (1988) estabelece que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Com relação aos princípios da impessoalidade é correto afirmar que:
		
	
	
	
	
	o gestor público só pode fazer o que a lei permite.
	
	
	o gestor público deve agir com clareza, otimizar os resultados e levar em conta a relação custo-benefício.
	
	
	o gestor público deve atender o interesse público adequadamente.
	
	
	o gestor público deve levar ao conhecimento de todos os seus atos e os contratos que estabelece.
	
	 
	os atos de qualquer agente público devem obrigatoriamente ter como finalidade o interesse público.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		O Pacto de Gestão do SUS valoriza as relações solidárias entre gestores, definindo as diretrizes e responsabilidades, contribuindo para o fortalecimento da gestão, em cada eixo de ação. Assinale a alternativa que apresenta eixos de ação do Pacto de Gestão do SUS :
		
	
	
	
	
	Financiamento do SUS, planejamento no SUS e saúde mental.
	
	
	Descentralização, regionalização e saúde do homem.
	
	
	Planejamento no SUS, saúde do trabalhador e atenção à saúde do idoso.
	
	 
	Educação na Saúde, Participação e Controle Social.
	
	
	Gestão do Trabalho na Saúde, redução da mortalidade infantil e materna.

Continue navegando