Buscar

Resumo cap.1

Prévia do material em texto

Universidade Federal da Paraíba
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia Mecânica
Breve Introdução à Ergonomia (Síntese – cap.1)
Aluno: Iuri Frederico Jardim dos Santos
Matrícula: 10821318
João Pessoa,
Março de 2012
	Acredito que muitas pessoas desconhecem o real significado da Ergonomia. Aqueles que gostam de automóveis e acompanham sites ou revistas especializadas já devem ter lido a seguinte expressão: “esse modelo possui boa ergonomia”, isso significa que o veículo possui posição adequada para o motorista e passageiros. A Ergonomia vai além dos automóveis e abrange diversas áreas as quais tratam do bem estar do ser humano, atuando em favor do trabalhador de diversas áreas como a indústria, telemarketing, revendedores, entre outros. A preocupação com as questões dessa área vem crescendo nos últimos anos, retrato dos números alarmantes no que diz respeito a acidentes de trabalho e danos de um modo geral a saúde dos trabalhadores de diversas áreas. O número de empresas que estão recorrendo a serviços de caráter ergonômicos também está crescendo, o que deve gerar uma melhoria geral tanto das condições de trabalho oferecidas quanto dos lucros da empresa. Alguns fatores são importantíssimos para interação do homem com o ambiente de trabalho: (Ver fig. 6 pág.6). 
Interfaces sensoriais, energéticas e posturais: interagem com instrumentos, equipamentos e mobília.
Interfaces ambientais, cognitivas, emocionais e organizacionais: interagem com a organização e com o ambiente.
Analisando esses aspectos, é possível observar o que é necessário modificar para proporcionar melhores condições para o trabalhador, em alguns casos essa mudança pode ser simples como apenas reposicionar equipamentos ou mobílias, porém em outros pode haver a necessidade de uma reformulação nos meios de produção. 
Da definição dada para Ergonomia pela ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia): “A Ergonomia objetiva modificar os sistemas de trabalho para adequar as atividades nele existentes às características, habilidades e limitações das pessoas com vistas ao seu desempenho eficiente, confortável e seguro”, podemos dividi-la sob três aspectos:
Disciplina útil: busca promover a melhoria da interação entre o homem e os processos.
Disciplina científica: estuda as capacidades e as limitações do ser humano, buscando a melhor qualidade operacional do sistema.
Disciplina prática: procura sempre as melhores soluções levando em consideração as condições dos trabalhadores e da empresa.
Disciplina aplicada: traz o resultado dos experimentos científicos para aprimorar o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções.
A utilização da Ergonomia como ferramenta de maior produtividade pode ser muito eficaz se elaborado e executado de maneira correta, quando há uma melhoria nas condições de trabalho dos colaboradores de uma empresa o número de problemas de saúde decorrentes do ofício são reduzidos e os lucros da empresa ou indústria aumentarão devido ao aumento da produtividade e a redução dos gastos, além de melhoria no atendimento promovendo maior satisfação dos clientes. 
Dúvida: o que é LER/DORT’S? Comentar sobre o jargão da Ergonomia. (pg.5)
Crítica: linguagem um pouco complicada e redundância.
Sugestão: Utilizar linguagem mais clara.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes