Buscar

Unidade 1 - TÓPICO 3 Metodologias de estudo baseadas em autonomia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TÓPICO 3 - Metodologias de estudo baseadas em autonomia
Conheça as metodologias de estudo da Educação a Distância, as quais exigem uma postura de participação e envolvimento do aluno. Adquirindo tal conhecimento, você estará apto a se tornar protagonista de sua própria aprendizagem.
Agora vamos ver os suportes de ferramentas necessários neste processo:
A mídia, que engloba os meios de comunicação através dos quais são trocadas informações entre o professor e os alunos e entre os próprios alunos. 
O conteúdo didático, que compreende todas as referências primárias de informação materializada sob as mais diferentes formas: páginas web, livros e apostilas, arquivos de vídeo etc
O sistema de gerenciamento de aprendizagem ou o ambiente virtual de aprendizagem, composto por módulos que envolvem funções de controlar o acesso ao curso, gerenciar matrículas, registrar acessos dos alunos ao material, oferecer suporte à comunicação (bate-papo, troca de mensagens, fórum), possibilitar acesso ao conteúdo didático e mediar a interação docente-aluno e aluno-aluno.
Todos esses elementos somados serão responsáveis pela criação de um ambiente propício ao desenvolvimento de cursos.
Algo Mais
A flexibilidade de tempo e local de aprendizado na EaD tem feito com que a modalidade cresça cada vez mais. GLOBO, Jornal Nacional. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=Ht12QJKuNuw>. Acesso em: 17 de fevereiro de 2014.
Na EaD é importante a mudança do papel do aluno, que passa de uma atitude passiva para ativa, ou seja, ele se torna o gestor de seu aprendizado e por isso deve mostrar pró-atividade na busca do conhecimento.
LINK
Os dois textos sugeridos mostram as novas concepções da modalidade EAD, que tem como base a autonomia do aluno.
VITORINO, Elizete. TODESCO, José L. Metodologia de ensino a distância baseada na percepção dos alunos (2004). Disponível em: <www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/145-TC-D2.htm>. Acesso em: 17 de fevereiro de 2014.
MONTE, Tatiane. Educação a Distância: possibilidades e limites – Apresentação (2012). Disponível em: <pt.slideshare.net/tatianedomonte/educao-a-distncia-13374641>. Acesso em: 17 de fevereiro de 2014.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais