Buscar

Transcrição Saúde do Trabalhador aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Ábila Dutra Oliveira
Facig MED 003
Saúde do Trabalhador 
Aula 1
	Para entender o que é a saúde do trabalhador e a função do médico do trabalho, a sua complexidade e o campo de atuação, é preciso entender o que é o trabalho na vida do ser humano. 
O trabalho pode ser uma fonte de saúde e uma fonte de bem estar, se a pessoa exerce a função com satisfação e se sente bem ao realizar a atividade. 
O trabalho realiza integração social, possibilitando integração entre colegas de trabalho e clientes, as pessoas pra quem presta serviço. 
O trabalho tem importância fundamental na vida de cada indivíduo, um trabalho que traga bem-estar, valor econômico (retorno financeiro).
Se o trabalho é algo benéfico para a vida do trabalhador, este trabalho gera saúde ao se sentir bem quando o realiza. Em contra posição, se o trabalho não é algo bom, se a pessoa não se sente bem ao exercer atividade, o trabalho pode gerar doenças. É necessário entender esta interações, conhecer o publico alvo e o cenário, para identificar quando o trabalho traz prejuízo para a saúdo do indivíduo. Entretanto, o trabalho tem destaque fundamental na vida do indivíduo, benéfico: quando há um cenário favorável; maléfico : quando não é favorável o cenário (desemprego, crise econômica, dificuldade de subsistência).
A perda do trabalho e a perda do prazer em trabalhar faz com que a pessoa sinta-se desvalorizado, trazendo angústias para a pessoa. 
As doenças do trabalho e doenças ocupacionais não são apenas doenças diagnosticadas durante o período de trabalho, uma vez que a pessoa pode deixar de exercer a função e ter o diagnóstico de uma doença ocupacional anos depois. Há doenças que podem ser diagnosticadas até 20 anos após o encerramento da atividade, por exemplo a pneumoconiose (reação fibrosa crônica dos pulmões à inalação de poeiras, marcada especialmente por perda da expansibilidade, fibrose e pigmentação). A doença que advém do trabalho não necessariamente tem que acontecer no momento em que o trabalhador está exercendo a função, ela pode acontecer depois. 
Essas questões relacionadas a perda, o invidíduo pode desenvolver transtorno mental por conta da perda do trabalho e mesmo que ele não esteja trabalhando, pode-se ter uma relação saúde-trabalho-doença e ter um diagnostico de uma doença ocupacional.
Para se trabalhar com a saúde do trabalhador, necessita-se ter conhecimento sobre os trabalhadores (as quais de se deve voltar a atenção). Atualmente, num contexto de crise econômica, os trabalhadores vivem na insegurança, a incerteza do trabalho e do emprego. Com a crise econômica fechando portas de trabalho, aumenta as condições de insegurança (o trabalhor empregado sem saber se continuará), aumenta os trabalhos informais, os subempregos, sem formalização e condições de segurança (ex. ambulantes). É necessário processos de reestraturação, redução do quadro de funcionários, além de saber lidar com a incorporação tecnológica do mercado de trabalho, em que as máquinas substitutem o trabalho manual, trazendo uma situação de risco aos trabalhadores. Todo esse quadro reflete na saúde dos indivíduos. 
O conteúdo trabalhado na disciplina irá permitir identificar a relação trabalho-saúde-doença. São eles:
Aspectos históricos na saúde dos trabalhadores;
Saúde do trabalhador e seu papel na sociedade;
Medicina do trabalho: conceito, histórico e objetivo;
Quando começou a se discutir a saúde do trabalhador no mundo e no Brasil;
O cenário da saúde dos trabalhadores no Brasil;
O trabalho e o papel na vida dos homens;
Quem são os trabalhadores, quantos são os trabalhadores;
 O cenário dos trabalhadores na atualidade; 
Organização e atenção a saúde dos trabalhadores (políticas de saúde do SUS);
Papel da previdência social e ministério do trabalho;
Responsabilidade dos trabalhadores e empregadores;
Responsabilidade do judiciário e do ministério público;
A Legislação vigente e normas regulamentadoras;
Abordagem dos agravos relacionados ao trabalho;
Adoecimento relacionado ao trabalho;
A Investigação da relação entre saúde e trabalho;
Conduda diante caso de acidente ou doença ocupacional; 
 Os principais agravos à saúde dos trabalhadores no Brasil;
Acidentes de trabalho (materiais biológicos);
Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho: LER e DORT;
Perda da audição devido ao ruído;
Dermatoses ocupacionais; 
Doenças infecciosas;
Pneumoconioses;
Transtornos mentais; 
Erradicação do trabalho infantil;
Trabalho rural.
Os objetivos que deve-se alcançar durante o curso são: 
Identificar as situações de risco a saúde causados pelos processos produtivos;
Realizar anamnese ocupacional;
Identificar os processos mórbidos associados com a exposição aos fatores de risco ambientais e ocupacionais;
Conhecer as medidas de prevenção e controle que visam a proteção dos trabalhadores e população geral exposta;
No final da aula a professor passou o filme ‘Tempos Modernos’ de Chaplin. Minha conclusão sobre o filme: A saúde do trabalhador é a resultante de vários fatores sociais, econômicos, politicos e ambientais de uma sociedade em um determinado período (no filme, o contexto é de uma revolução industrial e trabalhista entre a crise de 29, EUA, e a 2ª Guerra mundial). Entretanto, acredita-se também que a quantidade e a qualidade do trabalho influenciam a saúde e o bem-estar biopsicossocial do trabalhador. Atualmente existem várias leis que permitem com que o cidadão trabalhe com dignidade, resguardando sua saúde e bem-estar, para que ele possa manter-se economicamente na sociedade em que vive.

Outros materiais