Buscar

PENAL - QUESTIONARIO DE REVISAO - DAS PENAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questionário Penal- V1 - Das Penas
01- O que é pena? Quais são as espécies de pena previstas no Código Penal Brasileiro?
É a sanção imposta pelo Estado, como resposta ao delito do indivíduo e a prevenção a novos crimes. Nosso ordenamento prevê 03 tipos: Privativa de liberdade, Restritiva de direitos e a Pena de multa (pena pecuniária).
02-Comente sobre os tipos de pena. Como ambas podem ser classificadas?
Ambas classificam-se em: 
a-PRIVATIVAS de liberdade- (Reclusão, Detenção e Prisão Simples) – enquanto os 02 primeiros decorrem da prática do crime, o último tipo decorre de contravenções penais.
b-RESTRITIVAS de direitos- prestação de serviços a comunidade ou a entidades públicas, interdição temporária de direitos, limitação de fins de semana, perda de bens e valores e prestação pecuniária (pena de multa).
03-Como devem ser aplicadas as penas? Fundamente.
As penas devem ser aplicadas pelo Magistrado de modo a punir. Mediante o art. 59, CP. “o Juiz, atendendo à culpabilidade, aos antecedentes, à conduta social, à personalidade do agente, aos motivos, às circunstâncias e consequências do crime, bem como ao comportamento da vítima, estabelecerá, conforme seja necessário e suficiente para reprovação e prevenção de novos crimes.”
04-Quais as espécies de pena privativa de liberdade? E qual a utilidade dessa divisão?
São 03. Reclusão, Detenção e Prisão simples. Quando ambas foram criadas, deveriam suportar a tríplice divisão, para que reclusos, detentos e contraventores não se encontrassem, mas, isso nunca aconteceu, razão pela qual se tem defendido a abolição dessa divisão. Contrário a isso, essa divisão tem duas utilidades, que é- diferenciar crime de contravenção penal. Art. 1° LICP. “consideram-se crimes as infrações punidas com Reclusão e Detenção e Contravenções as infrações punidas com prisão simples e multa.- e fazer saber que, a reclusão pode ter o regime inicial fechado, a detenção não admite regime inicial fechado, até pode ter, mas não se deve começar a cumprir no fechado e por fim, a prisão simples, que é característica das contravenções penais, não admite regime fechado e pronto.
05-Quais são os regimes de cumprimento de pena? E quais as suas características?
São 03. Fechado, Semi-aberto e Aberto. 
Fechado- (penitenciária)- é a prisão de fato, o regime de grades, e isso significa o cumprimento da pena em estabelecimento de segurança MÁXIMA ou MÉDIA; penitenciária.- Então, pode trabalhar dentro da penitenciária e volta para dormir em uma cela. A idéia desse regime é a de que o indivíduo vai permanecer dentro da cela com vigilância ostensiva.
Semi-aberto- (colônia agrícola industrial)- é o cumprido em colônia agrícola ou industrial, ou estabelecimento similar.- Então, trabalha durante o dia e dorme a noite numa cela coletiva. -sem vigilância tão ostensiva. A idéia desse regime é a de fazer o indivíduo voltar a se readaptar a sociedade.
Aberto- (casa de albergado) é aquele em que o sujeito tem que trabalhar durante o dia, em liberdade, sem vigilância alguma e no período noturno, feriados, finais de semana, ele se recolhe em uma Casa de Albergado; essa “casa” é o lugar onde o indivíduo vai estar cumprindo pena privativa de liberdade em regime semiaberto, e ele vai ter acesso a cursos, palestras, orientação psicológica, assistência a saúde, etc., como forma de ajudá-lo a retornar ao convívio social.
06- Um indivíduo pode trabalhar fora do estabelecimento?
Até pode. A idéia seria a de o sujeito trabalhar dentro da Colônia agrícola industrial, mas, como não temos vagas suficiente em nenhum lugar, a Lei de Execuções Penais permite que o sujeito trabalhe fora do estabelecimento prisional e retorne durante a noite, fins de semana e feriados.
07-Quem merece ficar em regime aberto domiciliar, em seu próprio domicílio, sem precisar voltar para a PAD- Prisão albergue domiliar?
Pela letra da lei, o maior de 70 anos, o gravemente enfermo, a gestante, a mulher com filhos pequenos ou o portador de alguma necessidade especial que depende da mãe.
08-Se faltar vaga na PAD- Prisão albergue domiciliar, o que fazer?
Se não tem vagas na Casa de albergado (geralmente nunca tem vagas), os Tribunais Superiores são pacíficos em permitir o regime Aberto aos condenados, mesmo fora das condições. 
09-Quando falta vagas no Regime semiaberto, o que acontece?
Os Tribunais superiores determinaram que se não tem vagas no regime Semiaberto, o condenado não pode aguardar no regime fechado até que surja vaga no semiaberto. Então, faltou vaga no semiaberto, o indivíduo vai esperar no Aberto, até que surja nova vaga no semiaberto, ele vai cumprir a pena em colônia agrícola.
Faltou vaga na Casa de albergado- vai para a PAD- prisão albergue domiciliar.
Faltou vaga na colônia agrícola industrial- vai acabar esperando em regime Aberto.,
10-O que é feito costumeiramente quando falta vagas no Regime fechado?
Violando as condições previstas na lei, tratados internacionais e a dignidade da pessoa humana e do condenado, vão empilhando os indivíduos dentro dos estabelecimentos prisionais mesmo.
11-Qual é a dinâmica dos Regimes de cumprimento de pena? E o que é progressão de Regime?
A dinâmica é PROGRESSIVA, o sujeito vai passando de um regime mais grave para um regime menos grave. fechado >semiaberto>aberto.
12-Um indivíduo pode passar direto de um Regime Fechado para um Aberto?
No mundo jurídico não, ele tem que ir passando por fases, e se faltar vagas ele também não vai passar de um fechado para um aberto. No de fato, pela falta de vagas, aí ele vai de um fechado para o aberto, aguardando o semiaberto.
13-Quais as condições para que o indivíduo possa progredir do Regime de cumprimento de pena?
São 02. Uma OBJETIVA: é o cumprimento de um pedaço da pena. Nos crimes COMUNS-1/6. HEDIONDOS e equiparados, depende> PRIMÁRIO: basta cumprir 2/5.>REINCIDENTE: 3/5 da pena.
SUBJETIVA: é o MÉRITO. O indivíduo tem que merecer, tem que ter bom comportamento. - percebido por relatório do diretor do presídio ou outros meios que o juiz veja como necessário, e se satisfeito, ele progride. 
EXCEÇÃO: nos crimes contra a Adm. Pública, tem que reparar o dano ao erário. 
14-Na Detenção é possível o cumprimento de pena em regime fechado?
A detenção não admite o regime inicial fechado, salvo, se decorrente de regressão. Então, o indivíduo vai iniciar a detenção em regime semiaberto ou Aberto, mas, se tiver mau comportamento ele pode regredir para um fechado. Nesse caso, ele pode regredir de um Aberto para um Fechado devido a regressão.
15-A prisão tem que caráter ressocializador? Ela pode fazer com que o sujeito se arrependa do que fez e decida não praticar mais crime?
Juridicamente, no Brasil a prisão tem caráter ressocializador. Há aqueles que acreditam nisso, de que a prisão seja uma forma de ressocialização; há outros tantos que entendem que não, que querer que o sujeito viva bem em sociedade retirando-o da mesma, é mais ou menos como querer que ele aprenda a tocar violão, sem violão.
16-Na hipótese de falta de vagas, como proceder?
Nesse caso, o que se faz hoje no Brasil, é amontoar os indivíduos no fechado até que apareça vagas para ele ir progredindo ao semiaberto e Aberto. Faltou vagas no semiaberto, ele pode ficar no aberto até que surja nova vaga no semiaberto, numa colônia agrícola. O que geralmente acontece, é que o tempo passa, não aparece vaga no semiaberto, o indivíduo paga 1/6 da pena cumprido no aberto e progride de fato, para o Aberto. Fechado>semiaberto sem vagas> fica no ABERTO aguardando vaga no semiaberto..
18-Se há mais de uma condenação com regimes diferentes, o que fazer? Como conseguir contabilizar as duas penas/ os dois regimes?
A solução neste caso, trazida pela Lei de execuções penais, é de que deve se somar as penas (unificação da pena) e a partir da pena total fixada. Ex: 4 anos de semiaberto e 3 de aberto= 7 anos. Então, esses 7 anos, deverão ser cumpridos no semiaberto ou pelo menos começar no semiaberto e se tiver bom comportamento, progredir. Então, o juiz soma, vê o cálculo e fixaum novo regime de cumprimento de pena.
Até 04 anos- pode ser no aberto, 04 a 08- semiaberto e Acima de 08- fechado
Tempo máximo de pena no Brasil- 30 anos- Em regra, primeiro o juiz impõe uma pena privativa de liberdade, e somente depois se previstos ou determinados requisitos, ele irá substituir aquela pena anteriormente imposta.

Outros materiais