apol educação permanente e linguagem escrita e oral
10 pág.

apol educação permanente e linguagem escrita e oral

Pré-visualização3 páginas
Questão 1/5 - Educação Permanente 
 Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA educação como prática de liberdade postula, necessariamente, uma pedagogia do oprimido. Não pedagogia para ele, mas dele. A prática da liberdade só encontrará adequada expressão numa pedagogia em que o oprimido tenha condições de, reflexivamente, descobrir-se e conquistar-se como sujeito de sua própria história\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2007. p. 7.
De acordo com o texto-base Pedagogia e Andragogia na construção da educação de jovens e adulto, em relação à concepção de ensinar no contexto da EJA em um modelo andragógico, analise as assertivas que seguem e coloque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) Ensinar já não é mais transmitir o conhecimento em sala de aula e sim enriquecer e valorizar os conhecimentos que os estudantes possuem, adequando as metodologias de modo a favorecer a construção coletiva do conhecimento de forma contextualizada.
II.( ) Na alfabetização de adultos utiliza-se a mesma literatura apresentada na primeira infância, por serem livros de fácil entendimento.  
III.( ) O computador é um rico aliado à alfabetização de adultos uma vez que apresenta novas formas de comunicação pautadas no uso das tecnologias.
IV.(  ) O celular pode ser utilizado como ferramenta de aprendizagem e pode acrescentar saberes que os alunos necessitam utilizar em seu cotidiano, como enviar mensagens, e-mails, fotos etc.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	 V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	B
	F \u2013 V \u2013 F \u2013 V
	
	C
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 F  
	
	D
	V \u2013 V \u2013 V \u2013 F
	
	E
	V \u2013 F \u2013 F \u2013 V
Questão 2/5 - Educação Permanente 
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cKnowles (2005) afirma, ainda, que o comportamento do aprendiz varia de acordo com a aprendizagem e que situações da vida afetam também o estilo andragógico de aprendizagem. Experiências passadas e atuais também ajudam a formatar a aprendizagem, sendo que adultos aprendem mais no contexto da vida real, sendo motivados em aprender para solucionar problemas. Durante anos se refinou o modelo andragógico emergente, o que, em nossa opinião, fortificaram-no. Aprender é um fenômeno complexo que desafia qualquer modelo\u201d
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/formacao_acao/2semestre2016/fa_deja_anexo2.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2017. 
Tendo em vista o recorte de texto dado e os conteúdos abordados no texto-base Pedagogia e Andragogia na construção da educação de jovens e adultos sobre as características do aluno da EJA, assinale a alternativa que contempla corretamente essas características:
	
	A
	Possui muita bagagem diversificada e sabe como utilizá-la em sala de aula 
por possuir conceitos formados, portanto, são sujeitos sempre ativos na
 posse de competências e habilidades para sua vida em sociedade.
	
	B
	São sujeitos com experiência e que possuem sua própria cultura, por isso, 
são agentes ativos de sua aprendizagem, não necessitando do material
 concreto para ampliar sua compreensão acerca de um determinado 
conteúdo.
	
	C
	Geralmente, o aluno da EJA é autônomo e possui autoestima fortalecida, 
com ampla capacidade de trabalhar em grupos e se relacionar com seus 
colegas, adaptando-se a qualquer tipo de aula.
	
	D
	O rendimento e a permanência do aluno da EJA geralmente independem da 
forma como ocorre o direcionamento das disciplinas e as atividades em sala 
de aula, pois são autônomos e sempre animados para o estudo sem lugar 
para o fracasso.  
	
	E
	Necessitam de acompanhamento e direcionamento dos saberes adquiridos
 por meio de suas diversas experiências ao longo da vida, sobretudo, 
enriquecendo-os com os conteúdos curriculares.
Questão 3/5 - Educação Permanente 
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA andragogia busca compreender o adulto considerando os aspectos psicológicos, biológicos e sociais. A andragogia difere da pedagogia se comparada aos modelos pedagógicos conservadores. No entanto, alguns pressupostos da andragogia são semelhantes aos de modelos pedagógicos transformadores\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.infoescola.com/educacao/andragogia/. Acesso em: 02 ago. 2017. 
De acordo com os conteúdos do texto-base Pedagogia e Andragogia na construção da educação de jovens e adultos sobre os princípios que norteiam o modelo Andragógico no processo de ensino e aprendizagem de adultos, assinale a alternativa que contempla, corretamente, os princípios elencados pelo autor do texto:
	
	A
	Lentidão para aprender; Orientação para a aprendizagem; Conhecimento
 prévio; Necessidades de estudar e Motivação.
	
	B
	Motivação; Papel das experiências; Autoconceito do aprendiz e
 Metacognição.
	
	C
	Autoconceito do aprendiz; Prontidão para aprender; Orientação para a 
aprendizagem; Papel das experiências; Necessidades de saber e 
Motivação.
	
	D
	Orientação para a aprendizagem; Papel dos orientadores; Necessidades 
de decorar e Fixação.
	
	E
	Conhecimento prévio; Necessidades de estudar; Motivação; Metacognição
 e Aprendizagem lúdica.
Questão 4/5 - Educação Permanente 
Considere a seguinte citação: 
\u201cÉ preciso entender a relação entre educação/trabalho tendo em vista a tendência do crescimento urbano-industrial no Brasil e como se dá em outros países de desenvolvimento capitalista mais avançado [...]. Assim, surge a necessidade de se construir um projeto pedagógico capaz de dar conta da linguagem do trabalho industrial das sociedades contemporâneas. Ou seja, deve-se recolocar a questão do mundo do trabalho sob a perspectiva epistemológica, no sentido de que a escola seja um espaço do pensar \u2013 saber sobre o trabalho \u2013 e não apenas um saber \u2018qualificado\u2019 (Lei 5.692/71) ou saber para o trabalho (Lei 7.044/82). Refletir essas questões significa buscar entender como a organização escolar e a organização curricular respondem à dicotomia do mundo do trabalho, posta no interior das práticas pedagógicas\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n13/n13a06.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2017.
Considerando o trecho acima e os conteúdos abordados no texto-base A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica, sobre as análises da educação no Brasil no âmbito do projeto societário da burguesia, assinale a alternativa que apresenta a definição correta:
	
	A
	Utiliza diferentes mecanismos para reproduzir a escola dual visando uma 
formação para o mundo do trabalho.
	
	B
	Defende uma escola pública, unitária, gratuita, laica e politécnica.
	
	C
	Prioriza a universalização da educação básica de efetiva qualidade, 
visando formar o cidadão crítico e reflexivo para o mercado de trabalho.
	
	D
	Não se interessa pela universalização da escola básica, oferece uma educa
ção profissional e tecnológica restrita.
	
	E
	Trata-se de um projeto que considera a necessidade da universalização
 do ensino médio de qualidade, pautado na concepção da educação politécnica.
Questão 5/5 - Educação Permanente
Leia o extrato de texto a seguir:
\u201cA andragogia é, portanto, a arte e a ciência de ajudar os adultos a aprender, por oposição à pedagogia como arte e ciência de ensinar às crianças. A andragogia baseia-se noutros pressupostos de aprendizagem e de ação com os adultos. Portanto, é necessário um salto qualitativo no momento de estudar, compreender e praticar a educação de adultos\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OSORIO, A. Educação Permanente e Educação de Adultos. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, 2003. p. 93.
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no texto-base Pedagogia e Andragogia na construção da educação de jovens e adultos sobre o professor e as práticas pedagógicas no contexto da
renata
renata fez um comentário
A andragogia busca compreender o adulto considerando os aspectos psicológicos, e sociais. resposta correta é a c
0 aprovações
Flavinha
Flavinha fez um comentário
tou confusa com educação permanente.???
0 aprovações
Fatima
Fatima fez um comentário
C Autoconceito do aprendiz; Prontidão para aprender; Orientação para a aprendizagem; Papel das experiências; Necessidades de saber e Motivação
0 aprovações
Fatima
Fatima fez um comentário
“A andragogia busca compreender o adulto considerando os aspectos psicológicos, biológicos e sociais. A andragogia difere da pedagogia se comparada aos modelos pedagógicos conservadores. No entanto, alguns pressupostos da andragogia são semelhantes aos de modelos pedagógicos transformadores”.
9 aprovações
Erne Campos
Erne Campos fez um comentário
oi alguém tem essa questão " A andragogia busca compreender o adulto considerando os aspectos psicológicos, e sociais.
0 aprovações
Carregar mais