Buscar

U1S1 Atividade de Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade se manifesta na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compões a humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é para o gênero humano, tão necessária como a diversidade biológica para a natureza. Nesse sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras.
Assinale a afirmativa que explicita a maneira correta de se educar para a diversidade: 
Escolha uma:
a. Educar para a diversidade implica separar aqueles que fazem parte de um certo grupo hegemônico, dos diferentes.
b. Educar para diversidade exige uma revisão dos valores e atitudes que levarão a superação das injustiças, preconceitos e estereótipos. 
c. Todos somos iguais na humanidade, mas devido as diferenças culturais não podemos estar juntos, nem termos a mesma educação.
d. Entender a diversidade na educação é muito difícil pois nem todos compreendem o que é o preconceito.
e. Somos diferentes e a desigualdade é um fator inerente ao ser humano. As injustiças sempre existirão, mesmo dentro das escola
Tem certos dias em que eu penso em minha gente E sinto assim todo o meu peito apertar... E aí me dá uma tristeza no meu peito. Feito um despeito de eu não ter como lutar. E eu, que não creio, peço a Deus por minha gente, É gente humilde, que vontade de chorar. (Francisco Buarque de Holanda- Vinícius de Moraes)
Na letra da música acima escrita vemos que essa gente humilde necessita dignidade e força para lutar contra a opressão. Paulo Freire olhou para essa gente e elaborou um método de ensino baseado numa educação chamada popular. A educação popular proposta por Paulo Freire propõe que:
Escolha uma:
a. somente por meio de conteúdos historicamente sistematizados, normalizados por leis, esses indivíduos podem se tornar cidadãos ativos, o que o integrará na sociedade.
b. não há possibilidade do sujeito em condição de precariedade social ter uma ascensão sem o tutoreado da classe dominante.
c. A educação tem que ensinar que cada um tem seu lugar na sociedade, por isso existem diferentes educações para os que vão ocupar cargos de mando e a população em geral.
d. por ser baseada nas vivências dos grupos e procurar formar indivíduos mais críticos e atuantes, por meio da conscientização política e emancipação dos sujeitos pretende alcançar a democratização e a justiça social. 
e. por mérito, isto é, se ele for um aluno aplicado por meio do diploma ele será bem-sucedido, saindo da situação precária em que vive.
O conhecimento africano é imenso, variado. Concerne a todos os aspectos da vida. O
"sábio" não é jamais um "especialista". É um generalista. O mesmo ancião, por exemplo, terá conhecimentos tanto em farmacopéia, em "ciência das terras" - propriedades agrícolas ou medicinais dos diferentes tipos de terra - e em "ciência das águas", como em astronomia, em cosmogonia, em psicologia etc. Podemos falar, portanto, de uma "ciência da vida": a vida sendo concebida como uma unidade onde tudo está interligado, interdependente e interagindo.
Na África, tudo é "História". A grande História da vida comporta seções que serão, por
exemplo: a história das terras e das águas (a geografia), a história dos vegetais (a botânica e a farmacopéia), a história dos "filhos do seio da terra" (a mineralogia), a história dos astros (astronomia, astrologia), etc. Estes conhecimentos são sempre concretos e dão lugar a utilizações práticas. Na ordem dos conhecimentos, começa-se "por baixo", pelos seres e as coisas menos desenvolvidas ou menos animadas em relação ao homem, para "subir" até o homem.
 
De acordo com o texto acima, o autor fala de um tipo de educação que é desenvolvida na África tradicional. Que tipo de educação é essa?
Escolha uma:
a. essa é uma educação em que o ancião se torna um educador social transmitindo o conhecimento de maneira sistemática e normatizada por um órgão do governo local que determina o que será aprendido pelas outras gerações.
b. é uma educação que não efetua a classificação das coisas do mundo por isso não é científica e não tem a intenção de que a cultura seja produzida e reproduzida pelos mais novos dando continuidade à identidade e sobrevivência daquele grupo.
c. essa educação não desenvolve adequadamente a abstração das crianças por partir de um conhecimento mais concreto de modo que acaba não contribuindo para a aquisição do chamado conhecimento científico.
d. a educação, neste caso, significa transmitir os saberes, as tradições e os diversos conhecimentos produzidos por gerações passadas, para que os mais novos possam garantir a produção e reprodução da vida social. 
e. essa educação é mais atrasada que a formal pois, é aquela dos povos tribais que não conhecem a escrita e por isso não têm condições alguma de transmitir conhecimentos, mas sim a reprodução de mitos e crenças.

Outros materiais