Buscar

EMPRESARIAL - QUESTIONARIO - SOCIEDADE EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário V1- Sociedade Empresarial
01-Explique os fundamentos que caracterizam uma sociedade empresarial. Discuta os 4 critérios de classificação de uma sociedade.
A Sociedade Empresária se caracteriza pela união de duas ou mais pessoas físicas ou jurídicas, que visam exercer atividade econômica, para a produção de bens e serviços, bem como partilharem, entre si, dos resultados. (art. 981) Seus critérios de classificação são: profissionalismo; exercício de atividade econômica; organização, e produção ou circulação de bens e serviços.
02-Explique como se adquire personalidade jurídica e qual a sua importância.
É através da inscrição do ato constitutivo em registro competente, que a sociedade adquire personalidade jurídica (art.45 e 985). Além disso, ela é um importante instituto no direito brasileiro, pois possibilita a regularização de milhares de empresas que passam, através dele, a ser sujeitos de direito e obrigações, e, portanto, protegidas pela legislação, pois se inseriram no âmbito jurídico. 
03-Apresente a diferença entre uma associação e uma sociedade empresarial.
"Constituem-se as associações pela união de pessoas que se organizem para fins não econômicos." (art. 53 do CC) - pode receber remuneração de dirigentes; se contudo, ela buscar renda para suas finalidades, não ficará mais isenta de tributos federais. (estatuto social)
"Celebram contrato de sociedade, as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados." (art. 981 do CC) ato constitutivo>(contrato social)
05-Quais fatores diferenciam sociedade personificada e não personificada?
As Personificadas - 997 a 1.101,CC. - possuem personalidade jurídica, que é adquirida com o registro. As NÃO Personificadas - 986 a 996- não possuem personalidade jurídica, por não possuírem registro. São espécies de sociedades não personificadas a sociedade em conta de participação e a sociedade comum (irregular ou de fato).
A sociedade em conta de participação não tem registro devido a interesse dos próprios sócios, seu ato constitutivo passará pelo Cartório de Registro, Títulos e Documentos, a sociedade não deixará de ser considerada secreta para as atividades comerciais, e, não deixará de ser classificada como sociedade não personificada. A sociedade comum- é despersonificada, por não possuir contrato social ou por ele não ser registrado na Junta Comercial ou no Registro Civil das Pessoas Jurídicas. Nesse tipo de sociedade, os sócios respondem de modo solidário e ilimitado pelas dívidas sociais.
06-Disserte sobre as características do instituto da desconsideração da personalidade jurídica.
A pessoa jurídica é um importante instituto jurídico criado, mas, nem sempre atendeu às finalidades a que se destina. Neste sentido, considerando a limitação e autonomia patrimonial entre a sociedade e os sócios que a compõem, essa forma societária passou a ser a mais comum no comércio brasileiro, sendo em alguns casos, utilizada como meio para obtenção de enriquecimento indevido e fraude contra terceiros credores. A teoria da desconsideração da personalidade jurídica visa coibir a os sócios quanto a prática de atos fraudulentos e para que não haja confusão entre o patrimônio pessoal dos sócios com o seu patrimônio.
07-Disserte sobre a resolução da Sociedade em relação a parcela dos sócios e suas hipóteses possíveis.
Quando ocorre conflitos entre os sócios, que dificultando os laços contratuais deve-se tentar manter a atividade empresarial. Nesse caso, a dissolução será apenas dos vínculos do contrato, não da pessoa jurídica, caracterizando a dissolução parcial ou resolução da sociedade em relação a um sócio. Já a dissolução extrajudicial ocorre por deliberação dos sócios registrada em ata, distrato ou alteração contratual e a judicial opera-se por sentença do juiz específico. 
08-Apresente de maneira pontual a diferença entre MEI e EIRELI.
O MEI, é o profissional autônomo ou microempresário, com atividades legalizadas; ele não pode ter sócios, pode ter um funcionário, deve ter uma receita bruta anual de até R$ 36/60 mil, além de ser enquadrado no Simples Nacional e fica isento dos tributos federais, como PIS, Cofins, IPI, etc., paga apenas determinado valor fixo mensal. L.128/08
A EIRELI- LTDA L.12.441/11, trata-se da pessoa física que exerce atividade econômica sem sócios e pode abrir uma Eireli. A principal diferença é que em caso de dívidas, o patrimônio pessoal do empresário não será usado para o cumprimento das obrigações. Resumindo, há uma separação dos bens pessoais dos da empresa. O capital social mínimo exigido para a abertura de uma empresa de responsabilidade limitada é de 100 salários mínimos.
09- Explique e apresente alguns diplomas legais da dissolução da sociedade.
A dissolução é a extinção da sociedade e do contrato para o sócio e para terceiros, em sentido erga omnis. Quando o art 1.033 fala em dissolução da sociedade, não significa que ela foi extinta por completo, pois para isso é necessário providenciar, assim como criada, os meios para dissolvê-la, e o órgão competente irá exigir diversos documentos como certidão negativa, comprovação de ausência de débitos perante qualquer credor, dentre outros. art. 1033 a 1038.
10- O que se entende por liquidez da sociedade?
Decidida a dissolução da sociedade, chegam a vez da liquidação e da partilha. Nesse caso, será apurado o ativo e o passivo, e o patrimônio líquido será partilhado entre os sócios, proporcionalmente. Concluída a partilha, encerra-se o processo de liquidação da sociedade empresária e extingue-se a personalidade jurídica da mesma.

Outros materiais