Buscar

Estagio Gestão Escolar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

15
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
 UNINTER
GABRIELE WERLE, 1132130, 10/2014
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE GESTÃO ESCOLAR
SÃO LEOPOLDO
2016
GABRIELE WERLE, 1132130, 10/2014
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE GESTÃO ESCOLAR
Relatório de estágio supervisionado Gestão Escolar apresentado a UTA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR no curso de PEDAGOGIA do Centro Universitário Internacional UNINTER.
SÃO LEOPOLDO
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...........................................................................................................4
2 ABRINDO PORTAS PARA O MUNDO DA GESTÃO ESCOLAR...............................6
2.1 Identificação da escola estagiada...........................................................................6
2.2 Concepção pedagógica da escola..........................................................................7
2.3 Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio........................................10
2.4 Plano de ação.......................................................................................................12
CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................14
REFERÊNCIAS..........................................................................................................15
1 INTRODUÇÃO
	O presente relatório apresenta o estágio supervisionado em gestão escolar na Escola Municipal de Educação Infantil Dona Rosa, na cidade de Tupandi, Rio Grande do Sul, onde atende crianças de 4 meses à 5 anos.
O estágio foi realizado com o intuito de demonstrar a importância de escola e comunidade assumirem um compromisso de reciprocidade, o respeito e o diálogo entre ambos favorecendo uma participação mais ativa no processo da Gestão. É de suma importância este contato direto do docente com a realidade educacional, fazendo com que sejamos futuros profissionais capazes de promover uma reflexão crítica e assim solucionarmos problemas cotidianos.
Para mim estagiária Gabriele Werle que recebi de portas abertas a oportunidade de agregar conhecimento, nos prova que o ser humano cresce com ajuda de outros. Não há possibilidades de progredirmos sem o apoio e a experiência dos que possuem mais instrução e entendimento.
O referente estágio tem como objetivo compreender os nexos que constituem os processos de gestão escolar e sua relação com os determinantes socioeconômicos, considerando a natureza e a especificidade da organização do trabalho pedagógico escolar, analisar o papel do pedagogo e sua ação na organização do trabalho pedagógico no contexto escolar e compreender a importância de uma gestão escolar democrático-participativa para o contexto escolar.
Nessa pesquisa realizada na EMEI Dona usei como metodologia a pesquisa de campo, com entrevistas e observação. Conversas com a diretora para entender o processo de gestão dentro da escola, monitoramento de livre acesso dentro do prédio para verificar a caracterização dos espaços e leitura e análise do Projeto Político Pedagógico e Atas.
A gestão escolar mostra quais as formas corretas de planejar e administrar a estrutura escolar, seus departamentos e cargos, liderando os funcionários e lidando com inadimplências, conflitos e dificuldades existentes em uma instituição. Definirei o propósito e a importância do projeto político pedagógico para a escola, sua proposta, filosofia e sua rotina diária.
Irei mostrar sistematicamente as observações dos espaços conhecidos. Todo processo que é deferido na sua administração, suas especificidades e definições. A relação entre professores e alunos e o perfil do profissional
2 ABRINDO PORTAS PARA O MUNDO DA GESTÃO ESCOLAR
2.1 Identificação da escola estagiada
O Estágio Supervisionado Gestão Escolar foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Dona Rosa, situada à Rua Padre Matias, número 60, no bairro Cristo Rei, CEP 95775-000, localizada na cidade de Tupandi, no estado do Rio Grande do Sul. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (51) 36358288 e do e-mail emeidonarosa@hotmail.com.
A escola oferta atendimento no nível de educação infantil, seu horário de atendimento é das 6h20min às 18h00min, atendendo crianças da idade de quatro meses a cinco anos.
A instituição atende a um número total de 250 alunos, sendo que não há nenhum em processo de inclusão.
O correspondente estágio ocorreu no período de 08 de abril de 2016 à 22 de abril de 2016.
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGOGICA DA ESCOLA
O projeto político pedagógico é um instrumento teórico- metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de forma reflexiva, consciente, sistematizada, orgânica, científica. Ao desenvolvê-lo, através de um planejamento participativo, os envolvidos refletem suas práticas, resgatam, reafirmam e atualizam valores, explicitam seus sonhos.
A proposta pedagógica desta escola baseia-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA, o disposto no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e as deliberações do CME n° 480/2001 do Conselho Municipal de Educação de Tupandi.
Reconhecendo que a educação é um direito da criança e valorizando as experiências vivenciadas na primeira infância a Escola de Educação Infantil, elabora seu PPP, voltado para o atendimento das necessidades básicas de educação, afeto e socialização, numa ação complementar á educação familiar e da comunidade.
A filosofia da escola é reforçar ensinamentos e continuar a formação ética e moral iniciada pela família das crianças, visando valores como humanidade, dignidade, trabalho, respeito, autonomia, inteligência, competência, responsabilidade, igualdade de direitos e justiça, amor á vida e a natureza.
A escola municipal de Educação Infantil Dona Rosa tem como finalidade, o desenvolvimento integral da criança em todos os seus aspectos, tanto físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, valorizando suas vivencias e o contexto na qual vive. Este projeto visa buscar na construção de uma educação de qualidade, com o envolvimento do grupo da direção, o grupo docente e discente da escola e uma representação dos pais, pois sabem que estão lidando com indivíduo em formação e desenvolvimento.
A escola busca oferecer um ensino de qualidade, por meio de de profissionais qualificados para garantir a satisfação e o atendimento das crianças e os requisitos de comunidade, direcionando os esforços e valores para a formação de um ser humano, que conheça seus direitos e cumpra seus deveres, que seja autônomo, autocritico, que desenvolva suas potencialidades e possa ser um individuo feliz e vitorioso
A rotina das crianças é estruturada conforme suas necessidades pessoais e de aprendizagem. Cada nível é organizado de maneira que possa atender da melhor maneira possível.
Sua rotina segue da seguinte forma:
Berçários: Recepção das crianças pelos professores e profissionais. Descanso, momento de alimentação, atividade pedagógica, almoço, mamadeira, hora de dormir, lanche (fruta ou sobremesa), atividade pedagógica, mamadeira, lanche e higiene sempre quando necessário durante todo o dia.
Maternais: Recepção das crianças pelos professores e profissionais. Atividade em sala de aula, café da manhã, escovação e higienização, atividade pedagógica, brincadeiras livres, higiene, almoço, escovação e higienização, hora de dormir, lanche da tarde, atividade pedagógica, café da tarde, brincadeiras livre, lanche.
Jardins: Recepção das crianças pelos professores e profissionais. Atividade livre em sala de aula, café da manhã, higienização e escovação, atividade pedagógica, brincadeiras livres, higiene, almoço, higienização e escovação, hora de dormir, lanche da tarde, atividade pedagógica, café da tarde, brincadeiras livres, lanche.
A organização
do cotidiano das crianças implica em pensar em um estabelecimento que propicie uma sequência básica de atividades diárias como: brincadeiras dirigidas e espontâneas, atividades pedagógicas, alimentação descanso e higiene.
A rotina é conduzida pelo educador propiciando a criança maior facilidade de organização espaço temporal. Oportunizando a construção das noções espaciais e temporais e de outros aspectos relacionados ao conhecimento.
O brincar é essencial para que a criança exerça sua capacidade de criar, a linguagem corporal permite que ela haja sobre o meio físico. A linguagem oral e escrita é importante para ampliar as possibilidades de participação nas práticas sociais.
A linguagem musical comunica as sensações, sentimentos e pensamentos por meio da organização e relacionamento entre som e o silêncio. A linguagem social e da natureza constitui os fenômenos naturais e sociais, na qual a criança demonstra sua curiosidade e investigação.
A linguagem matemática faz-se presente em diversas atividades do dia a dia, desenvolvendo o raciocínio lógico, da criatividade e capacidade de resolver problemas. A avaliação é realizada por um parecer descritivo, constando as manifestações da criança e os aspectos significativos do seu desenvolvimento, entregues ao responsável em entrevista individual.
2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO
A instituição estagiada Emei Dona Rosa, localiza-se em Tupandi, próximo a Bom Princípio, cidade conhecida como a terra do moranguinho. O estágio realizou-se do mês de abril, intercalando quatro horas ao dia, objetivando compreender a Gestão Escolar na escola de educação infantil atendendo crianças de quatro meses a cinco anos.
A estrutura predial da escola infantil é ampla. Na entrada encontramos uma grande área com cobertura, a primeira sala é um grande saguão, a esquerda um refeitório, com uma cozinha completa, dispensa, sala de chimarrão, banheiro e fundos coberto.
O refeitório é equipado com mesinhas e banquinhos, carrinhos e cavalinhos para a alimentação dos bebês cada qual conforme sua faixa etária. Todas as janelas são grandes, ventilando bem o ambiente, vidraças quadriculadas favorecendo a iluminação. 
A escola é constituída de sete berçários, três maternais e três jardins, com banheiros adequados para cada faixa etária. A sala dos professores, a sala da direção, dormitórios e todas as salas de aula inclusive o refeitório são climatizados. Externamente possuem três parquinhos com balanços, escorregadores (...), um parquinho coberto, um campinho e dois solários coberto para os bebês.
A Emei Dona Rosa atende em média 250 alunos, todas as professoras são formadas, as que não possuem graduação em pedagogia, fizeram o magistério. A grande parte da equipe já trabalha há 15 anos, as outras possuem concurso efetivado em média há quatro anos. A equipe diretiva possui graduação em pedagogia e graduando pós-graduação em gestão escolar.
A pedagoga da escola está atenta a tudo que se desenvolve e em especial, ao cumprimento dos objetivos formulados na proposta pedagógica, busca a participação dos representantes dos diferentes seguimentos da escola, acompanha o planejamento das atividades, atende aos pais dos alunos, seleciona textos para estudos em grupos com os professores, intercede nas relações entre a escola e a comunidade. 
A concepção pedagógica abordada na escola é um processo dinâmico democrático e participativo que deve, portanto, ser desenvolvido de forma coletiva onde todos se sintam responsáveis pelo planejamento execução e na avaliação das ações.
Segundo a pedagoga em sua entrevista enfatiza tudo o que define: “Comunidade, pais, alunos, professores que participam dos projetos pedagógicos, contemplando todos os processos administrativos que envolvem a escola, produzindo, divulgando, socializando o conhecimento.”. 
Os profissionais estão sempre em busca do saber, por isso são promovidos cursos, palestras e ajuda de custo para continuação de estudos. Mensalmente são realizadas reuniões pedagógicas, discutindo problemas, soluções e temas em que o pedagogo precisa estar atualizado.
Por ser uma escola de educação infantil não são realizados conselhos de classe, somente reuniões com os pais. Todos os pais são recepcionados no saguão onde a diretora passa os recados gerais. Logo após as professoras os levam para a sua sala de aula para apresentar um roteiro que aborda a rotina diária dos alunos.
Levando em consideração a alimentação, as dinâmicas realizadas, as metodologias, os projetos trabalhos e recados importantes a serem discutidos. Terminada a apresentação é passada uma mensagem e entregue uma lembrança. 
O contato diário com os pais é feito por uma agenda, onde são enviados os recados, os bilhetes e avisos necessários. A instituição seleciona alguns temas de projetos que prioriza, o restante deles pode ser de autonomia das professoras de acordo com a necessidade pedagógica da turma.
O objetivo é promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional. Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a autoestima do aluno.
Os pais são atendidos diariamente pelas profissionais quando deixam seus filhos na escola, tendo uma relação cordial e pacífica com as mesmas. A direção encontra-se também sempre aberta á visitas e questionamentos. 
O encontro da escola e comunidade, equipe da instituição, pais e família se disponibiliza na realização das reuniões semestrais. Na entrega do informativo e nas apresentações comemorativas como; dia das mães, dia dos pais e natal.
Enceramos nosso estágio parabenizando toda a equipe e direção pelo esplendoroso trabalho realizado. Pelo maravilhoso atendimento prestado a mim estagiária e a magnitude de exercer e contribuir para o crescimento da comunidade, com amor, carinho e dedicação. 
3 PLANO DE AÇÃO 
TEMA
 A importância da higiene
.
JUSTIFICATIVA
 Promovendo uma reunião com os pais, será abordado o tema sobre a higiene. Assim, os conscientizando da importância do mesmo, de seus benefícios e malefícios. Descrevendo a metodologia á ser utilizada e aplicada em concretização ao objetivo proposto.
OBJETIVOS 
Evitar doenças fúngicas e de contagio viral;
Promover o bem estar da criança;
Demonstrar a importância do cuidado com o corpo humano.
PROPOSTA DE TRABALHO: 
Será feito uma convocação aos pais expondo o tema que será apresentado, os convidando a participar do mesmo em prol da importância ligada diretamente a escola e as crianças.
A apresentação constituirá uma sessão de slides com fotos e um parecer resumido do assunto que será abordado.
Os pais serão recepcionados em uma sala da escola, adequada e estruturada para a noite. Todos se acomodarão em cadeiras enfileiradas e a frente ficará uma mesa com o projetor de slides e as professoras que sucederão destino á palestra.
Assunto: A importância da higiene
Mostrar os cuidados que devemos ter com a alimentação, seu preparo e conservação. 
Os cuidados de higiene que devemos ter para manter o bem estar da criança. Lavar as mãos, pentear os cabelos, tomar banho, escovar os dentes, cuidado com piolhos, assaduras (...). 
O cuidado com o corpo promovendo a saúde, evitando, gripes, viroses, resfriados, desidratações, entre outros.
Um assunto que demonstra como proceder com a higiene e alimentação. O intuito é esclarecer aos pais a importância que a higiene tem em nossa vida e como podemos viver melhor se soubermos nos ajudar, pois como sabemos as doenças atrapalham a rotina dos pais e da escola.
 
 
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estágio é a forma de exercitar a prática profissional e enriquecer a formação acadêmica. O convívio escolar nos proporciona uma preparação prática que, muitas vezes, a teoria aprendida não consegue mostrar claramente. Através da vivência e da troca de experiências ocorridos nesse estágio é que podemos compreender a complexidade que é gerenciar
uma escola.
Vi que nem sempre as situações são fáceis de serem resolvidas. Existem conflitos e diversos problemas dentro do ambiente da gestão. Neste comando é preciso alguém de pulso e instrução para lidar com os diversos casos que surgem, podendo ser problemas relacionados aos pais, alunos, funcionários, situação financeira, problemas internos... 
Este estágio me proporcionou uma valiosa experiência, pois ao ver os pressupostos da gestão democrática, percebi o quanto o trabalho do pedagogo é importante. É uma experiência rica que será lembrada para sempre, a grandeza e dedicação de pessoas que trabalham em benefício do bem estar de outros. “O sucesso tem muitos pais, mas o fracasso é órfão.” Precisamos sempre acreditar neste pensamento e juntos continuar o trabalho e a luta por um mundo melhor.
As reflexões realizadas nessas atividades serão de grande importância para a ampliação de um aprendizado significativo, pois, nos proporciona refletir sobre a importância de um gestor democrático, capaz de opinar e propor medidas que visem o aprimoramento dos trabalhos escolares, visando a valorização e desenvolvimento de todos na escola
 	
REFERÊNCIAS
CORDEIRO, Gisele do Rocio; MOLINA, Nilcemara Leal; DIAS, Vanda Fattori. Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos. 2 ed. Curitiba: Intersaberes, 2014.
SILVA, Mônica Caetano Vieira da; URBANETZ, Sandra Terezinha (Org.). O estágio no curso de Pedagogia, vol 2. 1 ed. Curitiba: Intersaberes, 2014.
SOARES, Marcos Aurélio Silva. O pedagogo e a organização do trabalho pedagógico. 2. Ed. rev. e atual. Curitiba: Intersaberes, 2014.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais