Buscar

SISTEMAS ESRUTURAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ARQUITETURA E URBANISMO
ACADÊMICOS : RAFAEL FELIPE TAVARES ;
		 GILMAR MENDES.
Professor : Gerson L. Carneiro Disciplina : Sistemas Estruturais I
Período : 5º. preríodo		 Tema : Steel Frame (Sistema Estrutural)
Data : 21/02/2017		 Instituição de Ensino Superior : Unopar, Campus Ponta Grossa
STEEL FRAME,
DEFINIÇÃO ESTRUTURAL
	
	O Steel Frame é uma maneira construtiva cujo o esqueleto estrutural é de aço galvanizado (paredes, vigas, vergas, etc), são projetados para suportar todas as cargas de uma edificação.
	O fechamento interno é composto por painéis de gesso acartonados (dry wall).
	A parte externa composta por painéis leves, podendo ser de vários materiais como na alvenaria (cerâmica, placa cimentícia, etc).
	Neste sistema estrutural, as instalações hidráulicas, elétricas, de ar-condicionado e de gás passam dentro das paredes facilitando o acesso futuro em caso de manutenção e reformas estruturais internas rápidas.
	Quanto ao Conforto, as construções com estrutura em aço distinguem-se no isolamento térmico e acústico e na regulação da umidade no ambiente. Assim, estes tipos de estruturas são cada vez mais populares em diversos países.
	O Steel Frame, derivado do estilo construtivo do Wood Frame, é método construtivo norte-americano adotado entre 1810 e 1860; e no Brasil vem ganhando espaço devido suas características de construção rápida e industrializada, porém, seu custo no país ainda é alto, e pouca mão de obra especializada. 
 
OSB (Oriented Strand Board) – esta placa é um painel constituído de tiras prensadas de madeira reflorestada, o que aumenta sua resistência em relação a uma chapa de madeira comum. É usada como contraventamento da estrutura de aço.
Membrana – Toda a estrutura externa é embalada com uma membrana especial – a barreira de vapor. Essa membrana funciona como nossa pele. Impede a entrada de umidade, mas permite a transpiração da edificação.
Placa cimentícia – Essa placa é composta por uma massa de cimento reforçada com fibra de vidro, resultando em chapas lisas. A parede vai ficar bem plana e vai sofrer menos deformação com a variação de temperatura.
Base coat – As placas cimentícias recebem um acabamento especial chamado base coat. Esse acabamento nada mais é do que uma massa aplicada em toda a extensão da parede, responsável por sua impermeabilização e seu aspecto monolítico. Isso significa que faz “sumir” as juntas e a parede fica toda por igual.
Revestimento – A partir do base coat, a parede é tratada de forma convencional. Pode receber pintura, textura ou qualquer outro tipo de revestimento (pedras, porcelanato, madeira, etc).

Outros materiais