Buscar

QUESTÕES DE ÁFRICA DO SÉCULO X1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE ÁFRICA DO SÉCULO XX 
AULA IV:
	1a Questão (Ref.: 201201524754)
	
	Sobre a conquista da África pelos europeus, é possível afirmar:
		
	
	Foi facilitada, não apenas pela rede de comércio já existente, mas pela identidade cultural e religiosa que já existia entre todos os habitantes do continente africano e os europeus.
	
	Foi dificultada, na maioria das vezes por aspectos de causas naturais, como epidemias e dificuldades em lidar com o clima e a vegetação
	
	Aconteceu baseada nas alianças com as lideranças locais que sempre eram cooptadas pelos europeus.
	
	Fundamentou-se exclusivamente em incursões militares.
	 
	Houve casos de resistência por parte de lideranças políticas africanas, assim como de líderes religiosos
	2a Questão (Ref.: 201201414181)
	
	"Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho". (Antonil) "No geral, era possível obter-se a coisificação subjetiva do escravo: sua auto-representação como não-homem." (Fernando Henrique Cardoso) "Folga nego, branco num vem cá. Se vié, Pau há de levá." (Canção de quilombola)
Levando em consideração as citações acima, assinale a afirmativa correta a respeito do processo social de coisificação que a escravidão imporia ao escravo.
		
	
	Na sabotagem dos instrumentos, no aborto provocado pelas mulheres escravas, no ¿corpo mole¿ para o trabalho, ficava patente a decisão política que fazia do negro escravo sujeito na luta contra a escravidão, e não coisa.
	
	Ao referir-se a si na terceira pessoa, o escravo demonstrava que não se reconhecia como sujeito e terminava por aceitar passivamente a sua reificação subjetiva.
	 
	Ao aceitar a sua reificação subjetiva, o escravo praticava, na verdade, uma estratégia de sobrevivência na sociedade escravista, de onde a sua fingida humildade poderia sempre tirar alguma vantagem.
	
	Compelido a ver-se a si próprio da forma imposta pela classe dos senhores e desejando sempre a liberdade, o escravo, durante todo o tempo, viveu a contradição entre ser coisa ou pessoa, inerente a sua condição.
	 
	A escravidão, justamente por ter imposto a reificação do cativo, conduziu a classe escrava a organizar quilombos, fugas, rebeliões e sabotagens, fazendo a classe dominante viver em contínuo sobressalto.

Outros materiais