Buscar

ava pol1 entidades social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
Para a contabilidade atingir seu objetivo, faz uso de procedimentos padronizados, desde a inserção dos dados contábeis em um sistema de informação, até a elaboração dos demonstrativos contábeis, nesse processo, os princípios se apresentam como direcionadores de toda prática contábil.  Segundo Freitag (2014), em sua obra descreve os princípios contábeis aplicados ao Terceiro Setor.   “...trata da tempestividade e integridade dos registros a fim de gerar informação relevante e válida a seus usuários. Considere que a informação tem prazo de validade para ser relevante, principalmente no processo de tomada de decisão.” Estamos falando do Princípio da:
Nota: 20.0
	
	A
	Continuidade;
	
	B
	Oportunidade;
Você acertou!
Oportunidade, “..trata da tempestividade e integridade dos registros a fim de gerar informação relevante e válida a seus usuários. Considere que a informação tem prazo de validade para ser relevante, principalmente no processo de tomada de decisão.” Pg. 29
	
	C
	Competência;
	
	D
	Prudência;
	
	E
	Registro pelo valor original
Questão 2/5 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial
De acordo com GUINDANI et all: “Dentro das organizações, o planejamento será realizado, principalmente, pelo nível estratégico da organização”.
Analise as proposições e escolhas as alternativas corretas em relação à “decisões estratégicas”:
I – Empresas com processo decisório centralizado geralmente possuem mais administradores envolvidos nas decisões estratégicas do que empresas descentralizadas.
II – As decisões estratégicas geralmente requerem a obtenção e a locação de recursos dimensionados (humanos, organizacionais e físicos).
III – As decisões estratégicas envolvem um curto período de tempo e requerem comprometimento.
IV – Organizações muito grandes frequentemente utilizam assessorias de planejamento estratégico de nível empresarial para assistir os altos administradores na tomada de decisões de administração estratégica.
Nota: 20.0
	
	A
	I e II estão corretas
	
	B
	I e IV estão corretas
	
	C
	I, III e IV estão corretas
	
	D
	II e IV estão corretas
Você acertou!
Empresas com processo decisório centralizado geralmente possuem MENOS administradores envolvidos nas decisões estratégicas do que empresas descentralizadas. As decisões estratégicas envolvem um LONGO período de tempo, algo entre anos e até uma década, e requerem comprometimento.
GUINDANI et all – Planejamento Estratégico Orçamentário, 2012, p. 24 e 25
	
	E
	III e IV estão corretas
Questão 3/5 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
Segundo Freitag (2014)  “As contas contábeis que compõem o conjunto de bens, direitos e obrigações são organizadas por grau de liquidez, no ativo, e grau de exigibilidade no passivo. As contas que formam o resultado das entidades, são dispostas pelas origens, receitas, deduzidos em ordem vertical, seus custos e despesas até se chegar ao resultado.”   “____________é um instrumento que favorece a padronização das contas, serve como um guia. Não são instrumentos imutáveis, e sua utilização permite a customização a fim de atender necessidades por informações específicas” Dos instrumentos abaixo, qual deles preenche corretamente a lacuna, de acordo com o estudado?
Nota: 20.0
	
	A
	Balanço Patrimonial
	
	B
	Demonstração do Resultado do Exercício
	
	C
	Orçamento Empresarial
	
	D
	Plano de Contas
Você acertou!
Plano de Contas – é um instrumento que favorece a padronização das contas, serve como um guia.” Pg. 29
	
	E
	Demonstração do Valor Adicionado
Questão 4/5 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial
Segundo Schein, citado por Weick (1973), uma organização é a coordenação racional das atividades de algumas pessoas que procuram chegar a algum objetivo comum e explícito.
Assinale Verdadeiro ou Falso no que se refere ao planejamento:
(    ) É compreendido como um processo lógico que auxilia o comportamento humano racional na execução de atividades intencionais voltadas para o futuro.
(   )O planejamento, por meio da implementação de mecanismos e de procedimentos sistemáticos, não tem por objetivo alcançar o ajustamento adequado entre a organização e o ambiente.
(   ) O planejamento não garante, mediante um processo de análise e ameaças e oportunidades, a sobrevivência ao longo do prazo do domínio geral da organização.
(   ) Para as organizações modernas, é muito importante o uso do planejamento. As organizações vivem em um ambiente competitivo, onde a conquista e a manutenção de áreas de mercado são consideradas bases de crescimento e desenvolvimento organizacional.
Nota: 0.0
	
	A
	V – F  – V – V
	
	B
	V – V – F  - F
	
	C
	V – F – F – V
São Falsas:
 - O planejamento, por meio da implementação de mecanismos e de procedimentos sistemáticos, não tem por objetivo alcançar o ajustamento adequado entre a organização e o ambiente. Correto é: O planejamento, por meio da implementação de mecanismos e de procedimentos sistemáticos, TEM por objetivo alcançar o ajustamento adequado entre a organização e o ambiente. 
- O planejamento não garante, mediante um processo de análise e ameaças e oportunidades, a sobrevivência ao longo do prazo do domínio geral da organização.
Correto é: O planejamento TAMBÉM garante, mediante um processo de análise e ameaças e oportunidades, a sobrevivência ao longo do prazo do domínio geral da organização.
GUINDANI et all – Planejamento Estratégico Orçamentário, 2012, p. 21
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	F – F – V – V
Questão 5/5 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
Segundo Freitag (2014): As entidades que compõe o Terceiro Setor são aquelas que atuam de forma voluntária, junto à sociedade civil com objetivos diversos, mas em torno de um ideal maior que é o bem estar social, desenvolvem suas atividades geralmente onde o Estado não consegue atuar de maneira efetiva, e para tanto consomem recursos na execução desses serviços.  De acordo com a legislação especificamente a Lei 10406/2002, que refere-se às fundações é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Uma vez instituída a fundação ainda em vida, o instituidor fica obrigado a transferir propriedade ou direitos sobre os bens, caso contrário esses serão registrados por conta de um mandado judicial.
Você acertou!
De acordo com a autora na página 14, a alternativa correta é: Uma vez instituída a fundação ainda em vida, o instituidor fica obrigado a transferir propriedade ou direitos sobre os bens, caso contrário esses serão registrados por conta de um mandado judicial.
	
	B
	Uma vez instituída a fundação ainda em vida, é facultativo, o instituidor a transferir propriedade ou direitos sobre os bens, caso contrário esses serão registrados por conta de um mandado judicial.
	
	C
	Uma vez instituída a fundação ainda em vida, o instituidor fica obrigado a transferir propriedade ou direitos sobre os bens somente na sua exclusão, caso contrário esses serão registrados por conta de um mandado judicial.
	
	D
	Uma vez instituída a fundação ainda em vida, é facultativo o instituidor a transferir propriedade ou direitos sobre os bens somente na sua exclusão, caso contrário esses serão registrados por conta de um mandado judicial.
	
	E
	Uma vez instituída a fundação ainda em vida, o instituidor  pode dar a imunidade de tributação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais