Buscar

Ponto de equilíbrio no mercado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTEÚDO PARA NP2 - ECONOMIA 
Lei geral de demanda diz que: se o preço sobe a quantidade demandada diminui, se o preço desde a quantidade demandada sobe. 
Lei geral de oferta diz que: preço e quantidade ofertada variam na mesma direção ao contrário da demanda. Se o preço sobe, a quantidade ofertada sobe, se o preço cai, a quantidade ofertada cai. 
Ponto de equilíbrio no mercado: onde oferta e demanda coincidem. Esse ponto pertence ao mesmo tempo a curva de oferta e a curva de demanda. Significa o momento em que oferta e demanda chegam a um acordo, representa uma igualdade entre a função demanda e a função oferta.
Retrata um preço de equilíbrio e uma quantidade de equilíbrio nesse mercado, nesse momento. Significa que demanda e oferta estão de acordo em relação ao preço que desejam pagar e receber pela quantidade que desejam pagar e receber. As várias negociações que existem no mercado, sempre resultarão em ponto de equilíbrio. (É atingido várias vezes, ao longo do tempo). Não é o preço ideal para ofertantes e demandantes. Ofertantes irão querer receber mais do que esse preço e os demandantes irão querer pagar menos do que esse preço (lógico). Em um mercado concorrencial (onde oferta e demanda andam livre, vende quem quer e compra quem quer. Ex: o limão na feira livre), o objetivo é a busca desse ponto de equilíbrio. Demanda e oferta, de fato, efetuam as trocas. 
EX: Se o preço estiver baixo eu demando mais, mas o ofertante vai querer ofertar menos e não há troca. Se o preço estiver acima eu demando menos, mas o ofertante vai querer ofertar mais e não há troca. 
Desequilíbrios de mercado: Nem sempre a oferta e a procura são equivalentes ou equilibradas. Uma delas pode ser maior que a outra. Assim, o mercado é de oferta quando os ofertantes dispõem de produtos/serviços em quantidade maior que a sua procura pelos compradores ou consumidores. O mercado é de procura quando os consumidores ou compradores querem comprar mais do que existe em termos de oferta e disponibilidade. Quando a demanda é maior do que a oferta, os preços dos produtos tendem a subir, já que os consumidores se dispõem a pagar mais para obter um determinado item. Por outro lado, quando a oferta é maior do que a demanda, os preços tendem a cair. 
EX: Excesso de oferta ou escassez de demanda.
Como o mercado resolve isso?
Excesso de oferta é quando o mercado pratica um preço acima do preço de equilíbrio. Portando haverá mais gente querendo vender do que gente querendo comprar. Para corrigir isso, os ofertantes negociam com os demandantes vendo que não conseguem vender e gerar lucro, irão diminuir o preço e a medida que o preço diminua a demanda aumenta e a oferta diminui, até o ponto de equilíbrio.
Da mesma forma que os preços flutuam aumentando, também podem flutuar diminuindo. Imagine que à partir de um momento de equilíbrio o preço caia (naquele mercado, para aquele bem), ao cair o preço para P, a quantidade demandada aumenta. Se o preço diminui, a quantidade ofertada diminui. Qaundo o preço flutua para abaixo do preço de equilíbrio o que temos é um excesso de demanda, mais desejo de compra do que de venda. 
Como o mercado resolve isso?
Se há mais desejo de comprar do que vender, e quando isso acontece os preços tendem a subir. Porque o ofertante percebe q não tem tantos bens para ofertar quanto do outro lado deseja comprar, logo ele poderá cobrar mais caro. Ao fazer com o que o preço suba, a demanda diminui e a oferta aumenta, até um ponto de equilíbrio.
Se a demanda cresce, a curva da demanda se desloca para a direita.
Se a oferta cresce, a curva da oferta se desloca para a direita.
Mercado em expansão: Aquele em que tanto oferta, quando demanda crescem, mas não necessariamente na mesma proporção. Em um mercado que cresce proporcionalmente, a consequência é que nesse mercado, para esse produto em expansão, houve crescimento da quantidade de equilíbrio. Esse movimento permitiu que a economia de mercado crescesse, mas não provocou necessariamente aumento no preço de equilíbrio. O preço de equilíbrio se manteve estável porque a proporção de crescimento de preço e de demanda e oferta foi proporcional.
Mercado em contração: Da mesma forma pode haver o movimento inverso, de queda tanto da demanda quanto da oferta. Ao diminuir demanda e oferta, as curvas se deslocaram para a esquerda. Surgindo um novo ponto ponto de equilíbrio, com uma nova quantidade de equilíbrio e um mesmo preço de equilíbrio. 
Alterações na demanda: Mesmo quando o preço não se altera, a demanda pode alterar, aumentando ou diminuindo. Ex: alteração na renda do demandante. Se a renda diminui o que acontece com a curva de demanda para esse bem? DEPENDE, de que tipo de bem eu estou falando? Um bem normal? Se é um bem normal e a renda diminui, a demanda por esse bem também diminui e a curva de demanda por ele se desloca para a esquerda e imaginando que a oferta se mantenha esse mercado, para esse produto ganha um novo ponto de equilíbrio. Mas se a renda diminui e é um bem inferior a demanda por esse bem aumenta. Ex: se você fica mais pobre, vai olhar melhor para a carne de 2ª ou paras as roupas de lojas de departamento. Imaginando de novo que a oferta de mantenha estável, a curva de demanda vai para a direita, para esse mercado, para esse produto, gera um novo ponto de equilíbrio e um preço de equilíbrio maior e uma quantidade de equilíbrio maior. Deseja-se ofertar e demandar mais, aceitando um preço maior. Quando um bem é de consumo saciado, a demanda não se altera, fica tudo no mesmo lugar. 
O preço não se altera, só depois como consequência. O preço de equilíbrio não se alterou para depois alterar a demanda, a demanda se alterou para como consequência o preço ser alterado.
BOA PERGUNTA DE PROVA: O que acontece com o preço e quantidade de equilíbrio, em um mercado originalmente de equilíbrio, quando a renda diminui? R: Abordar quando o bem é normal, quando o bem é inferior e quando o bem é de consumo saciado.
Açúcar e adoçante: Mercado de adoçante e o preço do açúcar aumentou, sendo adoçante e açúcar bens substitutos para o demandante, o que acontece com a curva de demanda de adoçante? Vai para a direita. Isso provoca um novo ponto de equilíbrio ou seja o mercado de adoçante terá um acrescimo no preço de equilíbrio e um acrescimo na quantidade de equilíbrio. Demanda e oferta de equilíbrio estarão dispostos a demandar e ofertar mais a um preço maior.
PROVA: Suponha que em um mercado de equilíbrio, de um determinado bem, esse bem sai de moda. O que acontece com o preço e quantidade de equilíbrio desse modo? R: A oferta permanece a mesma, a demanda diminui e a curva de demanda vai para a esquerda. E toca a curva de oferta em um ponto de equilíbrio que corresponde ao preço de equilíbrio menore uma quantidade de equilíbrio menor.
Alterações na oferta: Mesmo quando não o preço não varia, a oferta, o desejo de ofertar varia. Ex: A flutuação nos preços dos fatores de produção. Em um mercado qualquer, o principal fator de produção para a produção desse bem aumenta, se isso acontece mantendo a demanda estável, o que acontece com o preço e quantidade de equilíbrio nesse mercado de oferta desse bem? R: Gerará um novo ponto de equilíbrio e nesse novo ponto o preço de equilíbrio é maior e quantidade de equilíbrio é menor. 
Se o em sumo fica mais caro, a quantidade que ofertantes e demandantes desejam ao mesmo tempo é menor e o preço é maior. 
Imagine que esse seja o mercado que representa demanda e oferta de etanol, (coeteris paribus) o preço do açúcar aumenta, se o preço do açúcar aumenta, o que acontece no mercado de etanol? R: No mercado de etanol, se o preço do açúcar aumenta, sendo açúcar e etanol bens substitutos para o ofertante, a oferta de etanol diminui. Se a oferta de etanol diminui, a curva de oferta de etanol vai para a esquerda, se vai para a esquerda, o ponto de equilíbrio será um outro com etanol mais caro e quantidade de equilíbrio menor.
COMO OPROF COLOCA NA PROVA: Suponha dois bens substitutos para o ofertante (coeteris paribus), se o preço de um aumenta o que acontece com preço e quantidade de equilíbrio no mercado do outro? R: Supondo etanol e açúcar, se o preço do etanol aumenta. A oferta de açúcar diminui, assim a curva de oferta vai para a esquerda, com um novo ponto de equilíbrio com açúcar mais caro e quantidade de equilíbrio menor.
O que acontece com um bem cuja a produção depende de crédito e esse crédito fica mais fácil, mais farto, mais abundante? R: Expande a oferta, a curva de oferta se desloca para a direita e o ponto de equilíbrio agora sera onde o preço de equilíbrio é menor e a quantidade de equilíbrio é maior.

Outros materiais