Buscar

Relatório Parcial Prointer I Empreendedorismo

Prévia do material em texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Unidade de Apoio Presencial – Polo Novo Hamburgo/RS
 Curso de Tecnologia em Gestão Pública
Maikel Lucimar Simon – RA 5339636282
Projeto Interdisciplinar Aplicado aosCursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I):1
Relatório Parcial
Tutor EAD: RodrigoShimasaki
Tutor Presencial: Frederico Monberger Neto
NOVO HAMBURGO
2017
Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de
 Gestão Pública - Prointer I
Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Tecnologia de Gestão Pública da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Tecnologia I.
Tutor Eletrônico:RodrigoShimasaki
Tutor (a) de Sala:Frederico Monberger Neto
 NOVO HAMBURGO
 2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	4
2 DESENVOLVIMENTO	5
2.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA ESTUDADA	5
2.2 ENTREVISTA COM EMPREENDEDOR/ QUESTIONÁRIO	6
2.2.1 Análise da Entrevista	10
3 PLANO DE NEGÓCIOS	12
3.1 SUMÁRIO EXECUTIVO	12
3.2 APRESENTAÇÃO DO NEGÓCIO	13
3.2.1 Apresentação dos sócios	13
3.3 DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO	13
3.3.1 Mercado Potencial	14
3.3.2 Diferencial da empresa	14
3.3.3 A empresa	15
3.3.4 A equipe	15
4 MATRIZ SWOT	15
4.1 DEFINIÇÃO DA MATRIZ SWOT	15
4.2 MODELO DE MATRIZ SWOT DO NEGÓCIO	16
4.2.1 Análise ambiental	16
4.2.1.1 Forças	16
4.2.1.2 Fraquezas	17
4.2.1.3 Oportunidades	17
4.2.1.4 Ameaças	18
CONCLUSÕES	18
REFERÊNCIAS	19
1INTRODUÇÃO
Na prática o empreendedorismo costuma ser definido como o processo pelo qual as pessoas iniciam e desenvolvem seus próprios negócios (OLIVEIRA, 2012). Entretanto, ser empreendedorismo compreende uma atividade complexa que envolve diversos aspectos como planejamento, gestão, análise de riscos, detecção de oportunidade de mercado, entre outros. Logo, é notável o grande número de empreendedores que vêm seus negócios encerarem as atividades em um curto período de tempo em conta de um planejamento insatisfatório. Por outro lado, muitos são os casos que pessoas criam produtos ou serviços que geram valor mercadológico e são bem sucedidos.
Hoje em dia o empreendedorismo é um fenômeno global, o qual ganha ênfase nos grupos de investimento, governos centrais e regionais, universidades e instituições publicas e privadas empenhadas em desenvolver novas atividades que gerem riquezas. No Brasil o termo Empreendedorismo eclodiu na década de 1990 atendendo as necessidades de multiplicação, compactação e segmentação dos negócios em conta das profundas mudanças na economia (ANGELO, 2003). 
Visto isso, ao decidir iniciar um novo negócio é fundamental conhecer o produto ou serviço que se pretende trabalhar. Entretanto, apenas isso não basta, é necessário muito estudo, análise e planejamento a fim de detectar e minimizar possíveis riscos para o empreendimento. Por tanto, a elaboração de um Plano de Negócio é tarefa essencial, somente assim será possível obter o conhecimento detalhado do empreendimento, clientes, fornecedores, concorrência, das tendências de mercado, da situação financeira e principalmente, do caixa.
Por isso, nos capítulos subsequentes será apresentada uma entrevista com um empreendedor, em seguida a mesma será analisada e confrontada com conceitos teóricos de autores. Após isso, será construído um plano de negócios de uma empresa fictícia, bem como a matriz SWOT do negócio. E, por fim, apresenta-se a conclusão do estudo. 
2DESENVOLVIMENTO
2.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA ESTUDADA
A empresa em qual foi realizada a pesquisa chama-se Vidraçaria Ferrabrás ME, esta localizada na Rua Rolante 761 em Sapiranga – Rio Grande do Sul. As atividades exercidas pela empresa estão relacionadas ao comércio de vidros através de vendas e instalações de box de vidro, espelhos, vitrines, portas e janelas de vidro, corrimões, entre outros.
A Vidraçaria Ferrabrás possui atualmente dezesseis anos de história e conta com um quadro de cinco funcionários. O entrevistado foi Eduardo Quadros, o sócio fundador da empresa. Atualmente, ele realiza atividades de gestão do negócio, bem como de contabilidade dos lucros. 
2.2 ENTREVISTA COM EMPREENDEDOR/ QUESTIONÁRIO
A seguir apresentam-se as questões respondidas pelo entrevistado na integra:
(a) Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor? 
Os fatores que mais influenciaram foram o desejo de ter meu próprio negócio, aumentar minha renda, o surgimento de um bom projeto na época e o fato de que eu disponibilizava do capital inicial necessário no momento da implementação do projeto, não pensei duas vezes resolvi abrir meu próprio negócio.
(b) Existem outros casos de empreendedores em sua família?
Existem outros casos na minha família sim. Tenho uma tia que possui uma loja de roupas fazem anos. 
(c) Sua idéia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade? 
Infelizmente não foi no período dos estudos, pois após concluir o ensino médio ainda tive mais alguns anos de experiência no ramo de vendas, em seguida começou a surgir estáideia e vontade de ter meu próprio negócio.
(d) Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
Por enquanto tenho somente o ensino médio completo. Acredito que foi relevante sim, pois tive o privilégio de concluir o ensino médio com técnico em Contabilidade, o que me ajuda muito quando optei por abrir a empresa, pois assim tinha noções mais amplas do negócio. 
(e) Porque muitos profissionais têm medo de se arriscar em um empreendimento? 
Em minha opinião, vejo que muitos não querem sair da sua zona de conforto, pois como empregados tem seus direitos e salário garantidos. Entendo que é uma decisão bem difícil a se tomar, ainda mais quando se tem uma família que depende de você. Por outro lado, muitos têm esse sonho de ter o seu próprio negócio, mas não arriscam em meio a tantas dúvidas. Além disso, atualmente o mercado retrai um pouco os empreendedores.
(f) Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais? 
Acredito que somente após firmar este projeto no mercado, ou seja, estar com a marca bem fidelizada e estável perante meus clientes e com a garantia de produtividade e estabilidade nos serviços ofertados, então, a partir disso vou obter tanto satisfações pessoais quanto profissionais. 
(g) De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento? 
Contribuirá sim e muito para um ambiente de trabalho mais sociável e humano. Cada indivíduo é único, cada um com sua personalidade própria e quando se convive com uma ou mais pessoas é necessário respeitá-las e também ser respeitado, contribuindo assim para a realização de um bom trabalho em equipe. E a ética no trabalho é requisito básico para que seja um empreendimento de sucesso. Através dela ganhamos confiança e respeito de superiores, clientes, colegas de trabalho e funcionários. 
(h) Como você encontrou a oportunidade de empreender? 
Foi apresentando minha idéia para um amigo, o qual me propôs uma sociedade. A partir disso começamos a idealizar e viabilizar o negócio. 
(i) Como você avaliou esta oportunidade? 
Gostei muito da idéia de trabalhar com meu amigo, mas tive muitas duvidas, pois não sabia muito sobre o assunto, pois nunca tinha empreendido antes. 
(j) Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique. 
Um plano de negócio nós nunca fizemos, simplesmente íamos trabalhando e todo valor que entrava se pagava as contas e o que sobrava era dividido entre nós. Desde o começo fui o responsável pela contabilidade da empresa, passamos por vários momentos de dificuldades por não termos nada planejado,acredito que um plano de negócios nos orientaria muito.
(k) Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio? 
Já trabalhei no comércio na área compras um curto período e já na área de vendas tenho uma experiência maior.
(l) Quais são as forças e fraquezas da empresa? 
Tenho como forças o fato da nossa empresa ser referência no segmento de vidros aqui na região, por possuir mercadorias de primeira linha, mão de obra especializada, boa localização e flexibilidade de negociação.Como nossas fraquezas vejo o fato de não possuir Plano de Negócios, trabalhamos com número insuficiente de funcionários, ter de recusar alguns serviços por não conseguir atender prazos de entrega.
(m) Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios completaram suas habilidades de tocar o negócio?
Tive um sócio no começo da empresa, mas a parte mais administrativa sempre fui o responsável. 
(n) O que significa ter ética para você nos negócios?
Ter ética em uma empresa ou em tudo que se faz é algo primordial, para uma empresa que pretende se manter estável no mercado com uma boa imagem nunca se deve afastar do conceito da ética.
(o) Quais os recursos econômicos/ financeiros você precisou para iniciar o negócio?
Já vinha a tempo pensando em abrir alguma coisa, então já juntava um capital para essa finalidade.
(p) Onde e quando obteve esses recursos?
No inicio do projeto, com capital próprio.
(q) Quando e como obteve o primeiro cliente? 
O primeiro cliente já apareceu antes que a loja estivesse oficialmente aberta, enquanto reformarmos a sala comercial, já acontecia prospecções de clientes de maneira informal.
(r) Qual foi o momento mais critico do negócio? Como foi superado? 
O momento mais assustador foi quando desmanchamos a sociedade, eu cuidava mais da parte administrativa da loja e meu sócio cuidava mais da produção do serviço, com a saída dele da empresa fiquei muito apreensivo, mas como não queria abandonar o negócio resolvi contratar um funcionário com bastante experiência em instalação de vidros para coordenar os demais funcionários, além disso, contei com o apoio dos meus fornecedores. 
(s) Qual é o lado positivo e o negativo de se tornar um empreendedor? 
Como ponto positivo, vejo pelo lado de ter realização profissional e pessoal de ter meu próprio negócio e fazer meu salário aumentar através dos meus esforços. Como pontos negativos, vejo as inúmeras oscilações no mercado, muita burocracia, impostos altíssimos e a responsabilidade que temos junto aos funcionários.
(t) A carreira como empreendedor afetou sua família de alguma forma? 
Afetou talvez positivamente, pois hoje sou mais feliz com o que faço e consequentemente sou uma pessoa melhor com eles.
(u) Você faria tudo isso novamente? Por quê? 
Com certeza, me identifiquei muito com o que eu faço, além de ter me proporcionado um bom retorno financeiro. 
(v) Que conselhos você deixa para uma pessoa que deseja se tornar um empreendedor de sucesso? 
Fazer uma boa análise de mercado é importante, escolher muito bem o ponto comercial, gostar do seu novo empreendimento, se especializar ao máximo sobre o assunto e cuidar do funcionamento com seus próprios olhos.
2.2.1 Análise da Entrevista
Para Dornelas (2001), o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio assumindo riscos calculados. Logo, esta afirmação possui relação com a questão a, na qual o respondente afirma que sempre teve o objetivo de abrir seu próprio negócio e aumentar sua rentabilidade, que conforme Degan (2009) são uns dos principais motivos que levam as pessoas a empreender. Além disso, o fato de ter outros empreendedores na família pode ter influenciado de forma expressiva (questão b).
A questão c apresenta que a vontade por empreender surgiu durante as experiências profissionais do respondente, sem nenhuma influência colegial ou na faculdade. Entretanto, uma grande parte dos empreendedores descobre seu talento empreendedor por influência de projetos vivenciados nas escolas e faculdades. Mas, mesmo assim, o respondente identificou a importância de seus estudos para torna-lo um empreendedor melhor (questão d). 
Quando questionado sobre medo que as pessoas têm de arriscar um novo empreendimento (questão e) o respondente acredita que os principais motivos são a zona de conforto e os direitos garantidos que as pessoas têm como funcionário. Nesse sentido, Maximiliano (2006) afirma uma pessoa que inicia um negócio assume riscos, pelo fato que existem despesas previsíveis, no entanto, não se pode ter certeza das receitas que o empreendimento vai gerar. Logo, arriscar significa ter coragem, mesmo sabendo que as recompensas são incertas e que as dificuldades são visíveis, o empreendedor deve estar disposto a superá-las. Visto isso, o respondente acredita que somente terá satisfação pessoal e profissional alcançando a estabilidade e o sucesso de seu empreendimento (questão f).
Além disso, o respondente afirma que somente utilizando-se da ética é possível atingir bons resultados através de seus recursos humanos (questões g – n). Logo, Lenzi e Kiesel (2009) reforçam que criar regras, compartilhar com as outras pessoas as coisas que se pode aprender, ser sempre sincero e honesto com os outros, desenvolver relacionamentos duradouros com as pessoas, somente assim, é possível alcançar a lealdade em seus parceiros e colaboradores.
O respondente afirma também que a oportunidade empreender partiu de sua iniciativa em contar para um amigo sobre uma idéia e este propôs uma sociedade (questões h – i). Os resultados desta entrevista possibilitaram constar também que apesar da empresa Vidraçaria Ferrabrás estar em pleno funcionamento há 16 anos, o fato de não seguir qualquer tipo de Plano de Negócio (questão j), pode prejudicar o planejamento e controle de seus resultados. Neste caso, um ponto positivo é a formação técnica em contabilidade de Eduardo Quadro que trouxe conhecimentos para ele manter o negócio até os dias de hoje. 
Visto isso, outro aspecto que contribuiu para o bom andamento do negócio foram às experiências profissionais anteriores que o respondente teve (questão k). O Eduardo acredita que sua empresa é referência em seu ramo de atuação, entretanto percebe que um plano de negócios poderia melhorar seus rendimentos (questão l), pois planejar é definir e executar a estratégia, com firmeza e competência (SALIM et al 2014).
Além disso, detectou-se que o respondente tinha um sócio no começo da empresa, entretanto, a pessoa responsável pela parte de gestão e planejamento sempre foi responsabilidade do Eduardo (questão m), isso reafirma o fato que o mesmo possui característica e comportamentos empreendedor. Além disso, o fato de gerar recursos financeiros para viabilizar o projeto antes mesmo de seu planejamento (questões o – p) e de prospectar clientes antes mesmo da loja estar oficialmente aberta (questão q) são iniciativas de planejamento e estratégias de negócio, pois conforme Filion (1998), o empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e depois realiza suas visões. 
Outro aspecto questionado foi sobre o momento mais crítico de sua carreira empreendedora, o respondente afirma que foi o fato de seu sócio deixar a empresa (questão r), aspecto que fez com que Eduardo precisasse desenvolver uma estratégia para manter o bom andamento da empresa. Em sua visão, os pontos positivos de empreender estão relacionados à satisfação pessoal e profissional de ter seu próprio negócio e os pontos negativos são as questões de burocrática e competividade de mercado (questão s). Além disso, Eduardo acredita que tornar-se empreender não afetou sua vida pessoa (questão t) e se tivesse a oportunidade empreenderia novamente (questão u). Logo, SALIM et al 2004 afirmam que ser persistente é isso, enxergar o sucesso, ao invés de imaginar o fracasso. 
Por fim, Eduardo termina a entrevista explicando que um bom empreendedor deve fazer uma boa análise de mercado, escolher muito bem o ponto comercial, gostar do seu novo empreendimento,se especializar ao máximo sobre o assunto e cuidar do funcionamento com seus próprios olhos.
3 PLANO DE NEGÓCIOS
3.1 SUMÁRIO EXECUTIVO
O Comércio e Representações Filmes.com LTDA ME é uma microempresa (ME) e poderá auferir, para efeitos de enquadramento nos limites do Simples Nacional, em cada ano-calendário, receita bruta igual ou inferior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais). Com isso, é uma empresa especializada na aplicação de películas de controle solar (insulfilme), película que pode ser aplicada em qualquer base de vidro, tanto vidros residenciais quanto automotivos. Atuando na cidade de Campo Bom-RS, busca excelência em atendimento e nos serviços prestados aos seus clientes.
Tem como principal objetivo proporcionar às empresas um atendimento de qualidade e acompanhamento constante, desde o primeiro orçamento, até o momento em que o cliente já realizou a instalação da película, fornecendo suporte ao cliente com um pós venda eficiente.
A empresa em questão se classifica em uma Sociedade Limitada, enquadrada no Simples Nacional, por se tratar de empresa de pequeno porte.
O ramo de atividade se classifica em prestação de serviços. Está empresa é constituída por 2 (dois) sócios, e 3 (três) funcionários, os quais serão dois auxiliares de instalação e uma atendente. O público alvo que se deseja atingir são de todas as classes sociais, como, por exemplo, arquitetos, vidraçarias, proprietários de carros, revendas de carro e público residencial.
Dentre os objetivos do negócio, destacam-se: realizar instalações de películas solares de qualidade e com um atendimento diferenciado. Quanto aos objetivos pessoais dos empresários, salientam-se: adquirir conhecimentos e experiências, além disso, aplicar o conhecimento adquirido com experiências anteriores na prática, gerando rentabilidade e lucro ao negócio. 
O diferencial do Comércio e Representações Filmes.com LTDA está na forma em que oferece seus serviços, pois o principal objetivo é obter a satisfação do seu cliente, com atendimento de qualidade desde a cotação do serviço, realização da aplicação das películas e pôs vendas. 
3.2 APRESENTAÇÃO DO NEGÓCIO
	Designação do negócio
	Razão social: Comércio e Representações Filmes.com LTDA
	
	Nome fantasia:Comércio e Representações Filmes.com LTDA
	CNPJ: 98.521.224/0001-06 
	Endereço: Av. Brasil, 1325 – Campo Bom – RS – Brasil.
	URL/Site: www.filmes.com.br
	E-mail: filmes@filmes.com.
	Data de constituição e inicio das atividades: 09 de janeiro de 2015.
	Forma jurídica: Sociedade empresarial.
3.2.1 Apresentação dos sócios
A composição societária da empresa Comércio e Representações Filmes.com LTDA Inteligentes dá-se da seguinte forma: 
João Silva correspondente a 50% da participação societária. 
Formação: Ensino médio completo.
Atribuições de competência: Instalador de películas solares.
Pedro Lima correspondente a 50% da participação societária.
Formação: Ensino médio completo. 
Atribuições de competência: Compra de produtos (películas e outros utensílios), controle financeiro e administrativo. 
3.3 DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO
A definição do negócio é o primeiro passo para construirsua estratégia, tornando-se a base para obter bons resultados e alcançar os objetivos pretendidos. Logo, a Comércio e Representações Filmes.com LTDA identifica seu negócio como inovador, por tratar-se de serviços o nosso foco é atendimento de qualidade para o cliente. Visto isso, desenvolvemos algumas práticas, como, por exemplo, pós venda a fim de fidelizar o cliente. 
Para isso, é necessário identificar o nicho de mercado que pretende atuar e suas principais oportunidades, constatar o diferencial que a empresa possui se comparado aos concorrentes e delimitar visão, missão e valores, aspectos que seguem apresentados a seguir.
3.3.1 Mercado Potencial
Pode-se identificar como nicho de mercado a vontade que as pessoas de diversas classes sociais possuem de colocar películas solares tanto em seus carros quanto em suas residências, a fim de prevenir-se contra sol e calor. Logo, é um mercado abrangente, o qual existe diversas oportunidades de explorar o mercado, visando o crescimento do negócio. 
Películas solares para casa:O que é? Consiste em películas que podem ser utilizadas em partes da casa que sejam de vidro, reduzindo o calor e o ofuscamento. Oportunidade para empresa? É uma atividade que possibilita um grande público-alvo que abrange casas pessoais, apartamentos, centros comerciais, empresas, entre outros. Tornando-se uma oportunidade em desenvolver práticas e ações para captação de um bom número de clientes.
Películas solares para carro: O que é? Consiste em películas que podem ser utilizadas em partes do carro que sejam de vidro, reduzindo o calor e o ofuscamento, sempre obedecendo à legislação. Oportunidade para empresa? É uma atividade que possibilita um grande público-alvo que abrange a totalidade dos veículos tanto de passeio quanto empresarial. Tornando-se uma oportunidade em desenvolver práticas e ações para captação de um bom número de clientes.
A cidade onde a empresa está localizada, tem atualmente uma população de 64.553 habitantes, com mais de 22.100 carros registrados, contém 4 (quatro) grandes vidraçarias, 33 revendas de automóveis e mais de 25 arquitetos com registro nesta cidade, um grande leque de clientes em potencial para a demanda do serviço oferecido.
3.3.2 Diferencial da empresa
O diferencial da empresa está na forma em que oferece seus serviços, pois o principal objetivo de atender com qualidade seus clientes, priorizando e atendendo as suas necessidades de forma clara e ágil. Além disso, com a utilização de um processo de pós venda, para identificar a satisfação do cliente e fidelizar o mesmo junto à empresa. 
3.3.3 A empresa
3.3.4 A equipe
Jõao Silva:Atividade: Técnico de Instalação.
Pedro Lima: Atividade: Administrativo, financeiro e compras.
Henrique Amaral: Atividade: Auxiliar de Instalação.
José Abreu: Atividade: Auxiliar de Instalação.
Priscila Lemos: Atividade: Atendente e recepcionista. 
4 MATRIZ SWOT
4.1 DEFINIÇÃO DA MATRIZ SWOT
Criado por Kenneth Andrews e Roland Cristensen, professores da Harvard Business School, e posteriormente aplicadas por inúmeros acadêmicos o termo SWOT é uma sigla para as palavras inglesas Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. (RODRIGUES et al 2005)
A análise SWOT é uma das práticas mais comuns e utilizadas nas empresas que possuem pensamento estratégico e marketing, bem como processos de inovação. Entretanto, é algo relativamente trabalhoso de produzir, contudo a prática constante pode trazer uma melhor visão do negócio, identificando os cenários onde a empresa atua e suas mudanças (MARTINS, 2006).
4.2 MODELO DE MATRIZ SWOT DO NEGÓCIO
	 OPORTUNIDADES
	 AMEAÇAS
	- Grande aumento na utilização de vidros em prédio e residências;
- Grande numero de possíveis clientes no mercado;
- Possibilidade de divulgação com baixos custos em redes sociais.
	- Empresas concorrentes na informalidade;
- Preços de mercado cada vez mais competitivos;
-Surgimento de novas concorrentes;
-Economia instável.
	 PONTOS FORTES
	 PONTOS FRACOS
	- baixo custo do material;
- qualidade de produtos e serviços oferecidos;
- fácil localização com estacionamento; 
- grande conhecimento em marketing para divulgação do negócio.
	- Prazos limitados para clientes;
- Número baixo de funcionários prestadores do serviço em conta da grande demanda;
- Pouco conhecimento sobre processos de administração do negócio.
4.2.1 Análise ambiental
4.2.1.1 Forças
(a) Material com custo baixo:como faremos as compras sempre em grande quantidade com previsões para 30 dias de trabalho conseguimos um preço diferenciado em relação aos nossos concorrentes. Com isto ganhamos uma boa margem para negociação.
(b) Qualidade em produtos e serviços:a qualidade do produto é uma grande vantagemcompetitiva, pois trabalhamos apenas com produtos de qualidade em linha profissional. E o atendimento ocorre sempre nos mínimos detalhes visando as preferências do cliente, com profissionais atenciosos, educados e capacitados. 
(c) Fácil localização com estacionamento: ponto da empresa escolhido estrategicamente para facilitar o acesso aos clientes e contanto com um estacionamento amplo e seguro.
(d) Conhecimento em marketing - com uma formação em Marketing, um dos sócios saberá como trabalhar nesta área e escolher qual melhor forma de propaganda e divulgação do negócio.
4.2.1.2 Fraquezas
(a) Prazo limitado para clientes:por estar com pouco capital de giro, decidimos tentar trabalhar com o máximo de pagamentos em espécie, conquistando vendas através de preços mais atrativos com pagamento á vista, podendo então comprar mercadorias a vista.
(b)Baixo numero de funcionários:em conta dos altos encargos necessários para manter funcionários, decidimos contratar o mínimo possível de pessoas, entretanto, em determinados casos em conta da alta demanda existe a necessidade de maior número de profissionais.
(c)Pouco conhecimento sobre processos de administração do negócio:o fato dos sócios não possuírem conhecimentos sobre administração, planejamento e estratégia torna-se um empecilho para o negócio.
4.2.1.3 Oportunidades
(a) Grande aumento na utilização de vidros em prédio e residências: em conta do grande aumento da utilização de vidros em fachadas de prédios e até em residências, contaremos com uma boa parceria entre as vidraçarias para potencializar o negócio.
(b) Grande número de clientes potencias: para aproveitar o crescente número de clientes potenciais realizaremos divulgações de nosso trabalho em todos os setores automotivos da cidade buscando parcerias, além disso, divulgações através de redes sociais, entrega de panfletos e anúncios em jornais.
(c) Divulgação com baixos custos em redes sociais: utilizaremos desta ferramenta barata e de grande alcance como forma de divulgação.
4.2.1.4 Ameaças
(a) Empresas concorrentes na informalidade: pelo fato de alguns concorrentes atuarem de forma informal, os mesmo garantem algumas vantagens financeiras, como sonegação de impostos, quanto a isso não temos muito a fazer com este problema a não ser ficar atento nas táticas desses concorrentes.
(b) Preços de mercado cada vez mais competitivos: em conta do crescente mercado os preços ficam cada vez mais atrativos para os clientes e competitivos entre os concorrentes, este problema pode interferir na retenção de cliente, mas dedicaremos nossos esforços na qualidade e bom atendimento para que seja um diferencial.
(c) Economia instável: o cenário econômico em todo país está critico, com isso, todo e qualquer empresário precisa estar atento as mudanças econômicas, bem como ter cautela em certas ações visando manter o bom andamento do negócio neste período de crise.
CONCLUSÕES
Ao termino desta pesquisa que teve como objetivo identificar e compreender as características do perfil empreendedor através de um estudo (entrevista) com um Empreendedor atuante há mais de 16 anos como empreendedor. Além disso, essa pesquisa objetivou compreender a elaboração de um plano de negócios e de uma matriz SWOT, pois estas atribuições projetam uma boa capacidade empreendedora através de planejamento e desenvolvimento de estratégias. 
Com isso, nota-se que empreender compreende em uma tarefa complexa, a qual exige grande dedicação, disponibilidade de tempo, persistência e planejamento. Aspectos identificados no perfil do Empreendedor respondente, visto que ele acredita que empreender mudou sua vida positivamente, tanto profissional quanto pessoal. Nesse sentido, compreender o histórico profissional do respondente possibilitou entender de forma mais ampla os principais desafios de empreender, bem como as características de um perfil empreendedor.
Por fim, conclui-se que para tornar-se empreendedor é necessário possuir certas características e ter coragem de assumir riscos calculados a fim de identificar demandas de mercado para agregar valor mercadológico. Nesse sentido, as ferramentas de gestão, plano de negócios e matriz swot, fornecem subsídios para facilitar o bom andamento do empreendimento. Sendo assim, compreender sobre gestão é primordial para qualquer tipo de negócio. 
REFERÊNCIAS
ANGELO, Eduardo Bom. Empreendedor corporativo: a nova postura de quem faz a diferença. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 10ª reeimp.
DEGEN, Ronald Jean. O empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo: Person, 2009. 
DORNELAS,José Carlos Assis.Empreendedorismo: transformando ideias em 
negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, Ed. Campus, 2001. 
FONSECA, Mariana. Os desafios de criar um negócio na onda da economia compartilhada, 2017. Disponível em <http://exame.abril.com.br/videos/dicas-para-empreendedores/os-desafios-de-criar-um-negocio-na-onda-da-economia-compartilhada>, pesquisado em 10 de maio de 2017.
FILION, Louis. Jacques. Empreendedorismo e gerenciamento: processos distintos, porém complementares. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, 2000. 
LENZI, Fernando César; KIESEL, Marcio Daniel. O empreendedor de visão. São Paulo: Atlas, 2009. 
MARTINS, Marcos Amâncio P. Gestão Educacional: planejamento estratégico e marketing. 1. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2007.
MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Administração para empreendedores: fundamentos da criação e gestão de novos negócios. São Paulo: Person, 2006. 
MESQUITA, Renato. Precisamos falar sobre oportunidades de empreendedorismo no Brasil, 2017. Disponível em: <<http://saiadolugar.com.br/empreendedorismo-no-brasil/>>, pesquisado em 10 de Maio de 2017.
SALIM, Cesar; NASAJON, Claudio; SALIM, Elena; MARIANO, Sandro. Administração empreendedora: teoria e prática usando o estudo de casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
SEBRAE NACIONAL. O que é ser empreendedor, 2016. Disponível em <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/o-que-e-ser-empreendedor>, pesquisado em 13 de maio de 2017.
RODRIGUES, Jorge N.; et al. 50 Gurus Para o Século XXI. 1. ed. Lisboa: Centro Atlântico.PT, 2005.

Outros materiais