Buscar

Respostas da Avaliação Virtual 01 - Fundamentos do movimento humano

Prévia do material em texto

1)
O movimento é definido como um ato ou processo de mudar de lugar ou posição um corpo em relação a algum ponto de referência, dependendo, portanto, totalmente da referência para dizer se este corpo está em repouso ou em movimento.
Sobre o movimento assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
A fisiologia é uma parte da física que estuda as forças que são produzidas num só corpo sem realizar o movimento, que é chamado então de mecânica.
b)
O movimento relativo para cada indivíduo é definido em relação a um objeto ou ponto de referência específico.
Alternativa assinalada
c)
Um mesmo indivíduo ou objeto não pode estar ao mesmo tempo em repouso ou em movimento.
d)
Para ocorrer um movimento é necessária a atuação da força inércia.
e)
O movimento linear é definido com a variação de movimento que possui um corpo rígido e que está rodando em torno de um eixo.
2)
O ser humano não nasce com o sistema locomotor desenvolvido, ao contrário da maioria dos animais, que já nascem adaptados ao meio em que vão viver, seja na terra, na água ou no ar. O desenvolvimento da consciência corporal irá auxiliar na evolução da marcha e locomoção. Várias atividades corporais podem atuar na percepção da consciência corporal.
Sobre estas atividades analise as sentenças e assinale a alternativa correta:
I – As artes marciais, a dança e a natação são atividades que auxiliam no desenvolvimento da consciência corporal.
II – A educação escolar é considerada uma atividade física bastante prazerosa, que vai ao mesmo tempo desenvolver a inteligência e o bem-estar.
III – Os exercícios de relaxamento devem sempre ser associados à respiração, e vão ajudar a desenvolver e a redescobrir a consciência corporal.
Alternativas:
a)
Somente I está correta.
b)
Somente I e II estão corretas.
c)
Somente I e III estão corretas.
Alternativa assinalada
d)
Somente II e III estão corretas.
e)
I, II e III estão corretas.
3)
A postura é definida como a posição de um corpo ou parte dele, como também o modo de manter o corpo ou os movimentos decorrentes dele.
Sobre a postura assinale verdadeiro ou falso e marque a alternativa correta:
( ) A postura estática está relacionada as posições sentada, de cócoras e de pé.
( ) A postura dinâmica refere-se quando o corpo está de movimento de uma posição pra outra.
( ) A postura chamada de posição deitada garante com que todos os movimentos ou a localização de todas as estruturas estejam relacionadas.
Alternativas:
a)
V, V, V
b)
V, F, V
c)
F, V, V
d)
F, V, F Alternativa assinalada
e)
F, F, V
4)
Podemos considerar que todas as forças que atuam sobre o objeto na situação de repouso estão em equilíbrio. O que significa afirmar que a soma de todas as forças lineares é igual a zero.
Sobre o equilíbrio, classifique as sentenças como verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta:
( ) O equilíbrio pode ser dividido em dois: estável e instável.
( ) O equilíbrio instável ocorre quando um objeto é colocado em uma situação em que o esforço para perturbá-lo iria exigir uma elevação do centro de gravidade.
( ) Um dos principais fatores que vão influenciar na estabilidade de um objeto é o tamanho da base de sustentação, o que significa que quanto maior for a base de sustentação, maior será o equilíbrio.
Alternativas:
a)
F, F, V
Alternativa assinalada
b)
F, V, F
c)
V, F, V
d)
F, F, F
e)
V, F, F
5)
Podemos afirmar que a linguagem está envolvida em praticamente tudo que fazemos na nossa vida, portanto, ela faz parte de todo universo que vivemos, dando então possibilidades a toda expressão humana possível. A linguagem corporal é considerada como um diferencial do ser humano, e é a comunicação por meio de vozes, sorrisos, gestos e pelo nosso corpo em geral.
Sobre a linguagem, analise as sentenças e assinale a alternativa correta:
I – Algumas escolas procuram, em suas práticas educativas, manter a disciplina por meio do controle dos movimentos. O movimento pode desviar a atenção do aluno e fazer com que ele não se concentre nas propostas importantes das aulas.
II – O movimento, para a criança, pode ser considerado umas das principais formas de comunicação e interação com o mundo.
III – A linguagem é definida como o sistema pelo qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, emoções e pensamentos através de signos.
Alternativas:
a)
Somente I está correta.
b)
Somente I e II estão corretas.
c)
Somente I e III estão corretas.
d)
Somente II e III estão corretas.
Alternativa assinalada
e)
I, II e III estão corretas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes