Buscar

7 periodo trabalho de gestão Márcia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

‹#›
Jules Henri Fayol, autor e criador da Teoria Clássica da Administração, nasceu no dia vinte e nove de julho do ano de 1841, em Istambul. Seus pais eram franceses e André Fayol, seu pai, era contramestre de metalurgia.
‹#›
Henri Fayol começou a sua carreira desde cedo. Quando ainda tinha apenas 19 anos era formado em engenharia de Minas e, por conta disso, passou a trabalhar na área, em uma companhia de metalurgia e minas. Ali, Henri teve a oportunidade de alavancar a sua carreira de engenheiro administrador, bem como, teve a possibilidade de se tornar um teórico de gesto. 
‹#›
O autor foi o pai da teoria da gestão, na realidade, ele foi uma das primeiras pessoas que analisou a atividade empresarial e as principais atividades que cercam a gestão, como o planejamento, o controle, a coordenação, a organização, dentre outros. Por tudo isso, Jules Fayol se tornou um teórico clássico da Administração, fundando, dessa forma, a Teoria Clássica da Administração, por onde foi reconhecido (para sempre) no mundo inteiro.
Ideias de Fayol
Fayol e Frederick Taylor foram, sem dúvida alguma, os maiores doutrinadores das Teorias Clássicas da Administração. Essa Teoria, na realidade, identifica como as organizações são estruturadas. Na clássica teoria, o autor revelou que existe uma ligação entre estratégia e teoria empresarial e, nesse sentido, é imprescindível que haja o aprofundamento da gestão e o líder deve aprender a cultivar as qualidades necessárias. 
Henri Fayol também defendeu que era possível aplicar os princípios da teoria em qualquer tipo de empresa, ou seja, comercial, industrial, religiosa ou governamental.
‹#›
O autor francês, em seus estudos e pesquisas, destacou que a empresa é como uma organização que deve iniciar com uma estratégia, um plano e que, para isso, o administrador deve definir os seus objetivos para poder praticar o seu plano de administração. O líder é aquele que atua de forma firme, controlando, definindo, mantendo a ordem da sua organização.
‹#›
Funções Básicas
‹#›
O pai da Administração definiu que são seis as funções:
Funçao técnica, comercial,financeira,contábil segurança,administrativa.
‹#›
Princípios da administração
Fayol dizia que a administração é diferente das outras funções e, por isso, criou 14 princípios que devem ser aplicados a gestão e são de imensa necessidade para o gestor:
‹#›
Divisão do Trabalho
Autoridade e responsabilidade
Disciplina; 
Unidade de comando; 
Unidade de direção
Subordinação dos interesses individuais aos da Remuneração do pessoal (justa e garantida)
Centralização (da autoridade no nível superior);
Cadeia 
Ordem 
Equidade;
Estabilidade do pessoal;
Iniciativa;
Cooperação
‹#›
“A harmonia e a união do pessoas de uma empresa são grande fonte de vitalidade para ela. É necessário, pois, realizar esforços para estabelecê-la.”
‹#›
Trabalho apresentado por :
Andréa
Camila
Fernanda
Kely
‹#›

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais