Buscar

resumo Psicologia jurídica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Psicologia 
Saúde Mental e Transtorno Mental
Conceito de Saúde e Transtorno Mental
Mentalmente saudável: sabe que não é perfeito, entende que não é tudo para todos, possui vastas emoções, enfrenta os desafios e procura ajuda. 
Não há transtorno se não afeta o funcionamento do indivíduo. O transtorno afeta as funções mentais superiores e as atividades diárias, sendo mutáveis (grau, evento, rotina, tempo). 
As pessoas mudam quando sabem que estão sendo observadas, então afasta a possibilidade/justificação de ação por instinto mediante a civilização.
A personalidade são as características emocionais relativamente estáveis e previsíveis, o comportamento em condições normais. Não é imutável e está relacionado à atuação com as pessoas (presentes, ausentes, reais ou ilusão).
Não há personalidade normal, todos têm algo positivo e negativo, apenas varia o grau.
A diferença entre emocionalmente estáveis e instáveis está na capacidade de tolerar frustrações.
O mais comum é que ocorra devido à estresse e trauma. 
Transtornos de Personalidade
Quando a característica predomina e a pessoa perde a capacidade de adaptação.
Paranoide: desconfiança excessiva, distorce ação do outro.
Dependente: não consegue tomar decisões sozinho, incapaz.
Esquizoide: isolamento, introspecção, distância de relações pessoais.
Evitação: isolamento, mas deseja o contato sem saber fazê-lo, medo de críticas.
Instável: falta de controle do impulso, oscilação entre os extremos.
Histrônica: sedução, busca de atenção, exagero, satisfação imediata.
Antissocial: é sinônimo de psicopatia, sociopatia. Não é uma doença mental e prevê a reincidência criminal. É insensível à necessidade alheia, um transtorno de conduta; são características a superestima, mentira patológica, vida parasitária, versatilidade, insensibilidade, promiscuidade, impulsividade, etc. Há uma falha no superego e ausência de remorso, culpa ou empatia. Então não aprende com punição. 
Imputabilidade, semi-imputabilidade e inimputabilidade
É com base na incapacidade, relativa e absoluta. A imputabilidade é com base nos comportamentos da média: entende que a ação é ilícita e mesmo assim a pratica.
Se existe um transtorno é necessário avaliar a intensidade para poder discutir se é imputável. 
A penalidade é medida de segurança: internação e tratamento. É preventiva e indetermina, vai existir enquanto houver periculosidade. 
Psicopatologias: o jurista deve perceber os sinais e orientar encaminhamento.
Transtornos de ansiedade: apresenta manifestações somáticas + psicológicas + instabilidade. Tem como sintoma a expectativa do pior, tensão, irritação, insônia inicial, dificuldade de concentração e alteração na memória. Pode ocorrer no decurso de um longo processo, após um evento de trauma ou durante uma reorganização. Pode ter sintomas de TOC ou depressão atrelados. 
Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC): é a persistência patológica + ansiedade, não conseguindo ser eliminado pela lógica; reconhece os pensamentos não consegue afastá-los. Uma compulsão ritualística de repetição para prevenir algo improvável. É um mecanismo de defesa, um deslocamento. 
Transtorno de estresse pós-traumático: é uma resposta tardia ao evento, pode apresentar súbita paralização das atividades, alteração do comportamento, incapacidade de realizar certas tarefas. O trauma ocasiona a perda da autoconfiança, da autopercepção e da percepção sobre o mundo, alterando profundamente a personalidade e a interação social, podendo levar a transtornos mentais, como ansiedade e depressão. 
Transtornos dissociativos: é a súbita perda de controle entre memória, consciência, sensação e movimentos corporais. Inclui a amnésia, fuga, transtorno de transe, transtorno de personalidade múltipla. Comete o delito em um estado e não se recorda quanto volta à normalidade. 
Psicose puerperal: é uma psicose de curta duração, desencadeada pelo parto; caracterizada por delírios e depressão graves, com pensamentos de violência contra o recém-nascido. São alucinações auditivas que podem resultar em perigo à mãe e ao bebê. 
Episódios e transtornos depressivos: comprometimento profundo de antecipação do fracasso, e esses pensamentos influenciam a bioquímica, tornando um ciclo vicioso. A pessoa não sente prazer, distorce o mundo, apresenta continua tristeza sem motivo, insônia terminal, lentidão, discurso limitado. O estresse profundo e traumas podem ser causas; a medicação é essencial para quebrar o ciclo vicioso. 
Drogadição: fica dependente quando o uso é a coisa mais importante. Pode ser por álcool, que influencia todas as funções orgânicas e mentais (compromete concentração, percepção, autopercepção, foco imediato, processamento de algo recente); o alcoolista desenvolve um ciclo ficando sujeito e promovendo traumas. Pode ter consequência de distúrbio, depressão, ansiedade, antissocial, etc. além de traumas sociais. Também pode ser por outras substancias psicoativas, que alteram a consciência e o comportamento; trazendo agressividade, diminuição da autoestima, regressão, irresponsabilidade, etc. 
Transtornos de pensamento e de percepção: são os delírios (pensamento incorreto, impossível) que não se corrige racionalmente, o sujeito vê como incontestável e a partir dele faz raciocínios corretos. As alucinações são distúrbios de percepção com falsa impressão em qualquer um dos sentidos, sem que precise de um objeto pra originar. 
Transtorno factício: invenção de sintomas de forma repetida para assumir o papel de doente. Pode ter sinais físicos e/ou psicológicos; apresenta comportamento de fuga ou evitação, mentira patológica. 
Transtorno de preferência sexual (parafilias): asseios ou comportamentos sexuais envolvendo objetos não humanos ou situação incomum. Pode ser por impulso automático inconsciente, excesso sexual, obsessão, impulso perverso, etc. são regressões aos estados primitivos, sendo essencial saber a frequência para determinar o transtorno. São exemplos: incesto, pedofilia, exibiscionismo, sadomasoquismo.
Transtornos mentais orgânicos: demência é doença cerebral que atinge as funções mentais superiores. Alucinose são percepções sem estímulos correspondentes, e os delírios as perturbações no pensamento. 
Esquizofrenia e transtornos delirantes: é distorção do pensamento e percepção, junto com afeto inadequado. Tem delírios de controle e perseguição, influência ou passividade e alucinações auditivas. Já os transtornos delirantes tem a ver com a persistência, todas as outras ações são normais, salvo a relação com delírio. 
Exame do estado mental (EEM): são as impressões no momento da entrevista, podendo ter varia influências dependendo da habilidade, conhecimento e comportamentos entre entrevistador e entrevistado. 
Psicologia e Direito Civil

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes