Buscar

LESÕES CORPORAIS.16

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
LESÕES CORPORAIS
A autolesão no direito penal: Suicídio (Exceções: art. 171, § 2º, V, CP e art. 184, CPM); autoflagelo
Consentimento do Ofendido:
Furar a orelha para ornamentação; Dermopigmentação (tatuagem); Transplantes de órgãos entre vivos (Lei nº 9.434/97); Vasectomia e Laqueadura tubária; Mudança de Sexo (hermafroditas ou não)
Princípio da Insignificância: admitida, em tese.
*
Lesão Corporal Leve – art. 129, Caput, CP
Art. 129, caput, Código Penal
É a ofensa física à integridade corporal ou à saúde de alguém. Excluída a ofensa moral.
A gravidade é verificável através de um processo de exclusão: a lesão que não estiver enquadrada nos §§ 1º e 2º: lesões graves e gravíssimas, é leve.
*
Lesão Corporal Grave: art. 129, § 1º, CP
Incapacidade para as ocupações habituais por mais de 30 dias. Qualquer atividade, mesmo a não laborativa, aferível por laudo de exame complementar.
Perigo de vida, considerado por diagnóstico, e não por prognóstico. Admitida nos delitos preterdolosos, pois sendo o resultado doloso, trata-se de tentativa de Homicídio. 
Exemplos jurisprudenciais: facada no pulmão; lesões penetrantes no abdome; empurrar a vítima com um soco contra rua movimentada; transmissão a terceiro do vírus da Aids etc.
*
Lesão Corporal Grave – cont.
Debilidade permanente de membro: braços, mãos, pernas e pés. Os dedos são apenas partes dos membros. Sua perda causará debilidade permanente do membro. Debilidade é a diminuição da capacidade, e não a sua ausência.
Debilidade permanente de sentido: são nossos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. Perder a visão de um dos olhos é debilidade permanente do sentido da visão.
Debilidade permanente de função: respiratória, circulatória, reprodutora etc. Perder um dos rins é debilidade permanente da função renal, pois se trata de órgão duplo.
*
Lesão Corporal Grave – cont.
Aceleração de parto: é antecipar o nascimento do bebê antes do prazo normal previsto pela medicina. Caso o bebê nascer morto, a lesão corporal será a gravíssima (aborto).
A pena da lesão corporal grave é de reclusão de um a cinco anos.
*
Lesão Corporal Gravíssima – art. 129, § 2º, CP.
Incapacidade permanente para o trabalho: trata-se de inaptidão duradoura para exercer qualquer atividade laborativa lícita. Exige-se que a atividade seja remunerada economicamente.
Enfermidade Incurável: é aquela que não pode ser curada de acordo com os recursos da medicina da época da ação/omissão. Incabível a revisão criminal, caso a evolução médica descobrir a reversão da doença.
*
Lesão Corporal Gravíssima – cont.
Perda ou Inutilização de Membro: cortar o braço ou a perna (perda), ou perder os movimentos das mãos (inutilização). Uso posterior de próteses, ou um transplante posterior, não descaracteriza a qualificadora.
Perda ou Inutilização de Sentido: arrancar os olhos, ou vazá-los, como ocorreu com Sansão (perda), ou deixar a pessoa surda (inutilização).
Perda ou Inutilização de Função: arrancamento da bolsa escrotal para impedir a reprodução da espécie (perda)- impotência generandi, ou deixar o homem impotente para o coito (inutilização) – impotência coeundi.
*
Lesão Corporal Gravíssima – cont.
Cirurgia para mudança de sexo (transexual): não deixa de ser uma lesão corporal gravíssima, uma vez que ocorre a mutilação do órgão sexual. Trata-se de recurso terapêutico para os casos em que exista um conflito intransponível entre a lesão no corpo e a busca da felicidade.
Não existe crime por tratar-se de uma opção da vítima, que não mais podia continuar convivendo com o paradoxo corpo (masculino)-mente (feminina).
*
Lesão Corporal Gravíssima – cont.
Deformidade Permanente: não necessita estar ligada à beleza estética (visível). Seja a cicatriz visível ou não, estética ou não, vexatória ou não, restará configurada a qualificadora. Exemplos: queimaduras; vitriolagem; tatuagens em menores sem autorização dos pais etc.
A deformidade não poder ser reparada pelos recursos da medicina da época da ação. Ainda que a vítima realize, posteriormente, uma cirurgia estética corretiva, a qualificadora prevalecerá (art. 4º, CP).
*
Lesão Corporal Gravíssima – cont.
Aborto: é a interrupção da gravidez, pela morte do feto. Trata-se de crime preterdoloso (Houve dolo em relação à conduta que objetivava a lesão corporal, e culpa em relação ao resultado mais grave - aborto).
Pena: reclusão de dois a oito anos.
Havendo dolo direto ou eventual em relação ao aborto, e sofrendo a gestante lesão corporal, teremos concurso de crimes: art. 125 + art. 129, §§ 1º ou 2º, conforme o caso.
*
LESÃO CORPORAL SEGUIDA DE MORTE – art. 129, § 3º, CP
Trata-se de crime preterdoloso, ou seja, dolo antecedente na conduta agressiva, sem ânimo de matar, com o consequente resultado morte a título culposo. O agente quis um minus e alcançou um plus. Houve um exagero em relação ao ato realizado.
Se o agente agiu com dolo indireto quanto ao resultado morte, deverá ser responsabilizado por homicídio doloso.
*
LESÃO CORPORAL PRIVILEGIADA – art. 129, § 4º, CP
Relevante valor social
Relevante valor moral
Sob domínio de violenta emoção, logo após a injusta provocação da vítima
REDUÇÃO DA PENA DE 1/6 a 1/3
*
Lesão corporal privilegiada – art. 129, § 5º, CP
Caso a lesão corporal seja leve, o juiz pode substituir a pena de detenção por multa, quando:
Houver motivo de relevante valor moral ou social, ou o autor tiver agido sob domínio da violenta emoção, logo em seguida à injusta provocação da vítima.
Ou, se as lesões forem recíprocas (feriram-se autor e vítima).
*
LESÃO CORPORAL CULPOSA – art. 129, § 6º, CP
É a lesão que ocorre nas modalidades de negligência, imprudência, ou imperícia.
Exemplos: Deixar cair tijolo do andaime; deixar instrumento cirúrgico no abdome da vítima; disparar arma quando de sua limpeza etc.
Lesões Corporais Culposas de Trânsito: art. 303, do CTB (Lei nº 9.503/97).
*
CAUSAS DE AUMENTO DE PENA – art. 129, § 7º, CP
Aumento de 1/3 da pena caso ocorrer inobservância de regra técnica de profissão, arte ou ofício, ou se o agente deixar de prestar socorro imediato à vítima, ou fugir para evitar a prisão em flagrante. SE O CRIME FOR CULPOSO.
Aumento de 1/3 da pena se a vítima for menor de 14 anos ou maior de 60 anos. SE O CRIME FOR DOLOSO.
*
Perdão judicial – art. 129, § 8º, CP
O juiz pode deixar de aplicar a pena caso as consequências da agressão atingirem o próprio agente de forma tão grave que a sanção penal se torne desnecessária.
*
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – art. 129, § 9º, CP – LEI Nº 11.340/06
Punem-se os crimes cometidos na mesma casa – vida em família.
É uma forma de lesão qualificada pela violência familiar.
Ação penal pública incondicionada.
Vítima com quem conviva, ou tenha convivido.
Prevalecendo-se o agente das relações domésticas (marido e mulher), de coabitação (moradores de uma mesma pensão) ou hospitalidade (visita ou convidado).
*
CAUSA DE AUMENTO DE PENA NA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – art. 129, § 10, CP
Ocorrendo da violência doméstica lesões corporais de natureza grave, gravíssima ou seguida de morte, a pena é aumentada em 1/3.
O aumento incide sobre a pena já computada dos respectivos agravamentos, e não da figura simples fundamental.
*
CAUSA ESPECIAL DE AUMENTO DE PENA NA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – art. 129, § 11, 
No caso da violência doméstica, se o agente agrediu ascendente, descendente, irmão, cônjuge ou companheiro, e sendo esta pessoa portadora de deficiência (física ou mental), a pena será aumentada em 1/3.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais