Buscar

Discursiva Psicologia da educação (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discursiva Psicologia da educação
1- E por meio de significados .Descreva o conceito de signos na perspectiva Vygostskyana?
O signos são instrumentos psicológicos por excelência e referem-se a tudo o que está situado fora do indivíduo, sendo que, por meio de atividades internas e externas, irão atingir diretamente o outro. Consequentemente, o ser humano somente planeja porque dispõe do pensamento, por sua vez, para a expressão do pensamento, ele necessita de signo para representa-lo.
2- A influencia..Explique a categoria atividades segundo a visão de Vygotsky?
E por meio da atividade que o ser humano desenvolve a sua capacidade cerebral,ou seja, diferentemente do animal irracional, para o qual a atividade está dirigida à satisfação biológica, o ser humano é motivado pela apropriação da experiência humana. ocorre porque, à medida que o indivíduo adquire a capacidade de planejar, de abstrair, de reconhecer conexões causais e de antecipar os acontecimentos, ele passa a produzir sua forma humana de existência. Pois indivíduo é constituído na e pela atividade, ao produzir sua forma humana de existência revela em todas as suas expressões a historicidade social.
3- Para Piaget o que é o estágio sensório motor?
O estágio sensório motor inicia com o nascimento 0 a 2 anos. No começo da vida mental do recém-nascido, apenas os reflexos sensórios-motores hereditários e instintivos tem a função de satisfazer o impulso básico de nutrição. No início dessa fase, o bebê traz tudo para si, pega e manipula tudo o que vê, seus movimentos são sempre no sentido de trazer os objetos em direção ao seu corpo, para explorá-los ou, simplesmente, e com muita frequência, leva-los a boca, em uma assimilação sensório-motora.
4-- Uma questão central Explique o conceito de sentido formulado de Vygotsky?
O pensamento é a palavra de Vygotsky afirma que a chave para o estudo da consciência humana está na relação entre o pensamento e linguagem, fato que o leva a considerar a palavra como o microcosmo da ciência humana. Segundo o autor, a mutua constituição entre pensamento e linguagem baseia-se na premissia de que esta não é um simples reflexo espetacular da estrutura do pensamento e de que o pensamento não se exprime na palavra, mas nela se realiza.
5-As primeira estruturas..Descreva a estrutura sensório motora caraterizada por Piaget
As primeiras estruturas que se constroem são as sensórios-motoras. Elas iniciam seu processo de desenvolvimento a partir dos reflexos inatos. Em suas atividades o bebê desenvolve os sentidos (Tato, olfato, paladar, visão e audição) e também, desenvolve o exercício de sua motricidade. É essa atividade que vai determinar as primeiras adaptações sensórias motoras como esquema de sucção, de preensão, de coordenação dessas ações e muito outras que não nascem com o bebê mas que são lentamente construídas pela interação dele com objetos e pessoas.
6--(...)Percebe-se que a questão epistemológica .Descreva o desenvolvimento cognitivo de Piaget?
Ateoria de Piaget explica como o individuo.desde o seu nascimento,constrói o conhecimento,onde o desenvolvimento cognitivo procede por estágios.todos ,portanto desde que tenham um desenvolvimento normal,passam por estas fases na mesma ordem,com possíveis variações das idades.. Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas mentais. do conhecimento ocorre quando acontecem ações que provocam o desequilíbrio no esquema necessitando dos processos de assimilação e acomodação para a contruçao de novos esquemas e alcance do equilíbrio.
7- No estagio...Descreva as características da modalidade no período operatório-concreto?
Pensamento mais compatível com a lógica da realidade, embora ainda precise da realidade concreta. Reversibilidade de pensamentos. Uma operação matemática por exemplo, pode ser reversível, compreende gradativamente noções lógico-matemática de conservação da massa, volume, de classificação. O egocentrismo diminui, surgindo uma moral de cooperação e respeito mútuo. (moral de obediência)
8-O estagio operatório concreto ocorre...descreva quando ocorre a apropriação do conhecimento nesse período. Para conhecer é preciso construir, transformar o objeto de conhecimento, retornando mentalmente ao seu ponto de partida. É por essa razão que aprendemos somente quando operamos com o conhecimento, quando interagimos ativamente, não quando copiamos. Primeiro vem a produção, depois a apropriação. A criança do operatório concreto consegue realizar operações a partir de sua realidade concreta 
Leiaofragmentodetextoaseguir:
Apó s esta aval i ação ,  caso queira ler o t ext o i nt egralmente,  ele est á disponí vel em:  htt p: / / www.scielo. br/ pdf / psoc/ v21n2/v21n2a04.pdf .  Acesso em 20 de set . As primeiras estruturas...descreva a estrutura sensono-motora caracterizada por Piaget..Piaget descreve esse estágio como sendo o mais complexo e extraordinário em relação ao desenvolvimento. Ira ocorrer a organização psicologica básica de todos os aspectos (perceptivos, motor, intelectual, afetivo e soccial. O bebe trara tudo para si seus movimentos são sempre no sentido de explorar objetos ou simplesmente levalos a boca em uma assimilação sensorio motora. Pouco a pouco o bebe vai se apropriando do mundo exterior (fisico e social) a inteligencia aparece antes da linguagem, mas a inteligencia é totalmente pratica, referese a manipulação de objetos. è nesse estagio que a criança construira noções de centrais espaço

Outros materiais

Perguntas Recentes