Buscar

Introdução ao Estudo do Direito - aula da Carla no dia 10-03-14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução ao Estudo do Direito - Carla (10/03/14)
4. Sistemas Jurídicos: 
Existem, basicamente, duas formas de sistematização do ordenamento jurídico no país:
a) CIVIL LAW. Trata-se de um sistema baseado nas leis. É adotado por quase todos os países Europeus e Sul-Americano. Os juízes fundamentam suas decisões na constituição, descendo a seguir para a legislação infraconstitucional. A partir daí se originam as decisões para cada caso.
b) COMMOM LAW: É o sistema que prevalecem os custumes ( direito consvetudinário). É adotado por países de origem Anglo-Saxõnica (Inglaterra, Escócia, Irlanda, Estados Unidos, Austrália, etc)
* PRINCIPAL DIFERENÇA:
O COMMOM LAW baseia-se nos costumes e na jurisprudência; trata-se de um direito judiciário. Já o CIVIL LAW baseia-se nas leis, e a jurisprudência tem seu papel secundário; o processo é apenas um acessório do direito.
*Quando Roma caiu nas mãos dos Bárbaros de origem Germânica, estes absorveram parte do direito romano, misturando a ele os seus costumes. Dessa fusão tiveram origem diversos direitos, entre eles o direito português e "seu filho", o direito brasileiro. Por isso, podemos afirmar que o nosso direito deriva da grande família jurídica Romano- Germânica.
5- A LEI: 
O Brasil por ter adotado o sistema civil law tem a lei como sua principal fonte.
5.1 CONCEITO: 
A lei é uma norma escrita, elaborada por autoridade competente, imposta coercitivamente e tornada obrigatória pelo estado a todos, protegendo os interesses e normatização das ações. Estabalece o Art. 5º, II, da Constituição Federal: "Ninguém será obrigada a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei."

Outros materiais