Buscar

Fundamentos de Biotecnologia Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ufba – Universidade Federal da Bahia
ICS – Instituto de Ciências da Saúde
Disciplina – Fundamentos de Biotecnologia 
PERGUNTAS: 
Baseado no site do Ministerio da Ciencia. Tecnologia e Inovacao, qual e’ a definição e escopo da biotecnologia? 
O que é CIB?
Descreva as informações presentes no site “Guia de Carreira” sobre biotecnologia.
O “guia do estudante” diz quanto são os cursos de biotecnologia no Brasil e quanto é o salário médio de um bacharel em biotecnologia?
Você concorda com a diferença entre um biotecnologo e um bacharel em biotecnologia descrita no site “Guia de Profissões”? Explique. 
Quando foi criada a sociedade brasileira de biotecnologia “SBBiotec”?
Qual a diferença entre CIB e SBBiotec?
O que é Renorbio e quando entrou em funcionamento?
Como o site do SEBRAE pode ajudar um bacharel em Biotecnologia?
O que é o site “Biotecnologia: ensino e educação”?
11.	Faca um resumo utilizando apenas 50 palavras (no máximo) para cada noticia acima (de 1 a 7).
12.	Qual noticia mais lhe chamou a atenção e por quê?
13.	Baseado nesse conjunto de noticias descreva qual seria o seu entendimento sobre Biotecnologia. 
14.	Baseado nesse conjunto de noticias descreva as formas de financiamento de pesquisa e desenvolvimento na área de biotecnologia. 
15.	Descreva o perfil básico dos profissionais de biotecnologia.
RESPOSTAS:
1.		Segundo o Ministério da ciência tecnologia e inovação, biotecnologia é a área voltada para melhoramento na produção agrícola, aplicações na saúde humana, no desenvolvimento tecnológico tanto para a preservação ambiental, quanto biocombustível.
2.		O site “biotecpragalera” define CIB como: “Ao pé da letra, a sigla CIB significa Conselho de Informações sobre Biotecnologia. O CIB é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos ou qualquer conotação político-partidária e ideológica. Criado no Brasil em 2001, o CIB segue o exemplo de instituições similares nos Estados Unidos, no Japão, no Canadá, no México e na Argentina, onde funciona sob a sigla CBI (Council for Biotechnology Information). O Conselho realiza uma série de ações de difusão das informações científicas, adequadas à realidade brasileira e baseadas em estudos produzidos no País e no exterior.”
3.		O site “Guia de Carreira” informa que o bioquímico atua pesquisando a tecnologia biológica para produzir substâncias, produtos e alimentos cada vez melhores para a população. Cabendo a biotecnologia estudar e controlar todo tipo de processo industrial que envolva células humanas vivas ou outros organismos de classe semelhante. O curso de biotecnologia dura 4 ou 5 anos possui matérias básicas dos cursos de engenharia e biologia, tais como cálculo, física, química e biologia. As especializações do curso de biotecnologia, tem como as principais; a biotecnologia ambiental, na indústria de alimentos, saúde e rural(agronegócio). 
    A biotecnologia vem pesquisando e desenvolvendo novas tecnologias para aproveitar as bactérias ao nosso favor, com simbiose, atuando de forma mais natural no organismo
    A carreira do bioquímico tem como aspecto favorável o setor agrícola, tanto em plantações quanto em rebanhos, aumentando a produtividade, além disso também podem atuar na pesquisa do patrimônio genético ou na produção de medicamentos e novas substância junto aos químicos e farmacêuticos. Quanto aos aspectos desfavoráveis é referente ao mercado de trabalho, pois ainda não se tem muitos cursos de graduação em biotecnologia, onde muitas vezes enfrenta a concorrência de profissionais de outras áreas (biologia e química) que muitas vezes ocorre para suprir as vagas de biotecnologia.
4.		Segundo o site “guia do estudante” o salário do profissional em média R$ 1.800,00 (fonte: prof. Marcos Luiz Pessati, da Univali), quanto ao número de cursos em média se tem 19 cursos no território brasileiro. 
5.
6.		Segundo o site da Sociedade brasileira de biotecnologia, A SBBiotec foi criada em 1988 com o objetivo de promover o progresso da Biotecnologia, através da integração da ciência e do desenvolvimento tecnológico, visa estimular a capacitação tecnológica do setor produtivo e de serviços, promovendo impactos positivos no desenvolvimento econômico e no bem estar da sociedade brasileira.
7.	O Conselho de Informações sobre Biotecnologia é uma organização não-governamental e uma associação civil sem fins lucrativos e sem nenhuma conotação político-partidária ou ideológica. A Sociedade Brasileira de Biotecnologia (SBBiotec), fundada em 1988, caracteriza-se, juridicamente, como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP.
8.	Sua proposta cientifica pode caracterizada, conceitualmente, no estudo da biologia de maneira convergente, relacionando espécies biológicas, geneticamente distantes, pela funcionalidade de seus genes, partindo do pressuposto de que a utilização de tecnologias avançadas permitirão o estudo das bases moleculares que regulam as funções gênicas e os produtos da sua expressão, bem como dos mecanismos que as relacionam com a biologia do desenvolvimento de plantas, animais e microorganismos.Com foco no Nordeste, a idéia é estabelecer e estimular a massa crítica de profissionais na Região, com competência em Biotecnologia e áreas afins, para executar projetos de P&D&I de importância para o desenvolvimento da região, utilizando o estado-da-arte em termos de ferramentas e competência científica para o desenvolvimento destas ações.
A proposta de integrar o Nordeste pela Biotecnologia passou por discussões que remontam ao ano de 1998. Entretanto, o Protocolo de Cooperação celebrado por todos os Secretários de C&T dos Estados do NE, em agosto de 2003, em Fortaleza, hipotecando total apoio ao programa RENORBIO, foi a primeira medida de apoio formal que permitiu que o RENORBIO pudesse se estabelecer de modo a alcançar seus objetivos e garantir que os investimentos realizados atendessem aos padrões mais elevados de desempenho para todas as suas atividades.
9.       	Orientações para abrir uma empresa, processo de como patentear projetos noção de empreendedorismo e leis referentes ao setor e noção de mercado dos diversos setores nos quais a biotecnologia abrange.
10. 	É uma página web, dedicada a estudantes, professores, pesquisadores e outros interessados em Biotecnologia. Com objetivo de divulgar o que é biotecnologia, fornecer aos docentes alguns elementos para atividades didáticas, colocar à disposição informações sobre trabalhos, publicações, bibliografia e links com diversos aspectos da biotecnologia. Contribuir para a criação de uma cultura científico-tecnológica ampla na sociedade.
11. 	N1 – O grupo Limagrain, que tem sede em Chappes (centro da França), tem volume de negócios anual de 1,5 bilhão de euros e emprega, em 38 países, mais de 7.200 pessoas, incluindo 1.400 pesquisadores. O grupo francês, começou a construção de sua primeira fábrica no Brasil, a fábrica de bioplástico (chamado de biolice), terá 2 mil metros quadrados e capacidade de produção de 8.000 toneladas por ano e deve empregar 50 trabalhadores. O "biolice" é um polímero a partir de farinha de milho que serve para fabricar bolsas de plástico 100% biodegradáveis.
		N2 – A descoberta representa avanço para a pesquisa com alimentos, e pode fazer com que as plantações se desenvolvam mais rapidamente e tenham maior viabilidade econômica e alimentícia. A pesquisadora brasileira Nubia Eloy, conseguiu decifrar uma proteína que, quando ausente, altera o fenótipo (características visíveis) da planta e interfere em seu crescimento, tornando maior todas as partes do vegetal, desde a semente até as folhas.
		N3 – A empresa de biotecnologia americana Geron cancelou o primeiro teste clínico baseado em células-tronco embrionárias humanas, o cancelamento do teste clínico, devido a seu alto custo, buscava tratar da paraplegia provocada por lesões na medula espinhal. Com a falta de recursos e de condições econômicas incertas, a intenção foi concentrar os recursos na fase 2 de testes clínicos do Imetelstat (GRN163L) e do GRN1005,dois novos tratamentos experimentais promissores contra o câncer.
 		N4 – Recepta Biopharma S.A, atua em biotecnologia aplicada à produção de fármacos para o tratamento do câncer e desenvolveu um remédio para câncer de ovário, atualmente em fase de testes. O BNDES dará apoio financeiro de R$ 28,9 milhões, outros sócios são investidores anjos e o pesquisador e fundador da Recepta, além disso a empresa estabeleceu parcerias com instituto e faculdades, nacionais e estrangeiras.
		N5 – Pesquisadores começaram a estudar o gene batizado de CAHB12, o gene do café, e foi identificado características desejáveis que pudessem melhorar a produção agrícola nacional, como aquele capaz de conferir uma maior tolerância à seca, pois se expressava quando a planta era submetida à escassez de água. Uma iniciativa da Embrapa e de outras instituições brasileiras concluída em 2004. Os testes de tolerância à seca não são os únicos relevantes, o potencial impacto desses organismos transgênicos no meio ambiente também preocupa a equipe, que pretende ainda, em paralelo aos testes com o gene do café resistente à seca, estudar o genoma da soja.
		N6 – Com o objetivo de ascender ao nível tecnológico exigido em uma citricultura moderna, a Embrapa pesquisa cultivares para revitalizar citricultura. Entre as iniciativas, destacam-se as ações de pesquisa no Campo Experimental da Embrapa Tabuleiros Costeiros em Umbaúba, região representativa da citricultura de Sergipe. Alguns trabalhos vêm sendo conduzidos com adubação, manejo do solo e principalmente estudos com novas cultivares copa e porta-enxerto de citros, caracterizando este campo experimental como unidade de referência em pesquisa para a citricultura Sergipana.
		N7 – FK Biotecnologia, pioneira no desenvolvimento de imuno-ensaios no Brasil, comemora o primeiro registro, junto à ANVISA, trata-se do NeoTest, autoteste de urina para verificação de gravidez, que oferece 99% de precisão e duração de cinco minutos até a obtenção do resultado. Essa conquista da FK é resultado da parceria firmada com a Lifemed. 
12.		A notícia que mais me chamou a atenção, foi “Biotecnologia contra a seca” da revista Ciência Hoje, pois considero algo que mudaria socioeconomicamente várias regiões do nordeste tanto de forma macro como micro, além do mais o clima de desertificação, está se tornando cada vez mais recorrente em nossa região.
13. 	Biotecnologia é uma área multidisciplinar, podendo ter investimentos nos diversos setores, além de investimentos feitos em parcerias e financiamentos junto aos poderes públicos e/ou privados.
14. 	As formas de financiamento e desenvolvimento, são através de instituições públicas, com projetos de incentivo, por investidores(empresários) interessados na área de biotecnologia, faculdades e universidades nacionais ou estrangeiras.
15. 	Profissional com perfil, paciente, curioso, multidisciplinar e dinâmico, podendo trabalhar em diversos setores, agrícola, industrial e ambiental, além da área de pesquisa e desenvolvimento.

Outros materiais