Buscar

GABARITO-Potencial_de_acao_e_sinapse

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

�
PRÓ-REITORIA DE ENSINO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
ESTUDO DIRIGIDO
Disciplina: Fisiologia I
Professora: Christiane Guilherme
GABARITO
Assunto: Potencial de ação e Sinapse
01.O que é potencial de membrana?
É um gradiente elétrico (voltagem) entre o fluido extracelular e o fluido intracelular. 
Todas as células do corpo humano apresentam um potencial elétrico através de sua membrana que é chamado de potencial de membrana. 
Na condição de repouso, esse potencial é negativo no interior da membrana e positivo na face externa da membrana (PR= -70mv). Já quando a membrana de uma célula esta despolarizada o potencial é de membrana é +40mv, e agora ela esta positiva por dentro e negativa por fora. 
O potencial de membrana é causado por diferenças iônicas dos líquidos intra e extracelulares. Especialmente importante é o fato de que o liquido intracelular conter concentração elevada de potássio, enquanto o extracelular a concentração deste íon é muito reduzida. O contrario acontece com a concentração de sódio. 
02.O que é potencial de ação?
Potencial de ação é uma alteração rápida no potencial de membrana de repouso (-70mv) para um valor positivo (+40mv), seguido pelo retorno ao potencial de repouso. Esta alteração inverte as cargas da membrana temporariamente, ou seja, deixando-a positiva por dentro e negativa por fora.
03. Enumere as fases de um potencial de ação e indique os acontecimentos em relação ao fluxo de íons.
São 3 fases: despolarização, repolarização e hiperpolarização.
FASE DESPOLARIZAÇÃO: Um estimulo (sensorial, físico, químico ou mecânico) na célula aumenta a permeabilidade da membrana ao sódio (difusão simples), se o estimulo for forte o suficiente para elevar o potencial de membrana até -40mv (limiar de excitação), abrirá os canais voltagem-dependente de Na+, ou seja, entrará mais Na+ para o fluído intracelular. Desta forma a célula ficará despolarizada, alterando o seu potencial de membrana de repouso de -70mv, por exemplo, para um potencial de membrana positivo (em torno de +40 mv).
FASE REPOLARIZAÇÃO: Nesta fase, acontece o fechamento os canais voltagem-dependente de Na+, após o pico, e a membrana inicia o processo para voltar ao repouso através da abertura dos canais de K+, o potássio sai da célula em direção ao liquido extracelular. 
FASE HIPERPOLARIZAÇÃO: A saída de íons K+ é tão grande, que o potencial de membrana fica mais negativo do que estava anteriormente, na fase de repouso (-70mv) ficando em torno de -80mv, mas logo após retornando ao seu estado normal.
 
04. O que é limiar de excitação?
Limiar de excitação condiz com o valor mínimo da voltagem necessária para abrir os canais voltagem-dependente de sódio (-40mv). É a Lei do TUDO ou NADA. Enquanto o estimulo não for suficientemente forte para aumentar a permeabilidade da membrana ao sódio e esta ficar menos negativa que o seu potencial de repouso, só quando a membrana alcançar o valor de -40mv estará no LIMIAR de EXCITAÇÃO, os canais V-D de sódio se abrirão e a célula despolarizará, ou seja TUDO!
05. Qual a diferença de potencial de ação em pico e em platô? *ESSA EU NÃO EXPLIQUEI PARA VOCÊS AINDA
Além das fases de despolarização, repolarização e hiperpolarização, o potencial em platô apresenta logo após a despolarização uma repolarização rápida seguida da fase de platô. A repolarização rápida ocorre devido à saída de potássio, mas a despolarização se mantêm devido a abertura de canais voltagem-dependente de cálcio, que permitem o seu influxo, quando estes canais se fecham ocorre a repolarização.
Potenciais de ação em pico ocorrem em neurônios, células musculares estriadas esqueléticas, entre outras.
Potenciais de ação em platô correm no músculo estriado cardíaco e no músculo liso.
06.Como ocorre a propagação de um potencial de ação pela membrana de um neurônio?
Devido a um estímulo ocorre um potencial de ação, ou seja, a transmissão do impulso nervoso. Um potencial de ação provocado em qualquer parte de uma membrana excitável em geral excita as porções adjacentes da membrana, resultando na propagação do potencial de ação por toda a membrana. Uma fibra nervosa é estimulada e essa região repentinamente desenvolve permeabilidade aumentada para o sódio. O fluxo de corrente das áreas despolarizadas da membrana irão para as áreas adjacentes da membrana em repouso. Isto é, cargas elétricas positivas são levadas pelos íons sódio que se difundem para o interior através das membranas despolarizadas, ao longo do axônio, no sentido corpo celular até o terminal axônico. 
A propagação pode ser: contínua ou saltatória. (VER QUESTÃO 07)
07.Quais são as diferenças entre uma fibra mielínica de uma amielínica?
 As fibras mielínicas possuem uma bainha de mielina, substância caracterizada por ser isolante elétrica, há espaços nestas fibras em que não há esta mielina, chamados de nodos de Ranvier e é nesta região que se propaga os potencias de ação. Transmitem os sinais neurais muito rapidamente, através do trafico saltatório. A maioria das fibras são mielínicas.
 As fibras amielínicas não possuem bainha de mielina, logo a propagação do potencial de ação é continua e mais lenta.
08. O que é sinapse?
Sinapse é a comunicação entre duas células, pode ser elétrica ou química.
09. Diferencie sinapse elétrica e química.
Sinapse elétrica ocorre em células altamente conectadas, junções GAP ou junções comunicantes (são filamentos intermediários), por exemplo. Esta união possibilita que a propagação do potencial de ação passe adiante sem quase nenhuma resistência entre as células. Ex: neurônios que formam os nervos, músculo liso e músculo cardíaco. 
Sinapse química não ocorre o contato direto das células há uma fenda entre as células (espaço) ocorrendo a liberação de substâncias (neurotransmissores) que quando ligados aos seus receptores na célula adjacente transmitem a informação para desencadear um potencial de ação (sinapse excitatória) ou inibir um potencial de ação (sinapse inibitória). Ex: junção neuromuscular (neurônio motor + músculo estriado esquelético), sinapse excitatória.
*necessariamente a célula pré-sináptica deverá ser um neurônio, pois somente neurônios sintetizam neurotransmissores. A célula pós-sináptica poderá ser outro neurônio, uma célula muscular, uma célula epitelial...
10. O que é um neurotransmissor? Dê exemplos.
São substancias químicas produzidas pelos neurônios que tem como função estimular ou inibir uma célula adjacente. Ex: acetilcolina, dopamina, glicina, adrenalina. 
11.Qual a diferença entre uma célula pré-sináptica de uma pós-sináptica?
Célula pré-sináptica é a célula que libera o neurotransmissor na fenda sináptica, enviando a informação e célula pós-sináptica é a célula adjacente a fenda, recebe a informação, pela ligação do neurotransmissor ao seu receptor o que produzirá o seu efeito (excitatório ou inibitório).
*AINDA NÃO FOI EXPLICADO, ENTÃO NÃO CAI NA PROVA
12. Diferencie somação temporal de somação espacial:
Somação temporal- são pequenos e fracos estímulos de uma única célula somados ao longo do tempo, em um curto intervalo, que se somam e resultam num estímulo forte que chega ao limiar de excitação.
Somação espacial- é o somatório de sinapses excitátorias e/ou inibitórias de várias células.
13. O que é PPSE e PPSI?
PPSE= Potencial Pós-Sináptico Excitátorio
PPSI= Potencial Pós-Sináptico Inibitório
14.Conceitue e de 3 exemplos de ligantes para receptor ionotrópico e metabotrópico.
Os receptores ionotrópicos estão relacionados a alterações nos canais iônicos e seus neurotransmissores ligam-se diretamente a proteínas receptoras integradas aos canais, gerando modificações na configuração destas e conseqüente abertura ou fechamento do canal. Exs: Nicotínico, Glicina, Aspartato.
*são canais dependente de ligante.
Os receptores metabotrópicos (ligado a proteína G) necessitam da produção de um segundo mensageiro para a ativação dos canais iônicos específicos. Exs: GABA B, Purina, Dopamina.*15.O que é junção neuromuscular? 
É a comunicação entre um neurônio motor (motoneurônio) e o músculo estriado esquelético, sendo uma sinapse química com liberação de acetilcolina pelo neurônio motor e ligação da acetilcolina no músculo no seu receptor colinérgico nicotínico (canal dependente de ligante), tendo como efeito a estimulação do músculo, pela abertura de canais de sódio, permitindo a sua entrada no músculo, o que despolariza-o, resultando na propagação do potencial de ação para culminar no processo de contração muscular.
Sai K+
Entra Na+
�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes