Buscar

Organização e Didática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Organização e Didática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
AV1
1 - Planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto (VASCONCELLOS, 2000, p.79). Envolve projetar uma ação, elaborar um plano ou roteiro, um trabalho de preparação, um processo contínuo de reflexão e tomada de decisão.
(VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: Projeto de Ensino- Aprendizagem e Projeto Politico Pedagógico. 9 ed. São Paulo: Libertad. 2000)
A respeito do planejamento analise as afirmativas a seguir:
I - Todo plano deve partir da análise da realidade, que possibilita verificar seus limites, possibilidades e necessidades.
II - Os objetivos específicos são os objetivos mais abrangentes, de longo prazo, coerentes com as habilidades, competências ao longo do curso.
III – Os recursos de ensino correspondem aos materiais que utilizamos para acompanhar as experiências de aprendizagem, dessa forma, são meios que viabilizam os métodos e técnicas de ensino.
IV - A avaliação envolve as estratégias que o professor utiliza para acompanhar a construção do conhecimento por parte do aluno devendo limitar-se aos aspectos quantitativos.
Agora, assinale a alternativa correta:
a) Apenas as afirmativas I, II, e IV estão corretas.
b) Apenas as alternativas I e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
2) O projeto pode ser definido como pesquisa ou investigação desenvolvida em profundidade sobre um tema e são trabalhados na escola por um determinado tempo. Com relação aos projetos de ensino assinale a alternativa correta:
a) O projeto de ensino deve partir do interesse do professor que define a temática a ser desenvolvida tendo como critério suas experiências e expectativas.
b) O eixo didático abordado no projeto de ensino deve ser trabalhado de forma compartimentada e fragmentada.
c) O projeto precisa ser construído em uma linha do tempo, marcando cada fase dentro de um cronograma definido, sendo que a avaliação deve ser realizada somente no final do projeto.
d) É importante determinar de forma clara os objetivos que se pretende alcançar, disponibilizar as fontes de pesquisa para os alunos, livros, internet e outros, pois muitos não têm acesso.
e) A utilização de mapas conceituais envolvendo temas e subtemas trabalhados é obrigatório no desenvolvimento de um projeto de ensino. 
3) Planejar é algo que faz parte do ser humano, mas na escola assume papel fundamental, apesar da descrença e não valorização dessa prática por muitos professores. Falar em planejamento nos remete aquelas semanas pedagógicas que acontecem no início do ano letivo em cada escola, muitas vezes consideradas cansativas e desinteressantes por muito educadores.
Com relação ao planejamento escolar, são feitas as seguintes afirmativas:
I – Todo plano deve partir da análise da realidade, que possibilita verificar seus limites, possibilidades e necessidades.
II – A seleção de conteúdos se refere aos assuntos que serão trabalhados em uma disciplina, organizados em função dos objetivos educacionais.
III – A avaliação deve se limitar aos aspectos quantitativos sendo utilizada como um instrumento punitivo, de ameaça, favorecendo o disciplinamento social dos educandos, sob a égide do medo.
IV - Os objetivos específicos são os objetivos mais abrangentes, de longo prazo, coerentes com as habilidades, competências ao longo do curso.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) II e IV.
c) I e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
4) A elaboração de plano de aula deve partir da reflexão mental realizada no planejamento, uma vez que o plano de aula é a concretização do ato de planejar.
Considerando que uma aula é constituída de introdução, desenvolvimento e fechamento correlacione as colunas a seguir:
1 – Introdução
2 – Desenvolvimento
3 – Fechamento
( ) Nesta fase o professor deve trabalhar com estratégias de ensino diversificadas como aula expositiva, trabalho em pequenos grupos, atividades extra-classe, dinâmicas de grupos, sendo importante estarem relacionados com os objetivos e conteúdos propostos e as necessidades e interesses dos alunos.
( ) Ocorre a apresentação do tema, onde o você poderá apresentar uma situação-problema, para estimular o pensamento crítico do aluno, ou seja, um desafio, que para solucioná-lo necessitará dos conteúdos trabalhados em aula.
( ) Os principais tópicos trabalhados precisam ser revisados, onde o professor precisa ter um feedback para verificar se seus objetivos propostos foram atingidos.
Agora, assinale a alternativa que indica a sequência correta: 
a) 1 – 3 – 2
b) 1 – 2 – 3
c) 2 – 1 – 3
d) 2 – 3 – 1
e) 3 – 2 – 1
5) A seleção dos recursos de ensino faz parte do processo de elaboração de um planejamento de ensino. Sobre os recursos de ensino é correto afirmar que:
a) correspondem aos materiais que utilizamos para acompanhar as experiências de aprendizagem, dessa forma, são meios que viabilizam os métodos e técnicas de ensino.
b) na utilização dos recursos de ensino deve prevalecer a aula expositiva, evitando-se métodos que permitam uma participação maior dos alunos, para que o professor possa controlar a classe;
c) correspondem a ações desenvolvidas pelo professor e alunos, em um processo individualizado sem a possibilidade de interação entre os alunos;
d) no decorrer do ano letivo o professor deve utilizar um único recurso de ensino possibilitando uma concentração maior dos alunos com relação ao conteúdo abordado.
e) a seleção dos recursos de ensino deve estar desconexa com a realidade pessoal, social e cultural do aluno evitando a construção de um conhecimento subjetivo. 
AV 2	 
1 - As concepções de avaliação estão relacionadas às concepções sobre ensinar e aprender, e dessa forma, estão em consonância com um modelo epistemológico-pedagógico. Com relação as modalidades de avaliação podemos afirmar que:
a) A avaliação formativa é realizada apenas no final do processo, onde o professor pode constatar se os objetivos propostos foram alcançados.
b) A avaliação somativa tem por objetivo levantar problemas de aprendizagem, refletir sobre suas causas, para procurar trabalhá-los.
c) A avaliação diagnóstica ocorre antes do início do processo de ensino-aprendizagem ou ao iniciar um conteúdo novo e auxilia o professor na elaboração do seu planejamento e organização da sua sequência didática.
d) A avaliação formativa classifica os resultados de aprendizagem de acordo com os níveis de aproveitamento estabelecidos, procedendo-se no término da unidade na verificação do alcance dos objetivos pré-estabelecidos.
e) Os processos de avaliação diagnóstica, formativa e somativa devem acontecer apenas por meio de provas visando testar os conhecimentos adquiridos pelos alunos. 
2) Leia com atenção o trecho do texto a seguir:
[...] pode ser entendida como avaliação contínua que procura promover e acompanhar a aprendizagem do aluno. "[...] dá informações, identifica e exemplifica erros, sugere interpretações quanto às estratégias e atitudes dos alunos e alimenta diretamente a ação pedagógica" (PERRENOUD, 1999, p.68).
(PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens — entre duas lógicas. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 1999).
De acordo com o texto estamos nos referindo:
 A) A avaliação diagnóstica
b) A avaliação formativa
c) A avaliação somativa
d) A avaliação classificatória
e) A avaliação autoritária
3) De acordo com Vasconcellos (2000), a elaboração do Projeto Político-Pedagógico(PPP) envolve três etapas: Marco Referencial, Diagnóstico e Programação.
(VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. 7. ed. São Paulo: Libertade, 2000).
A esse respeito analise as afirmativas a seguir:
I - No Marco Referencial a instituição se posiciona em relação as suas visões de mundo, homem e sociedade, momento da contribuição coletivapara a melhoria da escola, onde as ideias são sistematizadas, onde expressamos o sentido do nosso trabalho e idealizamos perspectivas futuras, tensionado a realidade para transformá-la.
II - Na fase de Diagnóstico, ocorre o levantamento dos problemas observados no cotidiano escolar, de forma crítica e coletiva, reflexão e análise da realidade e seus desafios, localizando suas necessidades.
III – Na fase do Diagnóstico apenas a percepção imediata deve ser levada em consideração no levantamento da realidade.
IV - A Programação, a última etapa se refere ao conjunto de ações significativas e possíveis de serem realizadas, surge do confronto da necessidade com a possibilidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
a) Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
e) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
4) O projeto político-pedagógico (P.P.P) compreende a sistematização de um processo de planejamento participativo, envolvendo o plano geral da instituição e deve partir de uma leitura crítica dessa realidade. Sobre o P.P.P. podemos afirmar que
a) Constitui-se numa proposta de trabalho da escola, elaborado somente pelo coordenador pedagógico e ao diretor escolar.
b) Sua construção deve ser uma ação articulada apenas dos dirigentes da escola, que através de estudos e concepções teóricas conduzem o sistema de ensino.
c) A organização do P.P.P deve limita-se apenas as questões pedagógicas prevendo as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação.
d) Sua programação deve envolver atividades para todo o ano letivo, deve ser elaborado de forma coletiva e democrática envolvendo toda a comunidade.
e) É um documento produzido efetivamente pelas secretarias de educação e encaminhado as escolas. 
5)	O planejamento participativo é um processo de tomada de decisões que pode construir uma nova escola, organiza nossas ações, combatendo a fragmentação das práticas pedagógicas e administrativas.
A respeito do planejamento participativo analise as afirmativas a seguir:
I – O planejamento participativo compreende o encontro de pessoas em diferentes momentos da sua trajetória profissional e de vida, com diferentes saberes e leituras da realidade.
II - O planejamento participativo envolve organização e formas democráticas de trabalho, onde a decisão do diretor escolar deve prevalecer.
III - É um instrumento de transformação social e compreende um processo de ação-reflexão-ação;
IV – Podemos elencar os seguintes passos na construção de um planejamento participativo: diagnóstico da realidade, análise e reflexão dos problemas, programação (ações), execução – acompanhamento e avaliação participativa
Agora, assinale a alternativa correta:
a) Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
e) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

Outros materiais