Buscar

PRESTE ATENÇÃO AO ENTRAR E SAIR DE UM EXERCÍCIO DE MUSCULAÇÃO, EVITE LESÕES!

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PRESTE ATENÇÃO AO ENTRAR E SAIR DE UM EXERCÍCIO DE MUSCULAÇÃO
Prof. Mauricio de Arruda Campos
Embora a técnica de execução precária seja o principal motivo da falta de bons resultados e, principalmente, dos grandes riscos de lesões, a maneira de se chegar à posição para começar um exercício e a maneira de terminá-lo são essenciais para a segurança e eficiência do mesmo. 
Apesar de parecer somente um detalhe sem muita importância, a técnica correta para chegar na posição desejada para realizar um exercício faz toda a diferença. Um indivíduo que sente dores lombares, por exemplo, pode não sentir nenhuma melhora, mesmo que os exercícios que ele esteja realizando sejam os mais indicados para ele, só por não utilizar a técnica correta para se posicionar e terminar um exercício abdominal. Neste caso, mesmo que os exercícios estejam corretos e bem orientados, o indivíduo força a coluna antes e depois de executá-los.
Vejo isso acontecer com frequência nas academias: o aluno vai fazer uma rosca direta em pé e pega a barra no chão com uma postura completamente errada, depois realiza o exercício, as vezes até com boa técnica, e no final larga a barra no chão com a coluna totalmente torta.
Imaginem que ele faz 4 séries de 12 exercícios e utiliza essa má postura para chegar e sair de cada exercício. Contando que ele erra para entrar e também para sair do aparelho ou exercício, podemos chegar à conclusão que ele repete esse movimento errado 24 vezes por dia de treino.
Imaginem isso depois de um ano!!!!!!!
Dai ele um dia ele aparece com uma HÉRNIA DE DISCO na coluna lombar e diz que isso aconteceu quando foi pegar uma caneta no chão no escritório. O evento agudo só foi o "estopin" de um ano de má postura que levou a um processo crônico degenerativo do disco intervertebral.
E o pior é que o indivíduo acaba nem achando que foi o exercício porque ele acha que tem uma técnica boa, mas não percebe a técnica precária que possui para entrar e sair (começar e terminar) cada exercício que pratica na sala de musculação! 
Prof. Mauricio de Arruda Campos
DICA: Filme sua execução do início ao fim e compare com essa imagem e procure boa orientação.
Pensem nisso.

Outros materiais