Buscar

Democracia e Filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Democracia e Filosofia
 Durante a democracia ateniense, surgiu um movimento capaz de trazer questionamentos, e consequentemente reflexões aos cidadãos, questionamentos estes, que os mesmos perceberiam que sempre foram inerentes ao seu ser, mas, precisavam de um ponto de partida, e para esse ponto de partida, temos como impulsionadores desse movimento que atingiu por completa a sociedade ateniense, os amantes da sabedoria, assim foram denominados, (do gr. philosophía: amor à sabedoria // philo ou philia = amor, amizade; sophia = sabedoria). Foi a época mais propícia a debates em Atenas, a decisão de assuntos públicos (aos interesses dos cidadãos) era feita ao ar livre, ao mesmo tempo do surgimento dos filósofos, surgiram também, os conhecidos como advogados do discurso, defensores da relatividade, ambas as denominações, sabiam da importância da oratória e da estética para o convencimento para com o público.
	Vale ressaltar que a filosofia não teve seu surgimento em Atenas, mas, muito antes no Oriente, mas, ao mesmo tempo, que podemos afirmar que a Filosofia não nasce em Atenas, é em Atenas que podemos dizer que a mesma é consagrada, com os Pré-socráticos, e Sócrates, Platão, Aristóteles, e mais dezenas de pensadores que influenciaram determinantemente a modernidade. A participação da Filosofia na política, era fundamental (além de que, a Filosofia Política, até os dias presentes compõe um dos seis principais ramos da Filosofia) como acerca do governo de Péricles de Atenas, e de seu sucessor Cléon, Aristóteles de Estagira (séc V a.C.) cita: 
[…] antes Mesmo Disso, No Final Do Governo De Péricles, Ele Tomou Uma Série De Medidas Contra A Aristocracia E, Desta Forma, O Insucesso De Cléon Com A Aristocracia É Fruto Das Próprias Atitudes De Péricles (ARISTÓTELES, 2003: 64-66). 
Ora, Enquanto Péricles Esteve À Frente Do Povo, A Situação Política Manteve-Se (sic) Num Cenário Favorável; Após A Sua Morte, Porém, Ficou Bastante Pior. De Fato E Pela Primeira Vez, O Povo Escolheu Para Seu Chefe Alguém Que Não Gozava De Boa Reputação Entre As Classes Superiores, Quando, Até Então, Estas Haviam Estado Sempre À Frente Da Vontade Popular (ARISTÓTELES, 2003: 65).
Enquanto os destinos da guerra se mantiveram equilibrados, os atenienses conservaram a democracia. Mas assim que, após o desastre da Sicília, a facção dos Lacedemónios se tornou mais forte, graças à aliança com o Grande Rei, eles viram-se forçados a derrubar a democracia [...] (ARISTÓTELES, 2003: 67).
	Com as citações acima observadas, é possível criar uma percepção de como vivia a democracia ateniense durante o final do século V a.C. Após as batalhas de Péricles, e sua morte, que deu espaço para a entrada de Cléon, houve mudanças que determinaram crucialmente o rumo da política ateniense, Péricles e Cléon tinham formas diferentes de tratar o povo, principalmente por ter enfrentado a Guerra do Peloponeso, e outras sucessivas derrocadas. Com esses relatos, é possível observar com Aristóteles de Estagira, uma demonstração e explicação do cenário resultante da tentativa de Cléon de organizar a democracia após a morte de Péricles, o papel do filósofo, não somente se absteve a metafísica, e isso foi crucial para conhecermos a política tal como ela é hoje.

Outros materiais