Buscar

Tossi dos Canis 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tossi dos Canis
(Traqueobronquite Infecciosa Canina)
Acadêmicos :
Arthur Silva Côrtes
Diogo Henrique Vaz de Souza
João Vicente Martins Carvalho
Matheus Rocha Aguiar
Sarah Vieira Narciso
Wanessa Faria Fernandes 
Etiologia
As duas principais causas de Traqueobronquite Infecciosa Canina (ITB) são vírus da parainfluenza canina (CPIV, CANINE PARAINFLUEZA VÍRUS) e Bordetella bronchiseptica, um cocobacilo aeróbico Gram-negativo.
Transmissão
Aerossol
ITB canina é altamente contagiosa, sendo transmitida por contato direto com secreção respiratória, em forma de aerossol (por meio de tosse e espirros), de cães infectados.
fômites 
Esses microrganismos também podem ser transmitidos por fômites (por exemplo, pessoal, gaiolas e vasilhas de alimento e água).
Transmissão 
Os cães infectados por CPIV ou CAV-2 excretam vírus por apenas uma semana após a recuperação. No entanto, cães infectados com B. bronchiseptica ou micoplasma podem se tornar portadores crônicos, com excreção persistente.
A ITB canina comumente se dissemina em cães confinados em instalações com grande número de animais e com pouca ventilação (por exemplo, canil de madeira, abrigo de animais, pet shop, hospital veterinário e instalações de laboratório animal).
Patogênese
Em geral, o período de incubação varia de 5 a 7 dias (com variação de 3 a 10 dias).
Individualmente, esses microrganismos infecciosos causam doença auto limitante ou se albergam nas vias respiratórias de portadores assintomáticos. É comum a ocorrência de infecções mistas, com sinergismo e manifestação de doença clínica mais grave.
O principal alvo desses microrganismos é o epitélio das vias respiratórias superiores. O resultado é lesão epitelial, inflamação aguda e disfunção de cílios de vias respiratórias.
Sinais Clínicos
Início agudo de tosse curta, frequentemente superficial, débil, paroxística e alta deve-se à traqueobronquite. Ainda que a tosse, às vezes, seja descrita como seca, a ITB caracteriza-se por maior produção de muco.
Pode se notar discreta secreção óculo nasal serosa ou muco purulenta tipicamente, os cães.
Nos casos graves, pode haver febre depressão e anorexia.
Diagnóstico
Defina o diagnóstico de ITB com base no histórico de exposição e nos sinais clínicos.
Hemograma
Radiografia torácica
Exame Citológico de Secreção de Via Respiratória
Cultura microbiológica
Virologia e Sorologia: o isolamento de vírus podem identificar CPIV e CAV-2 em swab.
Tratamento
Antibióticos :
 - Doxiciclina (5 a 10 mg/kg/BID, VO), durante 2 a 4 semanas; eficaz para Bordetella e micoplasma.
- Amoxicilina/clavulanato (12,5 a 25 mg/kg/BID, VO), durante 2 a 4 semanas.
- Azitromicina (5mg/kg/SID, VO), durante 5 a 7 dias.
- Outros: enrofloxacino, trimetropima/sulfa.
Antitussígenos :
 Hidrocodona (0,22 mg/kg, VO, em intervalo de 6 a 12 horas) e butorfanol (0,55 a 1,1 mg/kg, VO em intervalo de 6 a 12 horas).
Corticosteróides :
 Utilize dose anti-inflamatória de corticosteroides (0,25 a 0,5 mg de prednisolona/kg/BID, VO) quando houver necessidade de controlae tosse refratária na ITB sem complicações. Limite seu uso a cinco dias ou menos; não o utilize em cães com broncopneumonia.
Broncodilatadores :
 Teofilina, aminofilina, albuterol e terbutalina.
Vacinação
Há disponibilidade de vacinas contra CAV-2, parvovirus canino e Bordetella injetáveis e intranasais. As vacinas contra contra CAV-2 e CPIV contém vírus vivo modificado. As vacinas para Bordetella são derivadas de bacterinas mortas (indesejáveis) ou cultura viva avirulenta (intranasal).
Protocolo vacinal 
Prevenção no Canil
- Evite ambiente com superlotação de animais
- Isole os animais infectados (com tosse). - Institua programa de higiene dos cuidados dos animais, de modo a evitar a propagação dos microrganismos por meio de fômites.
- Assegure ventilação adequada ao canil
- Aplique desinfetantes, como hipoclorito de sódio, clorexidina e cloreto de benzalcônio.
Considerações Sobre Saúde Pública
As pessoas são potencialmente suscetíveis a B. bronchiseptica, especialmente quando imununocomprometidas. No entanto, considera-se mínimo o risco de infecção adquirida de um animal de estimação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais