Buscar

Atividade Psicologia sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Psicologia / Sociologia do Desenvolvimento
Nome: Walderik Micaela Barbosa
Curso: Ensino de Matemática e Física
O que é Sociologia? O que a Sociologia Educacional estuda?
Resposta: 
A sociologia é um estudo social com relação aos grupos de indivíduos estudando o comportamento dos seres humanos em determinados grupos na tentativa de conhecer cada um deles.
A sociologia educacional estuda os processos ensino-aprendizagem nos grupos sociais assim como as conseqüências desse processo com foco na educação.
Se pesquisarmos a história da educação no Brasil, iremos perceber que o período Colonial brasileiro contribuiu para a formação de uma sociedade Patriarcal. Porque isso aconteceu?
Resposta: 
O período colonial brasileiro foi marcado pela mão de obra escrava, sendo fator de grande influência para o surgimento de uma sociedade fortemente patriarcal caracterizada pela autoridade ilimitada dos grandes senhores de terras.
Como originou -se o Regime Educacional no Brasil? Porque mesmo com a expulsão dos jesuítas em 1959, o ensino continuou enciclopédico com os objetivos literários, ainda com métodos pedagógicos autoritários e disciplinares, afetando a criatividade individual? Correção a expulsão dos jesuítas ocorreu no ano de 1759. 
Resposta:
Após a expulsão dos jesuítas o regime educacional no Brasil sofreu mudanças passando a ser instituído o ensino laico (estudo que caracteriza a desvinculação da igreja) e público através das aulas régias (tendo origem com o Marquês de Pombal), e os conteúdos eram baseados nas próprias cartas régias, sendo logo após em por volta 1772, implantado o ensino público oficial no Brasil. 
Faça um comentário sobre o que influenciou o ingresso e abertura de faculdades a partir de 1967/68 em plena política ditatorial.
Resposta:
Esse período o Brasil era presidido pelo governo de Costa e Silva, o processo de federalização das instituições de ensino superior, assim como o os movimentos estudantis que vinham ganhando força ocasionaram a reforma de 1968 tendo como norte as leis 5.540 e 55.398, que possibilitaram mudanças baseadas na grande repressão política. 
Em que contribuiu a psicologia para a evolução da educação?
Resposta:
A psicologia enquanto ciência do comportamento humano e seus processos mentais têm como objeto de estudo a motivação do comportamento humano, o que norteia os processos ensino-aprendizagem.
Como eram educadas as crianças nos tempos medievais?
Resposta:
A educação no período medieval era extremamente restrita aos filhos dos nobres, marcada por uma grande influência da igreja, ensinando doutrinas religiosas, línguas como o latim e táticas de guerra.
Em 1964, acontece o golpe Militar, em que o governo tinha intensão de transformar o Brasil numa potência Capitalista, partindo desse princípio para manter a ordem e segurança, o país criou a Fundação nacional do Bem Estar do Menor (UNABEM). Qual era o objetivo desse projeto (FUNABEM)?
Resposta:
A principal proposta da FUNABEM em sua criação era implementar a política nacional de bem estar do menor, que deveria por fim ao emprego de métodos repressivos e primitivos nas instituições para menores, e através da ação conjunta com a comunidade no intuito de desenvolver estratégias de atendimento que não priorizassem mais a internação ou a institucionalização da criança.
O que entende – se por (ECA), quando foi criada? Quais são seus objetivos que essa lei trouxe para a criança?
Resposta:
ECA – Estatuto da Criança e Adolescente, foi criado em 1990 com o objetivo de normatizar o processo de proteção à criança e o adolescente.
Faça um comentário crítico a respeito do (ECA). A mesma trouxe mazelas no sentido Educacional? Aponte as vantagens e desvantagens que essa lei trouxe no sentido educar a criança e o adolescente.
Resposta:
A criação do Estatuto da Criança e do Adolescente normatiza atos infracionais o que é muito importante, com a criação de medidas sócio educativas para adolescentes considerados autores. Muita gente costuma dizer que esse é um estatuto de natureza penal para adolescentes com problemas sociais, também temos pessoas que defendem a criação do estatuto trazendo a idéia de uma medida de natureza tutelar.

Outros materiais