Buscar

Atividade avaliativa 2 Negociação e arbitragem

Prévia do material em texto

Atividade avaliativa 2 - AD2
Prezados alunos,
descrevam, em no máximo 15 linhas, com suas palavras, a importância da arbitragem nas relações internacionais.
A arbitragem é um método alternativo na solução de conflitos, um meio extrajudicial em que as partes submetem questões litigiosas existentes ou futuras ao crivo de um arbitro ou de um tribunal arbitral. Em geral, somente questões patrimoniais são admitidas e deve ser previamente acordado compromisso arbitral. Caso haja alguma restrição no direito interno, esta terá reflexo no âmbito internacional.No Brasil, por exemplo, somente questões de direito patrimonial disponível podem ser objeto de arbitragem internacional. A arbitragem será internacional quando, em razão de algum elemento de conexão, desenvolver-se além das fronteiras dos países, seja com base no objeto da lide, nas partes, na pessoa dos árbitros ou na sede do juízo arbitral.
No âmbito internacional, as partes escolhem o árbitro ou o critério para sua designação, as regras de direito a serem aplicadas, o idioma a ser utilizado, além do local em que o julgamento será proferido. As decisões arbitral internacional dificilmente é descumprida, pois os acordos sempre são longos e quem descumpre fica mal visto.
 
Acompanhando a globalização, diante da crescente expansão das relações jurídicas comerciais internacionais, a arbitragem internacional possui grande relevo no cenário internacional, principalmente diante dos negócios que precisam de uma solução célere, eficaz, econômica e especializada que pode ser conferida por árbitros ou um juízo arbitral específico. Considerando o respeito e o cumprimento que os contratantes conferem à decisão proferida em âmbito da arbitragem internacional, é inegável a importância do instituto como sendo um modo seguro e eficaz para a solução de conflitos internacionais.

Outros materiais