Buscar

1 PROVA ERGONOMIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1º PROVA ERGONOMIA
1.	O que você entende por Ergonomia? Qual a definição formal da IEA (Internacional Ergonomic Association)? Como surgiu?
Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem, evitando que o homem seja prejudicado com os esforços realizado quando se esta trabalhando.
De acordo com a IEA, Ergonomia é a disciplina cientifica que estuda as interações entre os seres humanos e os outros elementos do sistema, e a profissão que aplica teorias, princípios, dados e métodos, a projetados que visem otimizar o bem estar humano e o desempenho global de sistemas.
Ela surgiu após a II Guerra Mundial, como conseqüência do trabalho interdisciplinar realizado por diversos profissionais, tais como engenheiros, fisiologistas e psicólogos.
2.	Segundo a IEA, quais são os domínios especializados da Ergonomia? Defini-os.
Ergonomia física ? ocupa-se das características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica, relacionados com a atividade física.
Ergonomia Cognitiva ? ocupa-se dos processos mentais, como a percepção, memória, raciocínio e resposta motora, relacionados com as interações entre as pessoas e outros elementos de um sistema.
Ergonomia Organizacional ? ocupa-se da otimização dos sistemas sócio-técnico, abrangendo as estruturas organizacionais, políticas e processos.
3.	Indique três situações de aplicação da Ergonomia. E três de falta de aplicação
Inicialmente, as aplicações da ergonomia restringiram-se à industria e ao setor militar e aero-espacial. Expandiram-se para a agriculturam ao setor de serviços e à vida diária do cidadão comum.
Na industria, não se pode aplicar a ergonomia 
4.	O que mudou da concepção Taylorista da produção para a visão atual?
5.	Analise o seu posto de trabalho neste momento, segundo a ótica do seu ______, das dimensões antropométricas. Quais são as dimensões importantes _____ deveriam ser seus dimensionamentos?
6.	O que se entende por sistema homem-máquina-ambiente? Descreva o seu posto ao fazer ____ o funcionamento do sistema.
O sistema homem-máquina-ambiente é constituído basicamente de um homem e uma maquina que interagem entre si para a realização de um trabalho, podendo abranger mais homens e mais maquinas, como no caso de uma linha de produção.
7.	Quais as variáveis dependentes e independentes? No caso de uma pesquisa para _____ queimador que associamos ao botão de ligar de um fogão, quais seriam as variáveis dependentes e independentes?
Variáveis independentes: são aquelas que podem ser deliberadamente manipuladas, para verificar como influem no desempenho de um sistema. Como exemplo, temos: Desenho de um dispositivo visual; Altura da mesa de trabalho; Diferentes níveis de iluminamento; Mostradores digitais versus analógicos; Freqüência e intensidade do som.
Variáveis dependentes: estão relacionadas com os resultados do sistema. Dependem do tipo de interação entre os elementos que compõem o sistema e os resultados que o mesmo provocará. No caso de formas de cadeiras, temos o conforto. No caso de mostradores, temos o tempo necessário para uma leitura correta e o numero de erros cometidos na leitura.
8.	Para se realizar medições antropométricas, algumas etapas devem ser seguidas. Que etapas são essas?
Variáveis continuas e discretas, faixa de valores, instrumentos de medida e quantidade de medidas.
9.	O que dever ser considerado na elaboração de um bom questionário? 
Quais são as etapas para sua construção?
Um bom questionário é aquele que consegue levantar informações relevantes para o objetivo pretendido, da maneira confiável. Deve-se também facilitar o seu processamento eletrônico.
As etapas são: Um planejamento inicial. Definir os prazos, confiabilidade e recursos disponíveis.
10.	Quais as funções do organismo humano que interessam à ergonomia? Por quê?
Função Neuromuscular, coluna vertebral, metabolismo, visão, audição e senso cinestésico. Pois são essas funções que influem no desempenho do trabalho
11.	Por que o trabalho estático é mais fatigante que o dinâmico? De exemplos de trabalho.
Porque o trabalho estático exige contração continua de alguns músculos, para manter uma determinada posição.
Exemplos: Estático: Transporte manual de cargas. Dinâmico: Tarefas de martelar, serrar, girar um volante automotivo, onde tais movimentos funcionam como uma bomba hidráulica.
Quais os principais objetivos da ergonomia?
	
Reduzir a fadiga, estresse, erros e acidentes, proporcionando segurança, satisfação e saúde aos trabalhadores, durante o seu relacionamento com o sistema produtivo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes