Buscar

Matéria Locação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Conceito
Conforme exposto no código civil de 2002, em seu artigo 565, “Na locação de coisas, uma das partes se obriga a ceder à outra, por tempo determinado ou não, o uso e gozo de coisa não fungível, mediante certa retribuição”. 
Como se pode observar o contrato de locação possui 3 elementos fundamentais: o objeto, o preço e o consentimento. 
O objeto é a coisa não fungível (móvel ou imóvel), o preço é o aluguel a ser pago pelo locatário mensalmente ou apenas uma vez em caso de aluguel por temporada, e o consentimento é a concordância de ambas as partes e se sujeitarem ao contrato.
Obrigações do locatário
Já as obrigações do locatário, que é a pessoa estranha ao imóvel, que o aluga e paga mensalmente o preço acordado, está disposto no artigo 569 do Código Civil, citado abaixo.
Art. 569. O locatário é obrigado:
I - a servir-se da coisa alugada para os usos convencionados ou presumidos, conforme a natureza dela e as circunstâncias, bem como tratá-la com o mesmo cuidado como se sua fosse;
II - a pagar pontualmente o aluguel nos prazos ajustados, e, em falta de ajuste, segundo o costume do lugar;
III - a levar ao conhecimento do locador as turbações de terceiros, que se pretendam fundadas em direito;
IV - a restituir a coisa, finda a locação, no estado em que a recebeu, salvas as deteriorações naturais ao uso regular.
O locatário deve usar o imóvel para o fim que lhe é dado. Se o imóvel é alugado para fim comercial, ele não poderá ser usado como residência e vice e versa, assim, correndo o risco de danificá-lo. Caso isso ocorra o artigo 570 do Código Civil, autoriza o locador a rescindir o contrato e exigir perdas e danos. Sempre deve ser analisado caso em tela, para não ser injusto.
O inquilino deve sempre pagar pontualmente o aluguel no prazo, geralmente o prazo é até o 5º dia útil do mês vigente, com a apresentação do recibo de quitação.
Cabe ressaltar também que ao devolver a coisa alugada ela deve estar no mesmo estado em que recebeu, sem contar com as deteriorações do uso regular da coisa
O artigo 571 do Código Civil permite que o locador tenha a coisa alugada de volta antes do prazo, porém, devendo ressarcir o inquilino com perdas e danos, e caso este queira devolver a coisa também antes do prazo ele deverá realizar o pagamento de multa prevista no contrato. 
Obrigações do locador
As obrigações do locador estão nos artigos 566 até 568 do código civil de 2002. Para melhor apreciação, segue os tópicos abaixo:
Entregar ao locatário a coisa alugada, inclusive com acessórios. Se a entrega foi feita sem reclamação presume-se que a coisa foi recebida em ordem. Manter a coisa no mesmo estado, pelo tempo do contrato, salvo cláusula expressa em contrário, devendo realizar os reparos necessários para que o imóvel esteja em plena condição de uso pelo locatário
Garantir o uso pacífico da coisa durante o tempo do contrato
 Em caso de perecimento da coisa sem culpa do locatário, o mesmo dele pedir a redução proporcional do aluguel ou resolver o contrato caso a coisa já não sirva para o fim que se destinava.
O locador resguardará o locatário dos embaraços e turbações de terceiros.
Garantias Contratuais
A lei 8.245/91 em seu artigo 37, expõe quais são as garantias que o locador pode exigir de seu inquilino, são elas: Caução, Fiança, Seguro Fiança, Cessão Fiduciária de quotas de fundo de investimento. Ele deve escolher apenas uma delas, sob pena de nulidade do contrato se exigir mais de uma garantia em um só contrato.
Locação Não Residencial
É destinada para fins comerciais, instalação de comércios, indústrias, escritórios, lojas e etc., ou seja, para atividades não residenciais.
Além de alugados por pessoa física, estes tipos de imóveis também podem ser alugados por pessoas jurídicas e ser destinado a residência de seus funcionários, sócios, diretores, este caso é equiparado a locação não residencial. Quando o contrato pactuado por 30 meses acaba o locador pode exercer a retomada com fundamento de denúncia vazia.
Locação Residencial

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes