Buscar

Apol 3 Gestão da Tecnologia e da Inovação + Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia o excerto do texto a seguir: 
“No caso do conhecimento organizacional, trata-se de um construto firmemente estabelecido. Apoia-se na teoria baseada no conhecimento da empresa, uma extensão da teoria baseada em recursos da empresa. Para a teoria baseada no conhecimento da empresa, o propósito fundamental de uma organização é a criação e a aplicação do conhecimento, de modo a garantir-lhe vantagem competitiva”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
TARAPANOFF, Kira (organizadora). Aprendizado organizacional: fundamentos e abordagens multidisciplinares, volume 1. Curitiba: Ibpex, 2011.p. 126 e 127. 
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados na Rota 4 e no livro-base Gestão da inovação e do conhecimento sobre o espiral do conhecimento, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir: 
Socialização
Externalização
Combinação
Internalização
Conhecimento 
(    ) Sistematização de conceitos existentes e novos
(    ) Compartilhamento de experiências (tácito para tácito)
(    ) Conversão do conhecimento tácito em explícito
(    ) Pode ser tácito ou explícito
(    ) Incorporação do conhecimento explícito no conhecimento tácito 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 5 – 4 – 3 – 2
	
	B
	3 – 1 – 2 – 5 – 4
	
	C
	5 – 4 – 1 – 2 – 3
	
	D
	4 – 2 – 3 – 1 – 5
	
	E
	2 – 3 – 5 – 4 – 1
Questão 2/5 - Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações
O mapeamento das competências é a identificação clara e objetiva das competências organizacionais e individuais necessárias, bem como a verificação das competências que a empresa dispõe naquele momento. Tal mapa deve permitir a identificação de lacunas existentes entre as competências reais e as necessárias ou desejadas, permitindo orientar a tomada de ações para reduzir tais diferenças. Nesse sentido, relacione a coluna “A” com suas respectivas características apresentadas na coluna “B” e, em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.    COLUNA A COLUNA B I – Definição das competências necessárias. (   ) Identificar as competências dos funcionários, aquilo que o profissional ou a empresa é capaz de realizar. Entre as técnicas utilizadas para esta tarefa, incluem-se: análise dos documentos da empresa (planejamento estratégico), entrevistas com os funcionários (em especial com aqueles que conhecem bem a empresa) e aplicação de questionários em que os próprios respondentes avaliam o grau das competências utilizadas. II – Definição das competências reais. (   ) Após definir as competências necessárias, identificam-se as competências existentes. A avaliação de desempenho é a mais importante das ferramentas, uma vez que monitora os indicadores de desempenho. As técnicas utilizadas são as escalas gráficas, a avaliação “360 graus” (360°), o balanced scorecard, a pesquisa de campo e a avaliação por objetivos. III – Lacunas ou gap de competências. (   ) É a discrepância ou a diferença entre as competências necessárias e as competências reais. Com base na identificação destas, elaboram-se estratégias e planos de ação para reduzir ou preencher as lacunas.
	
	A
	III – II – I
	
	B
	II - III- I
	
	C
	I – III- II
	
	D
	I – II – III
Questão 3/5 - Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações
No que se refere aos aspectos processuais da captação e da seleção de talentos, podemos afirmar que o texto a seguir cita qual estágio destes processos? Assinale a alternativa correta.  “Ações destinadas a avaliar as qualificações dos candidatos, que incluem a combinação de diferentes técnicas de seleção, de modo a proporcionar maior oportunidade de avaliar as mesmas competências em momentos diferentes. A utilização de entrevistas estruturadas e baseadas em competências e desempenho, bem como realizadas em equipe ou sequenciais, também ajudam a refinar o processo. Outra estratégia é a atribuição de uma tarefa antes da entrevista, para que seu resultado possa ser discutido naquele momento”.
	
	A
	Atração.
	
	B
	Triagem.
	
	C
	Avaliação.
	
	D
	Decisão.
Questão 4/5 - Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações
No modelo de gestão por competências abordado nos estudos a descrição a seguir refere-se a qual etapa? Assinale a alternativa correta.       “Com base nos resultados e nas necessidades identificadas no mapeamento de competências, devem ser planejadas ações para desenvolver as competências internas por meio de treinamentos (individuais) e investimentos em pesquisa (organizacionais), para captar competências externas por meio de novas contratações (individuais) ou parcerias e benchmarking (organizacionais), bem como para realizar a movimentação interna de pessoas, promovendo ou transferindo colaboradores”.
	
	A
	ETAPA 3: definição das metas.
	
	B
	ETAPA 4: mapeamento das competências.
	
	C
	ETAPA 5: planejamento de ações de gestão de pessoas.
	
	D
	ETAPA 6: feedback.
Questão 5/5 - Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações
De acordo com o que foi estudado sobre as “etapas do modelo de gestão por competência”, observe a figura a seguir e a descrição:   “São os elementos que permitem verificar como e se os objetivos estão sendo atingidos. O conjunto de indicadores deve ser definido pela organização de acordo com suas capacidades e recursos, tomando cuidado para que sejam pertinentes, relevantes e mensuráveis”. Assinale, a seguir, a alternativa que apresenta qual das etapas do modelo de gestão por competência foi citada no enunciado acima.
	
	A
	ETAPA 1: formulação da estratégia.
	
	B
	ETAPA 2: definição dos indicadores de desempenho.
	
	C
	ETAPA 3: definição das metas.
	
	D
	ETAPA 4: mapeamento das competências.

Outros materiais