Atividade 10
4 pág.

Atividade 10


DisciplinaFundamentos de Epidemiologia1.317 materiais12.177 seguidores
Pré-visualização1 página
1.
		O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica é um subsistema do Sistema Único de Saúde (SUS), baseado na informação-decisão-ação de doenças e agravos específicos. Seus principais objetivos são elaborar, recomendar e avaliar as medidas de controle e o planejamento.Dentro desse contexto, a Vigilância Epidemiológica pode ser definida como atividade de informação para decisão/ação, desenvolvendo várias funções específicas, tais como, exceto:
		
	
	
	
	
	Processamento, análise e interpretação dos dados coletados;
	
	
	Coleta de dados e informações;
	
	 
	Descentralização.
	
	
	Divulgação de informações pertinentes; normatização.
	
	
	Tomada de decisão/ação; avaliação;
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Em 2005, a Assembleia Mundial de Saúde aprovou o novo Regulamento Sanitário Internacional (RSI/2005) que modificou a estratégia anterior para notificação internacional de problemas de saúde. Eventos recentes, de interesse em saúde pública, como a pandemia de Influenza A (H1N1), que repercutiram no quadro de morbidade e mortalidade da população brasileira comprovam a necessidade de:
		
	
	
	
	
	Proibir o consumo de alimentos de origem animal, principalmente a carne de porco e de frango.
	
	
	Comunicar à autoridade sanitária local somente a ocorrência de fatos comprovados da doença.
	
	 
	Disponibilizar o RSI em português para conhecimento de todos.
	
	
	Responsabilizar as autoridades nacionais da ameaça para a população brasileira.
	
	
	Erradicar a circulação de patógenos não-biológicos do território brasileiro.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Constituem ações dos serviços de Vigilância Epidemiológica: I- Avaliar as situações epidemiológicas e definir ações específicas para cada realidade. II- Promover a busca ativa de causadores de agravos e doenças. III- Implantar e promover a notificação compulsória de agravos e doenças. IV- Promover a qualificação de recursos humanos para a Vigilância Epidemiológica. São CORRETAS as afirmativas:
		
	
	
	
	
	II, III e IV somente
	
	
	I, III e IV somente
	
	 
	Todas estão corretas
	
	
	I, II e III somente.
	
	
	I, II e IV somente
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A promulgação da Lei nº 8.080/90, que instituiu o Sistema Único de Saúde (SUS), teve importantes desdobramentos na área de vigilância epidemiológica. O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE), formalizado através da Lei nº 6.259, oficializa o conceito de vigilância epidemiológica como:
		
	
	
	
	
	um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa a recuperação e a reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho
	
	
	o conjunto de atividades do ramo da segurança que tem como objetivo prevenir e reduzir perdas patrimoniais em uma determinada organização.
	
	
	observação contínua da distribuição e tendências da incidência de doenças mediante a coleta sistemática, consolidação e avaliação de informes de morbidade e mortalidade, assim como de outros dados relevantes, e a regular disseminação dessas informações a todos os que necessitam conhecê-la
	
	
	um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviço de interesse da saúde
	
	 
	um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A Vigilância Epidemiológica se aplica às: I. doenças transmissíveis. II. doenças não transmissíveis. III. anomalias congênitas. IV. violências e acidentes.
		
	
	
	
	
	Apenas os itens II e IV estão corretos.
	
	
	Apenas os itens I e III estão corretos.
	
	
	Apenas os itens I e IV estão corretos.
	
	
	Apenas os itens II e III estão corretos.
	
	 
	Todos os itens (I, II, III e IV) estão corretos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		O Ministério da Saúde vem utilizando a combinação de inquéritos de prevalência de fatores de risco para as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) de base populacional, com um sistema baseado em inquéritos telefônicos, o VIGITEL, implantado em 2006. O objetivo principal do VIGITEL é:
		
	
	
	
	
	Monitorar diversos fatores de risco de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
	
	
	Monitorar diversos fatores de risco de doenças transmissíveis, sendo uma importante fonte de dados para a Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis.
	
	
	Monitorar a frequência e distribuição dos principais determinantes das Doenças Transmissíveis.
	
	 
	Monitorar diversos fatores de risco de Doenças Crônicas NãoTransmissíveis (DCNT) como tabagismo, sedentarismo, ingestão excessiva de bebidas alcóolicas e alimentação inadequada.
	
	
	Contribuir com uma importante fonte de dados para a Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Um marco importante no avanço da vigilância epidemiológica no Brasil foi a Lei número 9.782 de 27 de janeiro de 1999, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e a criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que substituiu a Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária. Sobre a Anvisa são feitas as seguintes afirmações: I A Anvisa tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à Vigilância Sanitária. II As atividades de vigilância epidemiológica e de controle de vetores relativas a portos, aeroportos e fronteiras, são executadas pela Anvisa, sob orientação técnica e normativa do Ministério da Saúde. III Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. IV Compete à Anvisa o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionam com a saúde, compreendendo todas as etapas e processos, da produção ao consumo. Agora, assinale a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	Apenas a afirmativa I é verdadeira.
	
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	
	As afirmativas I e IV são falsas.
	
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Com a criação, em 1991, do Centro Nacional de Epidemiologia (CENEPI) foi impulsionada a ampliação da atuação da Vigilância Epidemiológica para além das doenças transmissíveis, conforme exigido pela Lei do SUS, indicando a necessidade de atuar sobre determinantes e condicionantes dos problemas de saúde das populações (PAIM citado por ALMEIDA FILHO e BARRETO, 2011). São atividades desenvolvidas pelos serviços de vigilância do país com exceção de:
		
	
	
	
	 
	Controle de bens de consumo que não se relacionam com a Saúde.
	
	
	Vigilância de Acidentes de Trânsito.
	
	
	Vigilância da Mortalidade Materna.
	
	
	Monitoramento e prevenção de agravos não-transmissíveis (DANT).
	
	
	Vigilância de Óbitos Infantis.
valdenia
valdenia fez um comentário
valeu.
0 aprovações
Carregar mais