Buscar

PORQUE OS NÍVEIS DE EXERCÍCIO FÍSICO AUMENTARAM E A QUALIDADE DE VIDA CONTINUA A MESMA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PORQUE OS NÍVEIS DE EXERCÍCIO FÍSICO AUMENTARAM E A QUALIDADE DE VIDA CONTINUA A MESMA? 
Continuação 2..
Muito tem sido recomendada a caminhada, porém, muitas pessoas não a aderem como um pratica constante, principalmente por falta de orientação, sendo assim, não existe um planejamento, metas, objetivos e com o passar to tempo isso acaba prejudicando a motivação e avaliação dos resultados a longo prazo. 
Por meio de caminhadas um primeiro estudo busca comparar/analisar a capacidade funcional em idosos, que inclui medidas de coordenação (C), força/resistência muscular (FR), flexibilidade (F), agilidade e equilíbrio dinâmico (AE), e capacidade aeróbia (CA). 
Neste estudos foram subdivididos 3 grupos: 
Grupo 1 [G1]: Com orientação: Formado por 20 mulheres (61,8±3,3 anos de idade) participantes do Programa de Atividade Física para Terceira Idade (PROFIT), cujo programa compreende a realização de seis atividades com 1 hora de duração (das 7:00 às 8:00), distribuídas em 3 dias na semana (Na terça-feira esportes e atividade física geral; Na quarta-feira- musculação e ginástica; quinta-feira- dança e práticas corporais alternativas), garantindo aos participantes a opção por uma das atividades oferecidas em cada um dos dias. 
Grupo 2 [G2]: Sem orientação: formado por 21 mulheres (61,4±5,9 anos) que faziam, regularmente (em média 4 dias/semana), apenas caminhadas matutinas, nesse grupo, 17 mulheres (81%) INFORMARAM TER INICIADO A CAMINHADA POR INDICAÇÃO/ORIENTAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE. Contudo, nenhuma delas recebia qualquer tipo de supervisão durante a realização dessa atividade, assim como as outras quatro (19%)
Grupo 3 [G3]: Sedentárias: formado por 20 mulheres (61,7±5,9 anos), que não praticavam regularmente atividade física, denominadas para efeito deste estudo de sedentárias.
RESULTADOS: 
O estudo realizou 5 testes sendo que, em 4 deles o Grupo 1 apresentou melhores. Somente não apresentou melhores resultados no teste de flexibilidade, porém, o mesmo não apresentou diferença significativa entre os 3 grupos. (isso porque os treinos não foram comigo rsrs) 
Dentre os testes realizados neste estudo resolvi destacar somente o teste de capacidade aeróbia, o teste consistia em percorrer uma distância de meia milha, caminhando (sem correr) o mais rápido possível, o estudo revelou, pior performance para as mulheres do G2 (8’25”±31”) em relação às do G1 (7’58”±50”), e não houve diferença significativa entre G2 (8’25”±31”) e G3 (8’39”±30”). OU SEJA, PRATICAR SEM ORIENTAÇÃO E NÃO PRATICAR APRESENTOU PRATICAMENTE O MESMO RESULTADO. 
CONCLUSÃO 
O estudo comprovou que realizar atividades generalizadas (musculação, práticas corporais alternativas, dança, ginástica, atividade física geral e esportes), trás maiores benefícios na coordenação, força/resistência muscular, agilidade e equilíbrio dinâmico, e capacidade aeróbia, em comparação aos outros grupos, que não possuíam orientação e só realizavam caminhadas e ao grupo de sedentários. 
Porque o Grupo 1 obteve maiores resultados com atividade generalizadas? Porque academia em si em comparação com o treinamento funcional (atividades generalizadas) não treina de forma específica a coordenação, agilidade, equilíbrio e a capacidade aeróbica e sim força, que obviamente também necessita de coordenação e aprendizagem motora. Por isso além da musculação, é importante realizar treinamento funcional para se desenvolver todas as capacidades físicas, para existem diversas opções, com simples steps, cama elásticas, bolas e outros acessórios, podemos realizar excelente atividades para desenvolver todas as capacidades físicas. 
Isso responde a nossa pergunta: PORQUE OS NÍVEIS DE EXERCÍCIO FÍSICO AUMENTARAM E A QUALIDADE DE VIDA CONTINUA A MESMA ? 
Porque na verdade não se prática exercícios de forma adequada, a grande maioria caminha por caminhar, vai a academia para conversar e passear; futebol, vôlei, basquete, handebol são atividade excelentes, mas infelizmente quando praticadas somente uma vez por semana não trará os benefícios desejados, muito pelo contrário, são atividades de impacto que podem comprometer suas articulações, principalmente se você possui algum padrão de movimento alterado. Padrões alterados que se não corrigidos e expostos a sobrecarga inadequada trarão sérios danos a sua integridade física. 
RESUMINDO: 
Para bons resultados um programa de atividades físicas deve ser supervisionado, só assim é possível melhorar e/ou manter a capacidade funcional. E fica claro que, o simples fato de caminhar não irá atender todas as necessidades funcionais para realização das atividades da vida diária, é necessário um planejamento de atividades diversificadas, que inclua alongamentos, fortalecimento e atividades aeróbicas diversificadas, afim de manter e/ou melhorar as capacidades físicas coordenação, força/resistência muscular, flexibilidade, agilidade e equilíbrio dinâmico, capacidade aeróbia.
#BoaOrientação
#VivaaVida
#Saúde
#ExercíciosFísicos
Fort Fitness - Treinamento Personalizado
Referências: 
SILVA, MÁrcio Pereira da; SANTOS FILHO, JosÉ AlÍpio Assis dos; GOBBI, SebastiÃo. APTIDÃO FUNCIONAL DE MULHERES IDOSAS MEDIANTE PROGRAMA SUPERVISIONADO DE ATIVIDADES FÍSICAS GENERALIZADAS OU CAMINHADAS REGULARES SEM SUPERVISÃO. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, São Paulo, v. 1, n. 1, p.1-10, 2006. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/RBAFS/article/viewFile/834/841>. Acesso em: 30 dez. 2016.

Outros materiais