....PROVA  apol educacao permanente e linguagem escrita e oral
5 pág.

....PROVA apol educacao permanente e linguagem escrita e oral

Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Educação Permanente 
 Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA educação como prática de liberdade postula, necessariamente, uma pedagogia do oprimido. Não pedagogia para ele, mas dele. A prática da liberdade só encontrará adequada expressão numa pedagogia em que o oprimido tenha condições de, reflexivamente, descobrir-se e conquistar-se como sujeito de sua própria história\u201d.
De acordo com o texto-base Pedagogia e Andragogia na construção da educação de jovens e adulto, em relação à concepção de ensinar no contexto da EJA em um modelo andragógico, analise as assertivas que seguem e coloque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) Ensinar já não é mais transmitir o conhecimento em sala de aula e sim enriquecer e valorizar os conhecimentos que os estudantes possuem, adequando as metodologias de modo a favorecer a construção coletiva do conhecimento de forma contextualizada.
II.( ) Na alfabetização de adultos utiliza-se a mesma literatura apresentada na primeira infância, por serem livros de fácil entendimento.  
III.( ) O computador é um rico aliado à alfabetização de adultos uma vez que apresenta novas formas de comunicação pautadas no uso das tecnologias.
IV.(  ) O celular pode ser utilizado como ferramenta de aprendizagem e pode acrescentar saberes que os alunos necessitam utilizar em seu cotidiano, como enviar mensagens, e-mails, fotos etc.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	 V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
Questão 2/5 - Educação Permanente 
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cKnowles (2005) afirma, ainda, que o comportamento do aprendiz varia de acordo com a aprendizagem e que situações da vida afetam também o estilo andragógico de aprendizagem. Experiências passadas e atuais também ajudam a formatar a aprendizagem, sendo que adultos aprendem mais no contexto da vida real, sendo motivados em aprender para solucionar problemas. Durante anos se refinou o modelo andragógico emergente, o que, em nossa opinião, fortificaram-no. Aprender é um fenômeno complexo que desafia qualquer modelo\u201d
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/formacao_acao/2semestre2016/fa_deja_anexo2.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2017. 
Tendo em vista o recorte de texto dado e os conteúdos abordados no texto-base Pedagogia e Andragogia na construção da educação de jovens e adultos sobre as características do aluno da EJA, assinale a alternativa que contempla corretamente essas características:
	
	E
	Necessitam de acompanhamento e direcionamento dos saberes adquiridos
 por meio de suas diversas experiências ao longo da vida, sobretudo, 
enriquecendo-os com os conteúdos curriculares.
Questão 3/5 - Educação Permanente 
Leia o fragmento de texto a seguir:\u201cA andragogia busca compreender o adulto considerando os aspectos psicológicos, biológicos e sociais. A andragogia difere da pedagogia se comparada aos modelos pedagógicos conservadores. No entanto, alguns pressupostos da andragogia são semelhantes aos de modelos pedagógicos transformadores\u201d.
De acordo com os conteúdos do texto-base Pedagogia e Andragogia na construção da educação de jovens e adultos sobre os princípios que norteiam o modelo Andragógico no processo de ensino e aprendizagem de adultos, assinale a alternativa que contempla, corretamente, os princípios elencados pelo autor do texto:
	
	C
	Autoconceito do aprendiz; Prontidão para aprender; Orientação para a 
aprendizagem; Papel das experiências; Necessidades de saber e 
Motivação.
Questão 4/5 - Educação Permanente 
Considere a seguinte citação: 
\u201cÉ preciso entender a relação entre educação/trabalho tendo em vista a tendência do crescimento urbano-industrial no Brasil e como se dá em outros países de desenvolvimento capitalista mais avançado [...]. Assim, surge a necessidade de se construir um projeto pedagógico capaz de dar conta da linguagem do trabalho industrial das sociedades contemporâneas. Ou seja, deve-se recolocar a questão do mundo do trabalho sob a perspectiva epistemológica, no sentido de que a escola seja um espaço do pensar \u2013 saber sobre o trabalho \u2013 e não apenas um saber \u2018qualificado\u2019 (Lei 5.692/71) ou saber para o trabalho (Lei 7.044/82). Refletir essas questões significa buscar entender como a organização escolar e a organização curricular respondem à dicotomia do mundo do trabalho, posta no interior das práticas pedagógicas\u201d.
Considerando o trecho acima e os conteúdos abordados no texto-base A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica, sobre as análises da educação no Brasil no âmbito do projeto societário da burguesia, assinale a alternativa que apresenta a definição correta:
	
	D
	Não se interessa pela universalização da escola básica, oferece uma educa
ção profissional e tecnológica restrita.
Questão 5/5 - Educação Permanente
Leia o extrato de texto a seguir:
\u201cA andragogia é, portanto, a arte e a ciência de ajudar os adultos a aprender, por oposição à pedagogia como arte e ciência de ensinar às crianças. A andragogia baseia-se noutros pressupostos de aprendizagem e de ação com os adultos. Portanto, é necessário um salto qualitativo no momento de estudar, compreender e praticar a educação de adultos\u201d.Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no texto-base Pedagogia e Andragogia na construção da educação de jovens e adultos sobre o professor e as práticas pedagógicas no contexto da EJA em um modelo andragógico, analise as afirmativas que seguem:
I. A prática no contexto da EJA requer um olhar diferenciado do professor em relação à sala de aula regular na aquisição de habilidades e competências.
II. No trabalho com os conteúdos, as práticas precisam valorizar e dialogar com os saberes dos alunos, ensinando-os conteúdos de forma significativa.
III. O aluno da EJA tem facilidade em utilizar o conhecimento adquirido ao longo da vida como forma de apreender novos saberes com maior facilidade.
IV.O professor precisa realizar uma prática que respeite seus alunos, buscando evitar situações que gerem constrangimentos. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	B
	I, III e IV
Questão 1/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cBerkeley [...] observou [...] que \u2018a comunicação de ideias não é a principal e única finalidade da linguagem, como vulgarmente se supõe. Há outras finalidades, como o despertar de alguma paixão, a estimulação ou dissuasão de uma atividade, a preparação do espírito para uma determinada disposição\u2019\u201d.
Considerando os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre o uso e as funções da linguagem, relacione os diferentes usos da linguagem aos seus respectivos conceitos.
 (1) Uso afetivo
(2) Uso lúdico
(3) Uso prático
(4) Uso representativo
(5) Uso dialético
(  ) É um uso formal que não se destina tanto à descrição ou ao relato, quanto a fazer e a desfazer combinações simbólicas.
(  ) É o uso que decorre de emissões sonoras vinculadas aos estados de satisfação ou de calma, caracterizando-se por repetições ritmadas.
(  ) É o mais primitivo e o mais consolidado dos usos da linguagem. Tem origem na expressão espontânea das emoções e também nos gestos pelos quais se preparam e esboçam as ações.
(   ) É o uso que tem por fim facilitar a ação em processo de desenvolvimento, sobretudo a ação que se cumpre em condições coletivas de colaboração ou de rivalidade.
(   ) Por meio desse uso, o indivíduo abandona o domínio da linguagem determinada pelo estado afetivo do momento para ingressar pela situação concreta. Assim, o indivíduo entra em uma área particularmente artificial, onde se impõe ter-se presente, na imaginação, aquilo que está ausente e onde é necessário supor situações existentes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	B
	5 \u2013 2 \u2013 1 \u2013 3 \u2013 4
Questão 2/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição
Fernanda
Fernanda fez um comentário
tem como me enviar?
0 aprovações
REAL MADRID
REAL MADRID fez um comentário
o resto está td certo
4 aprovações
REAL MADRID
REAL MADRID fez um comentário
aluno eja não tem facilidade está errada
2 aprovações
Camila
Camila fez um comentário
peguei todas as questões aqui do site e tirei 60, não foi todas igual essas que amiga postou as que caíram pra mim, mas confiram com o máximo de pessoas possível pra ver se estão corretas.
1 aprovações
Natália
Natália fez um comentário
Qual foi sua nota?
0 aprovações
Carregar mais