Buscar

historia da arte

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Pintura Rupestre X Arte Mural X Grafite X Pichação X Representações Contemporâneas X Outdoors
*
*
Pintura Rupestre
(do latim rupes, rocha)
Pintura rupestre proveniente da sala dos Touros, na caverna de Lascux, na região de Dordogne, na França.
*
*
Paleolítico
São do Paleolítico as primeiras manifestações artísticas de que se tem registro. Como as pinturas encontradas nas cavernas de Chauvet e Lascaux, na França, e de Altamira, na Espanha;
 As primeiras imagens eram muito simples. Consistiam em traços feitos nas paredes das cavernas, ou nas mãos em negativo. Somente muito tempo depois de dominar a técnica das mãos em negativo é que o ser humano da pré-história começou a desenhar e a pintar animais. 
 A coloração era obtida a partir de um pó colorido feito da trituração de rochas. Depois por um canudo ele soprava esse pó sobre a mão encostada na parede da caverna. Assim, ele obtinha uma silhueta da mão. 
*
*
Mão em negativo: pintura rupestre.
*
*
A principal característica dos desenhos e pinturas do período era o naturalismo, o artista do Paleolítico representava os seres do modo como os via de determinada perspectiva, isto é, os reproduzia da forma tal qual sua visão capturava.
Uma da explicações dadas para esse tipo de pintura é que seriam obras de caçadores, como parte de ritual de magia. O pintor-caçador acreditaria que “aprisionando” a imagem do animal ele teria poder sobre ele. 
A imagens são carregadas de traços fortes que expressam a idéia de vigor;
Eram utilizados também nessas pinturas: óxidos minerais, ossos carbonizados, carvão, vegetais e sangue de animais. Os elementos sólidos eram esmagados e dissolvidos na gordura de animais. 
*
*
*
*
*
*
Neolítico
No Neolítico o poder de observação deu lugar à atividade mental e reflexiva;
Como conseqüência, o estilo naturalista foi substituído por um estilo mais simples e geométrico. Com figuras que mais sugerem do que reproduzem seres;
 
As pinturas do Neolítico em vez de uma representação que buscava imitar a natureza, as formas são apenas sugeridas;
 O tema das imagens também mudou durante esse período. O ser humano passou a ser representados em suas atividades cotidianas e coletivas; 
Algumas imagens sugerem movimento;
*
*
*
*
Arte Mural
Muralismo, pintura mural ou parietal é a pintura executada sobre uma parede, quer diretamente na sua superfície, como num afresco, quer num painel montado numa exposição permanente. Ela está profundamente vinculada à arquitetura, podendo explorar o caráter plano de uma parede ou criar o efeito de uma nova área de espaço.
A técnica de uso mais generalizado é a do afresco, que consiste na aplicação de pigmentos de cores diferentes, diluídos em água, sobre argamassa ainda úmida.
O muralismo foi cultivado nas civilizações grega e romana, embora destes tenham restado poucos exemplares, entre os quais se destacam os encontrados nas ruínas de Pompéia e Herculano. A técnica também foi muito empregada na Índia nos murais das cavernas de Ajanta, e na China da dinastia Ming.
*
*
A Última Ceia
c.1495, Santa Maria delle Garazie, Milão.
*
*
No século XX, a pintura mural ressurgiu, com todo vigor, em três fases principais: um gênero mais expressionista e abstrato que surgiu a partir de grupos cubistas e fauvistas, em Paris, e se manifestou nos trabalhos de Picasso, Matisse, Léger, Miró e Chagall; outro que se manifestou a partir do movimento revolucionário mexicano; e um movimento mural de curta duração, na década de 1930, nos Estados Unidos.
No México, a tradição milenar da pintura mural, também praticada por algumas culturas pré-colombianas, ressurgiu nas primeiras décadas do século XX, coincidindo com o movimento revolucionário. Os artistas da época viram no muralismo o melhor caminho para plasmar suas idéias sobre uma arte nacional popular e engajada.
*
*
Pintura em Catacumbas
*
*
Mural egípcio
*
*
Guernica - 1937.
Em 26 de abril de 1937, durante a Guerra Civil espanhola, a aviação alemã, por ordem do generalíssimo Francisco Franco, bombardeou o povoado basco de Guernica. Poucas semanas depois Picasso começou a pintar o enorme mural conhecido como Guernica, em que conseguiu um esmagador impacto como retrato-denúncia dos horrores da guerra
*
*
Muralismo mexicano
     A tradição milenar da pintura mural, também praticada por algumas culturas pré-colombianas, ressurgiu nas primeiras décadas do século XX no México, coincidente com um movimento revolucionário. Os artistas da época viram no muralismo o melhor caminho para plasmar suas idéias sobre uma arte nacional popular e engajada. 
     Como manifestação genuinamente nacional, o muralismo mexicano conseguiu produzir profundo impacto no panorama pictórico mundial.
    Trata-se de uma arte monumental e política, elaborada por artistas 
 combativos, e aberta a todo o povo. Seus cultores pretendiam também revalorizar a cultura pré-hispânica.
 
 
*
*
  Na mesma época regressava ao México Diego Rivera, que tivera contato direto com a vanguarda artística européia e se impressionara profundamente com os afrescos renascentistas italianos. 
     A situação política do México e seu acervo histórico pré-colombiano e colonial inspiraram a temática da maioria dos murais. Na maior parte das composições estavam representados indígenas, conquistadores espanhóis, camponeses, operários, políticos e revolucionários.
     A obra de Rivera, o mais conhecido internacionalmente, tem como temas mais freqüentes o indigenismo, a industrialização e a história do México. 
*
*
Mural de Diego Rivera.
*
*
Keith Haring
Foi um artista gráfico e ativista estadunidense. Seu trabalho reflete a cultura nova-iorquina dos anos 1980.
Nascido no estado de Pensilvânia, cedo mostrou interesse pelas artes plásticas. De 1976 até 1978 estudou design gráfico numa escola de arte em Pittsburgh. Antes de acabar o curso, transfere-se para Nova Iorque, onde seria grandemente influenciado pelos graffitis, inscrevendo-se na School of Visual Arts. 
Homossexual assumido, o seu trabalho reflete também um conjunto de temas homo-eróticos.
Pintou diversos murais pelo mundo - de Sydney a Amsterdã e mesmo no Muro de Berlim.
*
*
*
*
*
*
"Em minha vida fiz muitas coisa, ganhei muito dinheiro e me diverti muito. Mas também vivi em Nova Iorque nos anos do ápice da promiscuidade sexual. Se eu não pegar AIDS, ninguém mais pegará."
 Meses depois declara em entrevista à revista Rolling Stone que tem o vírus HIV. Em seguida, cria a Keith Haring Foundation, em favor das crianças vítimas da AIDS.
Em 1989, perto da igreja de Sant'Antonio Abate, em Pisa, Itália, executa a sua última obra pública - o grande mural intitulado Tuttomondo[1], dedicado à paz universal.
Haring morreu aos 31 anos de idade, vítima de AIDS, tendo sido um forte ativista contra a doença, que abordou mais que uma vez em suas pinturas.
*
*
Tuttomondo, em Pisa, Itália
“ Para mim não há diferença entre um desenho que faço no metrô e uma peça que é vendida por milhares de dólares. Há diferenças óbvias e no contexto e nos meios utilizados, mas a intenção permanece a mesma. ”
*
*
Jean-Michel Basquiat
 (22 de dezembro 1960, Brooklyn, Nova Iorque - de agosto de 1988, Nova Iorque)
Foi um artista americano. Ele ganhou popularidade primeiro como um grafiteiro na cidade onde nasceu e então como neo-expressionista. As pinturas de Basquiat ainda são influência para vários artistas e costumam atingir preços altos em leilões de arte.
Carreira
Em 1977, aos 17 anos, Basquiat e um amigo, Al Diaz, começaram a fazer grafite em prédios abandonados em Manhattan. A assinatura era sempre a mesma: "SAMO" ou "SAMO shit" ("same old shit", ou, traduzindo, "a mesma merda de sempre"). Isso gerou curiosidade nas pessoas, principalmente pelo conteúdo
das mensagens grafitadas.
*
*
Basquiat começou a ser mais amplamente reconhecido em junho de 1980 quando participou do The Times Square Show, uma exposição de vários artistas patrocinada por uma instituição de nome "Colab".
 Em 1981, Basquiat continuou a exibir sua obra em Nova Iorque ao lado de artistas como Keit Haring e Barbara Kruger. 
Ele começou a namorar, também, uma cantora desconhecida na época, Madonna. Neste mesmo ano, conheceu Andy Warhol, com quem colaborou ostensivamente e cultivou amizade.
Basquiat morreu de um coquetel de drogas (uma combinação de cocaína e heroína conhecida popularmente como "speedball") em seu estúdio, em 1988. Após sua morte, um filme que levava seu nome foi lançado contando sua biografia, dirigido por Julian Schnabel e com o ator Jeffre Wright no papel de Basquiat.
*
*
*
*
*
*
*
*
Os Gêmeos
 Otávio e Gustavo Pandolfo 
São uma dupla de irmãos gêmeos idênticos grafiteiros de São Paulo, nascidos em 1974.
 Formados em desenho de comunicação. Começaram a pintar grafites em 1987 e gradualmente tornaram-se uma das influências mais importantes na cena local, ajudando a definir um estilo brasileiro de grafite.
Os trabalhos da dupla estão presentes em diferentes cidades dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, entre outros países. Os temas vão de retratos de família à crítica social e política; o estilo formou-se tanto pelo hip hop tradicional como pela pichação.
Em 22 de maio de 2008, executaram a pintura da fachada da Tate Modern, de Londres, para a exposição Street Art, juntamente com o grafiteiro brasileiro Nunca, o grupo Faile, de Nova York; JR, de Paris; Blu, da Itália; e Sixeart, de Barcelona.
*
*
Fachada da Galeria Fortes Vilaça (SP) trabalhada pelos grafiteiros "Os Gêmeos" com sua marca registrada; a dupla teve suas obras expostas no local em 2006
*
*
Castelo na Escócia
*
*
*
*
Castelo Escócia
*
*
 Apesar de passar a fazer parte dos ambientes “oficiais” das artes plásticas contemporâneas, o grafite ainda mantém-se como uma arte de rua e transgressora. E continua a ser uma das formas mais acessíveis dos jovens expressarem-se artística e politicamente e, principalmente, de marcarem sua presença na imensa e diversificada paisagem urbana. 
*
*
Banksy
É notório artista de rua inglês, cujos trabalhos em stencil são facilmente encontrados nas ruas de Londres.
Sua identidade é incerta, não costuma dar entrevistas e fez da contravenção uma constante em seu trabalho, sempre provocativo.
 Suas obras são carregadas de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Em telas e murais faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade. Apesar de não fazer caricaturas ou obras humorísticas, não raro, a primeira reação de um observador frente a uma de suas obras será o riso. Espontâneo, involuntário e sincero, assim como suas obras.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Alexandre Orion, que ficou conhecido pelas caveiras que fez em um túnel em São Paulo.
*
*
*
*
*
*
Vista parcial da frente (Av. W-3 Sul) das obras pintadas na parede externa. Espaço Cultural 508 Sul
*
*
Foto de um billboard (outdoor) com a propaganda de um creme dental. A peça publicitária explora o humor para chamar a atenção do consumidor, mostrando a foto de um homem arrancando as barras de ferro do próprio outdoor.
*
*
*
*
Esse é o material criado pelos artistas Leonardo Delafuente e Anderson Augusto, aqui mesmo do Brasil com o objetivo de embelezar as feias e fedorentas “bocas de lobo” do nosso país. 
*
*
*
*
Atividade – Vale 1 ponto
Em uma folha sufite aA4 Vocês farão uma composição: desenho, pintura ou colagem. Que expressem algum conteúdo de protesto. 
Ex: Violência contra a mulher, Contra as drogas, violência contra os animais, etc...
Para o dia: 03/04 ou 10/04
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais